A coconstrução como fio condutor para formação de professores-tutores online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18982
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18982
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
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spelling A coconstrução como fio condutor para formação de professores-tutores onlineTecnologia da informação e da comunicaçãoEnsino a distânciaProfessores - ensino a distânciaProfessor - formação - tecnologia da informaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.As mudanças nas instituições sociais causadas pelo uso continuado das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) poderão ser benéficas para a educação, em especial, para a Educação a Distância (EaD), à medida que se compreendam as relações de coconstrução que emergem desses espaços, assim como essas relações poderão respaldar o desenvolvimento dos profissionais envolvidos nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo investigar os processos de coconstrução desenvolvidos entre professores-tutores e professora-supervisora, no contexto de um curso de formação continuada, na modalidade EaD, ofertado para professores do Ensino Médio da rede pública, com vistas à construção de indicadores pedagógicos para a formação de professores-tutores online. Objetivou-se, especificamente: a) analisar os processos de coconstrução que permearam o planejamento do curso; b) analisar os processos de coconstrução estabelecidos entre professores-tutores e seus pares e entre professores-tutores e professora-supervisora; c) verificar as concepções dos professores-tutores e da professora-supervisora acerca do que é ser professor-tutor online e sobre os espaços de desenvolvimento do curso; e d) elaborar indicadores pedagógicos para a formação de professores-tutores online, a partir da relação entre professores-tutores e seus pares e entre professora-supervisora e professores-tutores. Respaldada pela Psicologia Cultural como perspectiva teórica, esta pesquisa qualitativa adotou como método o Estudo de Caso. Para a análise dos dados, foram utilizadas: as postagens de um tópico de discussão de um fórum que tinha por participantes professores-tutores e professora-supervisora; entrevistas realizadas com três dos professores-tutores e com a professora-supervisora; e os documentos norteadores do curso pesquisado. Os resultados analisados foram organizados em três subseções, a saber: 1) concepções sobre que é ser professor-tutor online; 2) concepções sobre o Espaço da Tutoria e Eixo Comum e Específico; e 3) indicadores para formação de professores-tutores: o fórum como espaço de formação. Os resultados indicaram a necessidade de melhor: a) delinear a formação docente com a prática educativa, buscando propriciar espaços de trocas e diálogo entre os professores-tutores; b) delimitar as atribuições e o quê é ser professor-tutor online, tanto a nível governamental quanto para as instituições que ofertam cursos a distância; e c) compreender que a formação docente deve considerar os processos de desenvolvimento humano.The changes in social institutions caused by the continued use of Information and Communication Technologies can be beneficial for education, especially for Online Education, as they understand the relations of co-construction that emerge from these spaces as well as those relationships might reinforce the development of the professionals involved in this type of education. So, this work goal is to investigate the co-construction processes developed between tutors and supervisor, in the context of a onlinecourse, for high school teachers, with a view to building educational indicators for the training of online tutors. The specifical goals are: a) review the co-construction processes that permeated the planning of the course; b) analyze the co-construction processes established between tutors and peers and tutors and supervisor; c) verify the conceptions of tutors and supervisor about what is to be online tutor; d) develop educational indicators for training tutors, from the relationship between tutors and peers and supervisor and tutors. Supported by the Cultural Psychology as a theoretical perspective, this qualitative research adopted as a method the Case Study. For the analysis of data were used: the posts on a topic of discussion of a Forum that had by participating tutors and supervisor and interviews with three of the tutors and the supervisor and the guiding documents of the course . The analyzed results were organized into three subsections: 1) conceptions about what being online tutor; 2) conceptions about the Area Mentoring and Common and Specific Axis; and 3) indicators for training tutors: board as training area. The results indicated the need for better: a) outline the teacher training with the educational practice, seeking propriciar spaces of exchange and dialogue between the tutors; b) define the duties and what is to be online tutor, both at the governmental level as for institucional that offer distance learning courses; c) understand that teacher training should consider the processes of human development.Maciel, Diva Maria Moraes AlbuquerqueSantos, Priscila Costa2015-12-20T16:04:43Z2015-12-20T16:04:43Z2015-12-202015-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Priscila Costa. A coconstrução como fio condutor para formação de professores-tutores online. 2015. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18982http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18982A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/18982Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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