A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Wilsa Maria
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21926
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2005.
id UNB_328f0b88103eea824554e3c71854d9e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21926
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A compreensão leitora de professoras do ensino fundamentalFundamental school teachers' s usage of reading comprehension strategiesLa comprensión lectora de los profesores de la escuela fundamentalProfessores - formaçãoPsicologia do desenvolvimentoAprendizagem cognitivaCompreensão na leituraTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2005.O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de compreensão leitora usadas por professores e relacioná-las com as estratégias de ensino em classe. O referencial teórico enfocou os conceitos de compreensão leitora, relações e processos constituintes, destacando as estratégias de processamento ativo do texto que devem ser aplicadas na base textual para a construção da macroestrutura e da representação situacional. Desenvolvemos um modelo de análise capaz de identificar as estratégias que o professor utiliza no processamento textual. Analisamos três tipos de estratégias de compreensão leitora: textuais, de conhecimento prévio e inferência e de automonitoramento. Realizamos três estudos de caso de professoras do ensino fundamental (3a e 4a séries). Na investigação, exploramos as estratégias propriamente ditas do professor leitor, posteriormente, as estratégias de compreensão em sala de aula e, finalmente, relacionamos os dois momentos. Os resultados apontaram que as estratégias usadas pelas professoras divergiram das estratégias usadas em sala de aula. Em classe, houve uma tendência ao uso de estratégias de repetição das proposições, paráfrases sem aporte de conhecimentos e inferências, resultando num processo de ensino por repetição dos conteúdos textuais. No processo de leitura das professoras, utilizaram as estratégias de paráfrase e construção da microestrutura, mas também utilizaram a evocação de conhecimento prévio, contrastando o seu conhecimento com as idéias do texto, as macro-regras e o processo inferencial. Concluímos que, nos casos estudados, a atividade de ensino da compreensão leitora expressa um conjunto de técnicas isoladas e pouco efetivas. O currículo de formação dos professores é um fator critico que explica, em parte, esses resultados, porque não inclui o tema compreensão leitora. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of the current work was to identify and analyze the reading comprehensive strategies used by teachers and relate them to the teaching strategies adopted in class. The theoretical reference focused on the reading comprehension concepts, relations and constitutions elements, detaching the strategies of the active text process that should be applied on the literal base for the construction of the macrostructure and of the situation representation. We have developed a model of capable analysis to identify the strategies teacher’s uses in the textual processing. We have analyzed three reading comprehension strategies kinds: textual, prior knowledge and inferential process and self-monitoring. We’ve worked on the studies of three teachers of fundamental school (3rd and 4th grades). During the research, we have exploited the strategies properly used by teacher reading and the strategies of comprehension in classroom, and finally we related the two moments. The results have shown that the strategies used by teachers diverged from the strategies used in classroom. In class there was a tendency to the repetition of some strategies, using relating micro propositions, paraphrases without evoke prior knowledge and inferences, resulting in a very superficial comprehension. On the teacher reading comprehension results, they not only used paraphrases and microstructure construction, but also used the evocation of prior knowledge, contrasting his knowledge with text ideas, the macro-rules and inferences process. We have concluded that in these cases studies the result of reading comprehension process in class expresses a group of isolated ideas of little effectiveness. The teaching curriculum education is a critical factor that, in part, explains these results due to the fact that it doesn’t include the reading comprehension theme. ______________________________________________________________________________ RESUMENEl actual trabajo tiene como objetivo identificar y analizar las estrategias usadas en de la comprensión lectora de los profesores y relacionarias con las estrategias de ensenanza en clase. El referencial teórico enfocó los conceptos de la comprensión lectora, relaciones y sus procesos constitutivos, separando ias estrategias dei proceso activo dei texto que debe ser aplicado en la base textual para la construcción de la macro estructura y la representación situacional. Desarrollamos un modelo dei análisis para identificar las estrategias y sus aplicaciones por el profesor en el proceso. Analizamos tres tipos de estrategias de la comprensión lectora: textual, dei conocimiento que dispone el sujeto e las inferencias y autocontrol. Llevamos con tres estúdios dei caso de profesores de la educación básica (grado 3a y 4a). En la investigación, explotamos las estrategias dichas dei profesor de la comprensión y más adelante las estrategias en su clase, y finalmente relacionamos los dos momentos. Los resultados han senalado que las estrategias usadas para los profesores divergieron de las estrategias usadas en clase. En clase hay una tendencia al uso de estrategias de la repetición de las frases, las paráfrasis resultando en proceso de repetición de la base textual. En el proceso de la lectura de los profesores, han utilizado las estrategias de la paráfrasis y de la construcción dei micro estructura, pero también habían utilizado el conocimiento que dispone ei sujeto, poner en contraste su conocimiento con las ideas dei texto, las macro-reglas y el proceso de la inferencia. Concluye que en los casos estudiados la actividad de la ensenanza de la comprensión lectora resultó un sistema de técnicas aisladas y poco eficaz. El currículo de la formación de los profesores es un factor critica eso explica en parte estos resultados porque no incluye el tema comprensión lectura en clase.Barbato, Silviane BonaccorsiRamos, Wilsa Maria2016-12-12T14:11:07Z2016-12-12T14:11:07Z2016-12-122005-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental. 2005. xviii, 291 f. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21926A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T23:30:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/21926Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T23:30:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
Fundamental school teachers' s usage of reading comprehension strategies
La comprensión lectora de los profesores de la escuela fundamental
title A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
spellingShingle A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
Ramos, Wilsa Maria
Professores - formação
Psicologia do desenvolvimento
Aprendizagem cognitiva
Compreensão na leitura
title_short A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
title_full A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
title_fullStr A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
title_full_unstemmed A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
title_sort A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental
author Ramos, Wilsa Maria
author_facet Ramos, Wilsa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Wilsa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Psicologia do desenvolvimento
Aprendizagem cognitiva
Compreensão na leitura
topic Professores - formação
Psicologia do desenvolvimento
Aprendizagem cognitiva
Compreensão na leitura
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-19
2016-12-12T14:11:07Z
2016-12-12T14:11:07Z
2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental. 2005. xviii, 291 f. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21926
identifier_str_mv RAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental. 2005. xviii, 291 f. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508304074801152