“Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patriarca, Amanda Corrêa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Onofre, Tiago, Mascarenhas, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6237
Resumo: Este estudo aborda a temática da formação continuada em Educação Física, com especial atenção para a pós-graduação lato sensu. Busca compreender algumas das crenças, das demandas e das relações com os saberes que orientam os professores de Educação Física junto à formação continuada. Constitui-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, pois se concentrou na dinâmica curricular construída a partir da experiência do curso de especialização em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_2da4c4e7c3d4a60327242b7c4ca54727
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6237
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de casoGraduate studies in school physical education: in-service ongoing teacher education program for pe teachers at Universidade Federal de Goiás: a case study“Experiencia en la escuela” educación continua para profesores de educación física en la Universidad Federal de Goiás: un estudio de casoEducaçãoEducação físicaProfessores - formaçãoEste estudo aborda a temática da formação continuada em Educação Física, com especial atenção para a pós-graduação lato sensu. Busca compreender algumas das crenças, das demandas e das relações com os saberes que orientam os professores de Educação Física junto à formação continuada. Constitui-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, pois se concentrou na dinâmica curricular construída a partir da experiência do curso de especialização em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study addresses the issue of ongoing education programas in Physical Education, with special attention to graduate programs. It aims at understanding some of the beliefs, demands, and relations established with the other fields of knowledge that guide PE teachers in their ongoing education programs. This ethnographic case study focused on the program dynamics built from the experience of the graduate course in School Physical Education created by the Department of Physical Education at Universidade Federal de Goiás. ___________________________________________________________________________________ RESUMENEste estudio plantea la cuestión de la educación continua en la Educación Física, con especial atención a postgraduados en general. Busca comprender algunas de las creencias, de las demandas y de las relaciones con el conocimiento que guían a los profesores de Educación Física de la formación continua. Es como un estudio de caso de tipo etnográfico, pues se centró en planes de estudio dinámico construido a partir de la experiencia del curso de especialización en la Escuela de Educación Física en la Facultad de Educación Física, Universidad Federal de Goiás.Faculdade de Educação Física (FEF)2010-12-20T19:49:19Z2010-12-20T19:49:19Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPATRIARCA, Amanda Corrêa; ONOFRE, Tiago; MASCARENHAS, Fernando. "Especialização em escolar" formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 1-14, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/5167/4969>. Acesso em: 20 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6237Patriarca, Amanda CorrêaOnofre, TiagoMascarenhas, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T02:44:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/6237Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T02:44:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
Graduate studies in school physical education: in-service ongoing teacher education program for pe teachers at Universidade Federal de Goiás: a case study
“Experiencia en la escuela” educación continua para profesores de educación física en la Universidad Federal de Goiás: un estudio de caso
title “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
spellingShingle “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
Patriarca, Amanda Corrêa
Educação
Educação física
Professores - formação
title_short “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
title_full “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
title_fullStr “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
title_full_unstemmed “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
title_sort “Especialização em escolar” formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso
author Patriarca, Amanda Corrêa
author_facet Patriarca, Amanda Corrêa
Onofre, Tiago
Mascarenhas, Fernando
author_role author
author2 Onofre, Tiago
Mascarenhas, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patriarca, Amanda Corrêa
Onofre, Tiago
Mascarenhas, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física
Professores - formação
topic Educação
Educação física
Professores - formação
description Este estudo aborda a temática da formação continuada em Educação Física, com especial atenção para a pós-graduação lato sensu. Busca compreender algumas das crenças, das demandas e das relações com os saberes que orientam os professores de Educação Física junto à formação continuada. Constitui-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, pois se concentrou na dinâmica curricular construída a partir da experiência do curso de especialização em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-12-20T19:49:19Z
2010-12-20T19:49:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PATRIARCA, Amanda Corrêa; ONOFRE, Tiago; MASCARENHAS, Fernando. "Especialização em escolar" formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 1-14, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/5167/4969>. Acesso em: 20 dez. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6237
identifier_str_mv PATRIARCA, Amanda Corrêa; ONOFRE, Tiago; MASCARENHAS, Fernando. "Especialização em escolar" formação continuada de professores de educação física na Universidade Federal de Goiás : um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 1-14, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/5167/4969>. Acesso em: 20 dez. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043953628905472