Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yannoulas, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Silvana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31214
Resumo: Diversos estudos apontam as dificuldades para uma compreensão aprofundada da relação entre a política educacional e a situação de pobreza, considerando essa relação multi-determinada (cfr. Yannoulas, 2013). Esses estudos nos levaram a considerar necessária uma renovação do formato escolar, visando acolher e educar com qualidade a população escolar na sua totalidade, visando universalidade da política para além da garantia de acesso, através de um trabalho multidisciplinar, multiprofissional e intersetorial. Com o gradativo processo de universalização do acesso à educação básica, a parcela mais pobre da sociedade entrou e entrará massivamente à educação pública dos diferentes níveis educacionais, e novos conflitos e contradições da arena educacional surgirão ou se agravarão. Essa situação é particularmente significativa, pois desvenda de maneira contundente como o sistema educacional é atravessado pelo modo de produção capitalista, entremeando condições socioeconômicas com desempenho escolar e condicionalidades educacionais típicas dos programas de transferência de renda contemporâneos. Nesse sentido, as equipes multidisciplinares-multiprofissionais tornaram-se uma necessidade do trabalho escolar atual.
id UNB_2f6caa58ad4701bc7a7e03dbb8a4f9a4
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/31214
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Yannoulas, Silvia CristinaSouza, Silvana Aparecida2018-02-09T13:37:23Z2018-02-09T13:37:23Z2016YANNOULAS, Silvia Cristina; SOUZA, Silvana Aparecida. Equipes escolares: mutidisciplina e intersetorialidade. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, v. 39, p. 99-113, 2016. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4000/3586>. Acesso em: 6 fev. 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31214Diversos estudos apontam as dificuldades para uma compreensão aprofundada da relação entre a política educacional e a situação de pobreza, considerando essa relação multi-determinada (cfr. Yannoulas, 2013). Esses estudos nos levaram a considerar necessária uma renovação do formato escolar, visando acolher e educar com qualidade a população escolar na sua totalidade, visando universalidade da política para além da garantia de acesso, através de um trabalho multidisciplinar, multiprofissional e intersetorial. Com o gradativo processo de universalização do acesso à educação básica, a parcela mais pobre da sociedade entrou e entrará massivamente à educação pública dos diferentes níveis educacionais, e novos conflitos e contradições da arena educacional surgirão ou se agravarão. Essa situação é particularmente significativa, pois desvenda de maneira contundente como o sistema educacional é atravessado pelo modo de produção capitalista, entremeando condições socioeconômicas com desempenho escolar e condicionalidades educacionais típicas dos programas de transferência de renda contemporâneos. Nesse sentido, as equipes multidisciplinares-multiprofissionais tornaram-se uma necessidade do trabalho escolar atual.Several studies point out the difficulties for a deep understanding of the relationship between educational policy and poverty condition, considering this multidetermined relation (see Yannoulas, 2013). These studies led us to consider necessary a school format renovation, in order to receive and educate with quality school population as a whole, aiming the universality of politics for beyond the guaranteed access, by a multidisciplinary, multiprofessional and intersectoral work. With the gradual universalization access process to basic education, the poorest segment of society entered and will massively enter in public education of different educational levels, and new conflicts and contradictions of the educational arena will arise or worsen. This is particularly significant because it discloses, in an impressive manner, how the educational system is crossed by the capitalist mode of production, interweaving socioeconomic conditions with school performance and educational conditionalities that are typical of the contemporary income transfer programs. In this sense, multidisciplinary and multi-professional teams have become a necessity in the current school work.Diversos estudios señalan las dificultades para comprender de manera cabal la relación entre política educativa y situación de pobreza, considerando esa relación multideterminada (cfr. Yannoulas, 2013). Esos estudios nos llevaron a considerar como necesaria la renovación del formato escolar, educar con calidad a la población escolar en su totalidad, y alcanzar la universalidad de la política más allá de la garantía de acceso, con un trabajo multidisciplinar, multiprofesional e intersectorial. A partir del proceso paulatino de universalización de la educación básica, la parte más pobre de la sociedad entró y entrará masivamente en la educación pública de los diferentes niveles educativos, y