Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40905
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_2d0289d84f2c6075237040218d50ecde
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40905
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de BiologiaSequência didáticaEnsino médioEnsino por investigaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.A aquaponia é um processo de produção de alimentos em que se associam duas técnicas, a aquicultura e a hidroponia. Em alguns países, essa técnica é bastante difundida e está sendo utilizada como ferramenta didática para o ensino de diversas disciplinas, entre elas a Biologia. O presente projeto visa desenvolver ações pedagógicas com o uso da aquaponia, bem como avaliar seu uso no ensino de biologia no ensino médio. Para isso, foram propostos dois sistemas de aquaponia bem como foram elaboradas duas sequências didáticas com os conteúdos de primeiro e segundo anos do ensino médio. Os sistemas propostos foram descritos e analisados de acordo com a literatura específica, enquanto as sequências foram enviadas a professores de biologia do ensino médio de diferentes estados que avaliaram o material através de um questionário realizado através do formulário Google. Ao todo, 13 professores enviaram suas respostas, sendo que os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Espera- se que o trabalho ofereça um produto que possa auxiliar na aplicação da sequência, fazendo com que esse recurso didático auxilie na formação dos alunos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Aquaponics is a food production process that combines two other techniques, aquaculture and hydroponics. In many countries, this technique is already widespread and is being used as a didactic tool for teaching various subjects, including Biology. The present project aims to develop pedagogical actions with the use of aquaponics, as well as to evaluate its use in the teaching of biology in high school. For this purpose, two basic aquaponics systems were proposed, as well as two didactic sequences with contents from the first and second years of high school. The proposed systems were described and analyzed according to the specific literature, while the sequences were sent to high school biology teachers from different states who evaluated the material through a questionnaire using the Google form. Altogether, 13 teachers sent their answers, and the data were analyzed quantitatively and qualitatively. It is expected that the work can guide a final product that can assist in a future application of the sequence making this didactic resource assist in the training of students.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalFerreira, Maria Fernanda NinceRosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso2021-05-12T03:34:19Z2021-05-12T03:34:19Z2021-05-122020-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Luiz Otávio Guimarães Cardoso. Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia: Macroprojeto: novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40905info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:16:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/40905Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:16:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
title Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
spellingShingle Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso
Sequência didática
Ensino médio
Ensino por investigação
title_short Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
title_full Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
title_fullStr Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
title_full_unstemmed Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
title_sort Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
author Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso
author_facet Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Fernanda Nince
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Ensino médio
Ensino por investigação
topic Sequência didática
Ensino médio
Ensino por investigação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
2021-05-12T03:34:19Z
2021-05-12T03:34:19Z
2021-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Luiz Otávio Guimarães Cardoso. Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia: Macroprojeto: novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40905
identifier_str_mv ROSA, Luiz Otávio Guimarães Cardoso. Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia: Macroprojeto: novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580776487485440