Comportamento precorrente auxiliar: efeitos do número de dimensões discriminativas da tarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Castro, Jorge M.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Campos, Ana Paula Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26219
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200012
Resumo: Trabalhos anteriores mostraram que o nível de complexidade de tarefas de pares associados pode ser medido com base na quantificação das probabilidades programadas de reforço na presença das duas diferentes dimensões discriminativas das tarefas. No Experimento 1 (seis estudantes) do presente trabalho, foram investigados possíveis efeitos diferenciais de manipulações nas probabilidades de reforço para essas duas dimensões (aprender n respostas associadas ao mesmo evento versus aprender n respostas associadas cada uma a um evento diferente). No Experimento 2 (16 estudantes), o número de dimensões discriminativas do primeiro membro dos pares variou de dois (forma e posição) a quatro (forma, posição, cor, e forma secundária). De forma geral, os resultados sugerem que o desempenho melhora com aumentos no nível de correspondência unívoca entre estímulos discriminativos e respostas. Os efeitos observados podem ser explicados com base nas mudanças nas probabilidades programadas de reforço na presença das diferentes dimensões.
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