A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marília Jaqueline Moreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49856
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
id UNB_31d05d8d036cd690238935e679b3347b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49856
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de BrasíliaAssistência estudantilEnsino Remoto Emergencial (ERE)Inclusão digitalInovações tecnológicasUniversidade de Brasília (UnB)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.Logo no primeiro trimestre do ano de 2020, o Brasil foi impactado pelo efeito do vírus da COVID-19. Como consequência, as universidades e escolas públicas brasileiras foram impossibilitadas da continuação das aulas presenciais, entretanto, com a utilização das novas tecnologias digitais (TD), os estudantes puderam continuar com seus estudos e aprendizagens. O objetivo deste estudo foi verificar se as ações da gestão da Universidade de Brasília (UnB) foram efetivas para garantir uma cobertura adequada à rotina dos universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica em relação à demanda por instrumentos de apoio tecnológico durante o ensino remoto. Para isso, foi realizado um estudo de caso de forma documental quantitativa e descritiva referente ao tema apresentado. O referido estudo observou que as ações foram importantes para a não evasão de alunos com vulnerabilidades socioeconômicas no período da pandemia e pode, com isso, afirmar que as ações gerenciais acadêmicas relativas à inclusão digital foram incorporadas de forma eficiente, de modo a atenderam às necessidades e demandas dos estudantes e, assim, contribuíram para o exercício da cidadania democrática. A pesquisa foi relevante para que a UnB possa formular políticas públicas na área da inclusão e inovação tecnológica, a fim de complementar em seus editais a inclusão digital remota e de integrar o ensino híbrido na universidade, caminhando em direção ao desenvolvimento de programas globais de ensino à distância.In the first quarter of 2020, Brazil was impacted by the effect of the COVID-19 virus. Therefore, Brazilian universities and public schools were unable to continue face-toface classes, however, with the use of new digital technologies (DT), students were able to continue with their studies and learning. The objective of this study was to verify whether the actions of the management of the University of Brasília (UnB) were effective in guaranteeing adequate coverage for the routine of university students in a situation of socioeconomic vulnerability in relation to the demand for technological support instruments during remote teaching. For this, a case study was carried out in a quantitative and descriptive documental way regarding the theme presented. This study observed that the actions were important for the non-dropout of students with socioeconomic vulnerabilities during the pandemic period and can, therefore, state that the academic management actions related to digital inclusion were efficiently incorporated, to meet the needs and demands of the students and, thus, contributed to the exercise of democratic citizenship. The research was relevant for UnB to be able to formulate public policies in inclusion and technological innovation, to complement remote digital inclusion in its public notices and to integrate hybrid teaching at the university, moving towards the development of global teaching programs from a distance.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado ProfissionalCabello, Andrea FelippeRocha, Marília Jaqueline Moreira da2024-08-14T15:46:46Z2024-08-14T15:46:46Z2024-08-142023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Marília Jaqueline Moreira da. A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19: um estudo de caso na Universidade de Brasília. 2023. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49856porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-14T15:46:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/49856Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-14T15:46:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
title A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
spellingShingle A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
Rocha, Marília Jaqueline Moreira da
Assistência estudantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão digital
Inovações tecnológicas
Universidade de Brasília (UnB)
title_short A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
title_full A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
title_fullStr A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
title_full_unstemmed A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
title_sort A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
author Rocha, Marília Jaqueline Moreira da
author_facet Rocha, Marília Jaqueline Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabello, Andrea Felippe
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marília Jaqueline Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência estudantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão digital
Inovações tecnológicas
Universidade de Brasília (UnB)
topic Assistência estudantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão digital
Inovações tecnológicas
Universidade de Brasília (UnB)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03
2024-08-14T15:46:46Z
2024-08-14T15:46:46Z
2024-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Marília Jaqueline Moreira da. A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19: um estudo de caso na Universidade de Brasília. 2023. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49856
identifier_str_mv ROCHA, Marília Jaqueline Moreira da. A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19: um estudo de caso na Universidade de Brasília. 2023. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508209119952896