O discurso da Capes para avaliação dos programas de pós-graduação : da (des)fragmentação à comunicação em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Eliane Ferreira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6299
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2008.
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spelling O discurso da Capes para avaliação dos programas de pós-graduação : da (des)fragmentação à comunicação em redeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Recursos humanosCiência e tecnologiaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2008.Esta tese investiga como o discurso da Capes para a avaliação de programas de pós-graduação, partindo de um modelo fragmentado, (re)constrói-se em uma rede social de comunicação. O objetivo é mostrar a reconstrução desse discurso e a discussão acerca da identidade institucional da Capes por meio de um estudo de caso (o Programa de Qualificação Institucional – PQI), tomando como parâmetro a Teoria Social do Discurso e a Teoria Sistêmica em uma perspectiva transdisciplinar. O referencial teórico para a análise discursiva baseou-se nos estudos de Fairclough (1989, 1992a, 1992b, 1995a, 1995b, 1999, 2001a, 2001b, 2003, 2006), por intermédio da aplicação de categorias lingüísticas como ideologia, hegemonia, intertextualidade, interdiscursividade entre outras. Já os estudos sobre sistemas foram respaldados nos trabalhos de Luhmann (1980, 1983, 1985, 1995, 1996a, 1996b, 2005). Outros autores também serviram de orientação para o objeto investigado: van Leeuven (1997); Giddens (1991a, 1991b); Bourdieu (1993, 1998, 2005); Hall (2004, 2006); Lopes (2002); Woodward (1997); Wodak (2000); Arendt (1997); Habermas (1984, 1990, 1997, 2003, 2004); Bakhtin (1988, 1997); Bazerman (2006a, 2006b); Swales (1990, 2004); Foucault (2000, 2002a, 2002b); Althusser (1974); Thompson (1995); van Dijk (1993, 1995, 1997, 1998); Gramsci (1974); Eagleton (1997); Warat (1994); Ianni (1997); Godoy (2004); Castells (1999, 2003, 2004); Bauman (2001); Bhaba (2004); Lévy (1993, 1996); Morin (2000a, 2000b, 2001), Vieira (2004, 2005, 2007). A metodologia foi orientada pela pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL, 2002; WORTHEN et. al., 2004; THOMAS, 1993; CAMERON, 1995, 1992; IVANIC, 1994; BARBIER, 2004), que ofereceu as orientações necessárias para a seleção do corpus, que se pautou especificamente em documentos institucionais produzidos em eventos discursivos no âmbito da Capes. Buscou-se investigar na análise: (a) se as categorias de análise da Teoria Social do Discurso usadas oferecem elementos que ajudam a revelar, a (des)fragmentar e a construir o discurso da Capes; (b) se o Programa de Qualificação Institucional da Capes, como estudo de caso, constitui um modelo sistêmico de tentativa de construção de uma identidade institucional; (c) se é possível encontrar na avaliação do discurso da Capes elementos para a consolidação de um sistema avaliativo capaz de se comunicar em rede com outros sistemas sociais em uma perspectiva transdisciplinar. Os resultados apontaram o seguinte: (a) que o processo de análise torna-se legítimo pela investigação das relações lingüísticas dos eventos discursivos e dos seus modos de representação; (b) que o processo de construção de uma identidade institucional decorre da integração entre os sistemas; (c) que a transdisciplinaridade é o elo entre teorias e ciências. A conclusão a que se chegou é a de que o discurso da Capes para a avaliação de programas de pós-graduação reconstrói-se em uma rede social de comunicação pela inserção de práticas discursivas e pela troca de informações entre os sistemas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates how the discourse of Capes in evaluating post-graduation programme - which originates from a fragmented model - rebuilds itself in a net of social communication. It aims at showing discourse reconstruction and the discussion of Capes institutional identity by means of a case study based on an Institutional Qualification Programme (Programa de Qualificação Institucional -PQI), having as its parameter the Social Discourse Theory and the Systemic Theory in an interdisciplinary perspective. The core reference of critical discourse analysis can be traced back to the study of Norman Fairclough (1989, 1992a, 1992b, 1995a, 1995b, 1999, 2001a, 2001b, 2003, 2006) by means of applying linguistic categories such as ideology, hegemony, intertextuality, interdiscursivity et al. The study on systems was based on the work of Luhmann (1980, 1983, 1985, 1995, 1996a, 1996b, 2005). Other authors were also part of this investigation: van Leeuven (1997); Giddens (1991a, 1991b); Bourdieu (1993, 1998, 2005); Hall (2004, 2006); Lopes (2002); Woodward (1997); Wodak (2000); Arendt (1997); Habermas (1984, 1990, 1997, 2003, 2004); Bakhtin (1988, 1997); Bazerman (2006a, 2006b); Swales (1990, 2004); Foucault (2000, 2002a, 2002b); Althusser (1974); Thompson (1995); van Dijk (1993, 1995, 1997, 1998); Gramsci (1974); Eagleton (1997); Warat (1994); Ianni (1997); Godoy (2004); Castells (1999, 2003, 2004); Bauman (2001); Bhaba (2004); Lévy (1993, 1996); Morin (2000a, 2000b, 2001), Vieira (2004, 2005, 2007). The methodology was developed by means of qualitative research (BAUER & GASKEL, 2002; WORTHEN et. al., 2004; THOMAS, 1993; CAMERON, 1995, 1992; IVANIC, 1994; BARBIER, 2004) which offered the necessary guidance to the selection of the corpus, compiled specifically with institutional documents produced in social events within Capes. The analysis aims at investigating: (a) if the categories of analysis of The Social Discourse Theory, used within this research, offered elements which would help disclose, de-fragment and build the discourse of Capes; (b) if the institutional qualification program of Capes, as a study case, constitutes a systemic model attempt of building an institutional identity; (c) if it is possible to find in the discourse analysis of Capes elements which consolidate an evaluating system capable of networking with other social systems in an interdisciplinary perspective. The following results were noticed: (a) the discourse analysis becomes authentic through the investigation of linguistic relations of social events and its representation forms; (b) the process of building an institutional identity is the result of an integration among systems; (c) transdiciplinarity is a link among theories and sciences. It was possible to conclude that the discourse of Capes to evaluating the post-graduation programmes rebuilds in a social network through the insertion of discourse practices and by the exchange of information among systems.Vieira, Josênia AntunesSousa, Eliane Ferreira de2010-12-22T19:15:45Z2010-12-22T19:15:45Z2010-12-222008-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Eliane Ferreira de. O discurso da Capes para avaliação dos programas de pós-graduação: da (des)fragmentação à comunicação em rede. 2008. 306 f. 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