Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandro Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Shimoishi, José Matsuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970
http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
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spelling Rodrigues, Sandro GomesShimoishi, José Matsuo2017-12-07T05:14:13Z2017-12-07T05:14:13Z2015-07RODRIGUES, Sandro Gomes; SHIMOISHI, José Matsuo. Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 9, n. 3, p. 20-24, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).This paper aims to propose a methodology for selection of the various public transport alternatives, based on the application of paconsistente logic in decision-making processes in transport planning area. Was used the method of paraconsistent Decision (MPD) as a support tool in the selection for the South Axis of the Federal District (DF), in which experts from the transport area evaluated the criteria for each mode, and the interpretation of reviews at the evaluation of baricentres the Unit Square Cartesian Plane (QUPC). With the application of MPD in the selection of transport technologies it was found that all transmission technologies belong to region tending to paracompleto almost true, and as non-conclusive analysis. However, when comparing the technologies, there is the one with greater certainty is the Light Rail Transit (LRT).Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU)Sociedade Brasileira de Planejamento dos TransportesJournal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTecnologiaTransporte públicoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AplicacaoMetodoParaconsistente.pdfapplication/pdf1172927http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29970/1/ARTIGO_AplicacaoMetodoParaconsistente.pdf278722e44dc30c1d7a3ef11ed0418e8eMD51open access10482/299702023-08-12 09:20:53.867open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29970Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-12T12:20:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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