Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Jaqueline Oliveira de Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37170
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
id UNB_2ec812e9bc015aace5781a628efb79b5
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/37170
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Santiago, Jaqueline Oliveira de PauloFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silva2020-03-26T13:41:19Z2020-03-26T13:41:19Z2020-03-262019-08-02SANTIAGO, Jaqueline Oliveira de Paulo. Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia, 2019, xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37170Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.Este trabalho de conclusão de mestrado analisa o quanto as aulas de campo podem contribuir no processo de aprendizagem, em Biologia, para alunos do Ensino Médio. Discorre sobre a importância de sair do ambiente da sala de aula, para que, o que está sendo estudado, tenha significado e importância para o educando, gerando com isto a contextualização do conteúdo trabalhado. Nesse contexto, é apresentado um roteiro de saída de campo, que inclui o uso do desenho científico e da fotografia como forma de registro e uma análise das vantagens do uso dessas metodologias, na assimilação e identificação de estruturas e paisagens estudadas em Biologia, mais especificamente, em Botânica. Como produto de todo este processo, foi elaborado um guia de aulas práticas para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e também para os demais profissionais que assim se interessarem. Este guia relata as vantagens de se trabalhar aulas de campo no Ensino Médio, locais onde possam ser realizadas, contato, preparação necessária para que a atividade tenha êxito, bem como sugestões do que pode ser explorado em cada local.This dissertation examines how far field classes can contribute to the learning process in Biology for high school students. It discusses the importance of leaving the classroom environment, so that what is being studied has meaning and importance for the learner, thus generating the contextualization of the content worked. In this context, a field trip script is presented, which includes the use of scientific drawing and photography as a means of recording and an analysing the environment. It also presents the advantages of using these methodologies, in the assimilation and identification of structures and landscapes studied in Biology, more specifically , in Botany. As a product of this whole process, a practical lesson guide was developed for teachers in the public school system of the Federal District and also for other professionals who are interested in this theme. This guide discusses the advantages of working in field classes in High School, it suggests where they can be held, it presents some useful contacts, the preparation needed for the activity to succeed, as well as suggestions of what can be explored at each site.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalAnálise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAulas de campoFotografiaSaída de campoBiologia - estudo e ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_JaquelineOliveiradePauloSantiago.pdf2019_JaquelineOliveiradePauloSantiago.pdfapplication/pdf10646707http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37170/1/2019_JaquelineOliveiradePauloSantiago.pdf8629d12870aebd377eeacbe832df3009MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37170/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/371702024-03-01 13:17:00.014open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/37170U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
title Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
spellingShingle Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
Santiago, Jaqueline Oliveira de Paulo
Aulas de campo
Fotografia
Saída de campo
Biologia - estudo e ensino
title_short Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
title_full Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
title_fullStr Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
title_full_unstemmed Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
title_sort Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
author Santiago, Jaqueline Oliveira de Paulo
author_facet Santiago, Jaqueline Oliveira de Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Jaqueline Oliveira de Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva
contributor_str_mv Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aulas de campo
Fotografia
Saída de campo
Biologia - estudo e ensino
topic Aulas de campo
Fotografia
Saída de campo
Biologia - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-26T13:41:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-26T13:41:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Jaqueline Oliveira de Paulo. Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia, 2019, xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/37170
identifier_str_mv SANTIAGO, Jaqueline Oliveira de Paulo. Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia, 2019, xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37170/1/2019_JaquelineOliveiradePauloSantiago.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37170/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8629d12870aebd377eeacbe832df3009
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863776293617664