Saúde mental de universitários e serviços de assistência estudantil : estudo multiaxial em uma universidade brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14733 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2013. |
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Saúde mental de universitários e serviços de assistência estudantil : estudo multiaxial em uma universidade brasileiraUniversidade de BrasíliaEstudantes universitáriosSofrimento psíquicoEstudantes - programas de assistênciaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2013.Este estudo teve como objetivos mapear os serviços de atenção ao estudante da Universidade de Brasília, sua situação e suas necessidades, para que possam ser planejadas ações que subsidiem futuros programas de proteção, prevenção e assistência estudantil universitária. A escolha dessa população, jovens universitários com idades entre 18 e 24 anos, advém da constatação de que essa fase é propícia ao aparecimento de sofrimento psíquico. Os sinais de sofrimento psíquico, chamados pródromos, mais frequentemente descritos na literatura são atenção e concentração reduzidas; desejos e motivação prejudicados; humor depressivo; alterações no sono e no apetite; ansiedade; isolamento social; suspeição; irritabilidade e funcionamento prejudicado das funções psíquicas. Sob a ótica epistemológica da Pesquisa-ação integral e sistêmica, optou-se pela investigação baseada em eixos representativos da comunidade universitária. Tais eixos são: Estudantes de diversos cursos da UnB, os Centros Acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes e os responsáveis pelos Serviços de Assistência Estudantil existentes na instituição. Um levantamento identificou o número de Centros Acadêmicos existentes e seus representantes, bem como os serviços disponíveis e seus gestores. Os representantes dos Centros Acadêmicos e os gestores dos serviços foram convidados a participar da pesquisa e aqueles que aceitaram o convite compuseram a amostra; portanto, neste estudo a amostra é teorética, constituída ao longo da realização da pesquisa. Os estudantes dos quatro Campi da UnB foram convidados a responder o Questionário Sobre o Estado Emocional, construído e adaptado para aplicação em universitários para ser utilizado nessa pesquisa. A técnica de Grupos de Discussão foi aplicada como forma de conhecimento das principais demandas dos universitários. Para o conhecimento dos recursos disponíveis aos estudantes e seu funcionamento, foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelos serviços de assistência estudantil. A análise do material coletado nos grupos e nas entrevistas foi efetuada por meio do método documentário de interpretação. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados utilizando-se o programa SPSS 18. Foram aplicados 522 questionários. Além do Diretório Central dos Estudantes, oito Centros Acadêmicos participaram dos Grupos de Discussão. Sete gestores dos Serviços de Assistência Estudantil identificados participaram da entrevista. Os resultados obtidos por meio dos Questionários sobre o Estado Emocional demonstraram em geral, jovens universitários com uma relação positiva com a vida; alguns apresentaram sinais de dificuldades de concentração (34%), de atenção (38%), ansiedade (40,45%) e alterações de sono (38%). A maioria dos Centros Acadêmicos desconhece os recursos de assistência estudantil oferecidos pela instituição, mas reconhece seu papel como fundamental no acolhimento e orientação aos estudantes. Os serviços existentes encontram-se no limite de sua capacidade de atendimentos. A necessidade de expansão tanto física quanto do corpo de profissionais especializados, a articulação e ampla divulgação dos serviços foram apontadas tanto pelos estudantes quanto pelos gestores como medidas emergenciais para a efetivação de ações adequadas na atenção, detecção, encaminhamento ou atendimento da demanda existente. Ao final são apresentadas propostas de ações de aplicação imediata, de médio e longo prazo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study seeks to describe student support services, as well as the situation and needs of students, in order to aid in the planning of actions to develop future protection and prevention programs, and university student support. The group under study, young students aged 18-24, was chosen based on the premise that this stage often entails mental suffering. The most commonly described signs of mental suffering in the literature, called prodromes, are: weakened attention and concentration; anxiety; reduced desires and motivation; depressive moods; changes in sleeping patterns and appetite; social isolation; wariness; irritability and weakened mental faculties. From the epistemological perspective of systemic and integral action research, the investigation was conducted based on representative axes of the university community. These axes are: the student associations; the main student union; and the heads of each of the student support services at the institution. A survey identified the number of existing student associations and their representatives, as well as the available services and their managers. The representatives from all the student associations were invited to participate in the research and those who accepted the invitation made up the sample. Thus, the sample in this study is theoretic, constituted throughout the carrying out of research. Students from four campuses of UnB were asked to answer a questionnaire on emotional state, was devised and adapted to apply in universities to be used in this research. Group discussions were used as a technique to gather knowledge about the main demands of university students. Interviews were conducted with heads of student support services in order to outline the resources available to students and their functioning. Material gathered from groups and interviews was analyzed using the documentary method of interpretation. The data obtained via these questionnaires was analyzed using the SPSS 18 program. 522 questionnaires were applied. In addition to the main student union, eight student associations took part in the discussion groups. Seven managers of student support service identified participated of interview. The results obtained by means of questionnaires on emotional state showed in general, those who participated had a positive outlook on life, while some showed signs of changes in sleeping patterns (38%), attention (38%), concentration (34%) and anxiety (40,45%). Most student associations are unaware of the student support resources offered by the institution but recognize their fundamental role in welcoming and guiding students who need assistance. Existing services are stretched as regards their capacity to assist. Students and managers alike mentioned the need to expand (physically as well as in terms of the body of specialized professionals), the articulation and wide publicizing of services, as urgent measures to address the identification, management and satisfaction of, and attention given to, current demands. The study ends by proposing actions for immediate application, in the medium and long-term.Costa, Ileno Izídio daOsse, Cleuser Maria Campos2013-11-27T13:36:10Z2013-11-27T13:36:10Z2013-11-272013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOSSE, Cleuser Maria Campos. Saúde mental de universitários e serviços de assistência estudantil: estudo multiaxial em uma universidade brasileira. 2013. xiii, 246 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14733A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:13:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/14733Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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