nuevos conflictos y contradicciones se presentarán o agravarán en la arena educativa. Esa situación es particularmente significativa, explicitando de manera contundente cómo el sistema educativo está atravesado por el modo de producción capitalista, entremezclando condiciones socioeconómicas y desempeño escolar –condicionalidades educativas típicas de los programas de transferencias condicionadas de renta contemporáneos. En ese sentido, los equipos multidisciplinares-multiprofesionales son hoy en día una necesidad del trabajo escolar.Instituto de Investigaciones en Ciencias de la EducaciónRevista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación - Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 Unported (CC BY NC ND 3.0). Fonte: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4000/3586. Acesso em: 6 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessEquipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidadeEquipos escolares : mutidisciplina e intersectorialidadScholar teams : multidisciplinarity and intersectoralityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEscolasPobrezaPolítica educacionalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31214/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_EquipesEscolaresMutidisciplina.pdfARTIGO_EquipesEscolaresMutidisciplina.pdfapplication/pdf346439http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31214/3/ARTIGO_EquipesEscolaresMutidisciplina.pdfbc6a007a0b269994641be9506d628cefMD53open access10482/312142023-05-26 21:41:02.292open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/31214U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:41:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Equipos escolares : mutidisciplina e intersectorialidad
Scholar teams : multidisciplinarity and intersectorality
title Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
spellingShingle Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
Yannoulas, Silvia Cristina
Escolas
Pobreza
Política educacional
title_short Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
title_full Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
title_fullStr Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
title_full_unstemmed Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
title_sort Equipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidade
author Yannoulas, Silvia Cristina
author_facet Yannoulas, Silvia Cristina
Souza, Silvana Aparecida
author_role author
author2 Souza, Silvana Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yannoulas, Silvia Cristina
Souza, Silvana Aparecida
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Escolas
Pobreza
Política educacional
topic Escolas
Pobreza
Política educacional
description Diversos estudos apontam as dificuldades para uma compreensão aprofundada da relação entre a política educacional e a situação de pobreza, considerando essa relação multi-determinada (cfr. Yannoulas, 2013). Esses estudos nos levaram a considerar necessária uma renovação do formato escolar, visando acolher e educar com qualidade a população escolar na sua totalidade, visando universalidade da política para além da garantia de acesso, através de um trabalho multidisciplinar, multiprofissional e intersetorial. Com o gradativo processo de universalização do acesso à educação básica, a parcela mais pobre da sociedade entrou e entrará massivamente à educação pública dos diferentes níveis educacionais, e novos conflitos e contradições da arena educacional surgirão ou se agravarão. Essa situação é particularmente significativa, pois desvenda de maneira contundente como o sistema educacional é atravessado pelo modo de produção capitalista, entremeando condições socioeconômicas com desempenho escolar e condicionalidades educacionais típicas dos programas de transferência de renda contemporâneos. Nesse sentido, as equipes multidisciplinares-multiprofissionais tornaram-se uma necessidade do trabalho escolar atual.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-09T13:37:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-09T13:37:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv YANNOULAS, Silvia Cristina; SOUZA, Silvana Aparecida. Equipes escolares: mutidisciplina e intersetorialidade. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, v. 39, p. 99-113, 2016. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4000/3586>. Acesso em: 6 fev. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/31214
identifier_str_mv YANNOULAS, Silvia Cristina; SOUZA, Silvana Aparecida. Equipes escolares: mutidisciplina e intersetorialidade. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, v. 39, p. 99-113, 2016. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4000/3586>. Acesso em: 6 fev. 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31214/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31214/3/ARTIGO_EquipesEscolaresMutidisciplina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bc6a007a0b269994641be9506d628cef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573665359462400