Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Zaira Zangrando
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15089
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
id UNB_325ddc3bf489cacfe027c0087ed20af7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15089
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químicoEnsino a distânciaQuímica - estudo e ensinoTecnologia educacionalRealidade virtual na educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.O trabalho desenvolvido consiste em uma pesquisa-ação de caráter qualitativo no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de 0Ciências (PPGEC/UnB), envolvendo alunos do 2 ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. Procuramos conhecer e discutir as concepções apresentadas por alguns alunos acerca de conceitos envolvidos no conteúdo equilíbrio químico, buscando examinar os principais obstáculos envolvidos nesse tema e, a partir dessas informações, desenvolver uma proposta de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia de ensino e aprendizagem. Em uma proposta de participação colaborativa foram elaboradas e executadas uma sequência de atividades desenvolvidas na plataforma MOODLE para acompanhamento das atividades e dificuldades. O suporte teórico das discussões baseou-se em vasta literatura sobre o ensino de Química e equilíbrio químico, novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e AVA. Conversaram entre si, entre outros autores, Quílez-Pardo, Machado e Aragão, Canzian e Maximiano, quando se abordou o ensino de equilíbrio químico; Moran, Masetto e Behrens, Pierre Lévy, Gomez, quando abordado o mundo digital e as novas ferramentas tecnológicas. A coleta de dados deu-se no AVA por meio de enquete disponibilizada no MOODLE e para encerramento de coleta de informações e maior abrangência da investigação, optamos por realizar um Grupo de Discussão. A presente pesquisa teve por finalidade propor um AVA que possa contribuir com a compreensão de conceitos acerca de equilíbrio químico, indicando a potencialidade dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe work consists of a qualitative action research under the Professional Master's Program on Post-Graduation in Science Teaching (PPGEC/UNB). The research ndinvolves 2 grade High School students from a public school in the Federal District. We seek to understand and discuss the ideas presented by some students about the concepts involved in the content: Chemical equilibrium. We tried to examine the main obstacles involved in the teaching of this subject and, from that stand point, develop a proposal of virtual learning environment (VLE) in terms of teaching strategy and learning development. With a proposal centered on collaborative participation we developed and implemented a series of activities on the platform MOODLE for monitoring the activities and difficulties presented by the students. The theoretical basis for the discussions was the extensive literature on the teaching of chemistry and chemical balance, as well as new information and communication technologies (NICT) and VLE. Some of the authors used were: Quílez-Pardo, Machado and Aragão, Canzian and Maximiano, in the area of chemical equilibrium. In matters related to the digital world and new technological tools, we used Moran, Masetto and Behrens, Pierre Lévy, Gomez. Data collection took place in VLE by a poll available in MOODLE. For data gathering and more comprehensive research, we chose to use Discussion Groups. This study aimed to propose a VLE that may contribute to the understanding of concepts on the subject of Chemical Balance, indicating the potential of this tool in the process of teaching and learning.Gauche, RicardoCardoso, Zaira Zangrando2014-02-03T13:14:56Z2014-02-03T13:14:56Z2014-02-032013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Zaira Zangrando. Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico. 2013. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15089A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/15089Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
title Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
spellingShingle Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
Cardoso, Zaira Zangrando
Ensino a distância
Química - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Realidade virtual na educação
title_short Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
title_full Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
title_fullStr Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
title_full_unstemmed Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
title_sort Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico
author Cardoso, Zaira Zangrando
author_facet Cardoso, Zaira Zangrando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Zaira Zangrando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Química - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Realidade virtual na educação
topic Ensino a distância
Química - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Realidade virtual na educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
2014-02-03T13:14:56Z
2014-02-03T13:14:56Z
2014-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Zaira Zangrando. Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico. 2013. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15089
identifier_str_mv CARDOSO, Zaira Zangrando. Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico. 2013. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508254398513152