A proposta da educação permanente em saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/Aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pereira, Márcio Florentino, Alves, Renata Tolêdo, Leles, Cláudio Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27338
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000200015
Resumo: Relata-se a experiência do "Projeto de formação de cirurgiões-dentistas como facilitadores em Educação Permanente em Saúde na área de DST/HIV/Aids", desenvolvido numa parceria do Programa Nacional de DST/Aids, Área Técnica de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, universidades públicas, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O objetivo do projeto foi qualificar cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde nos estados e municípios brasileiros para a atenção integral e humanizada às pessoas vivendo com HIV/Aids. A metodologia de escolha para a formação das equipes de facilitadores foi a Educação Permanente em Saúde por meio de cursos semi-presenciais com enfoque na problematização das realidades locais e profissionais. Buscou-se, assim, construir um processo de educação visando a modificar e a reorientar a prática odontológica hegemônica, fortalecendo os processos de atenção e de gestão e as parcerias, garantindo a sustentabilidade das ações nos estados e municípios.
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spelling A proposta da educação permanente em saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/AidsThe proposal of permanent education in the formation of dentists in STD/HIV/AidsLa propuesta de la educación permanente en salud en la formación de cirujanos-dentistas en DST/HIV/SidaHIV (Vírus)AIDS (Doença)Cuidados de saúdeOdontologiaSaúde pública - educaçãoRelata-se a experiência do "Projeto de formação de cirurgiões-dentistas como facilitadores em Educação Permanente em Saúde na área de DST/HIV/Aids", desenvolvido numa parceria do Programa Nacional de DST/Aids, Área Técnica de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, universidades públicas, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O objetivo do projeto foi qualificar cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde nos estados e municípios brasileiros para a atenção integral e humanizada às pessoas vivendo com HIV/Aids. A metodologia de escolha para a formação das equipes de facilitadores foi a Educação Permanente em Saúde por meio de cursos semi-presenciais com enfoque na problematização das realidades locais e profissionais. Buscou-se, assim, construir um processo de educação visando a modificar e a reorientar a prática odontológica hegemônica, fortalecendo os processos de atenção e de gestão e as parcerias, garantindo a sustentabilidade das ações nos estados e municípios.The proposal of Permanent Heath Care Education in capacitating dental surgeons to care for DST/HIV/Aids patients This is a report on the experience of the "Project for training dental surgeons as facilitators in Permanent Health Care Education in the field of DST/HIV/Aids" developed through a partnership involving the National DST/Aids Program, the Technical Area of Oral Health of the Health Ministry, Public Universities, Municipal and State Secretaries of Health. The objective of the program was to capacitate dental surgeons of the public health network in Brazilian states and cities to provide integral and humanized attention to people living with HIV/Aids. The methodology of choice to train the teams of facilitators was Permanent Health Care Education conducted by means of courses traditional and long distance learning focused on the critical analysis of local and professional realities. Therefore it was an attempt to contruct an educational process geared towards reorienting the hegemonic practice of dentistry, strengthening the processes of care and management and the partnerships, providing sustainability to the actions undertaken in the states and cities.La propuesta de la Educación Permanente en Salud en la formación de cirujanos-dentistas en DST/HIV/Sida Se relata la experiencia del "Proyecto de formación de cirujanos-dentistas como facilitadores en educación Permanente en Salud en el área de DST/HIV/Sida", desarrollado en una asociación con el Programa Nacional de DST/Sida, Área Técnica de Salud Bucal del Ministerio de la Salud, universidades públicas, Secretarías Estatales y Municipales de Salud de Brasil. El objeto del proyecto ha sido el de calificar a cirujanos-dentistas de la red pública de salud en los estados y municipios brasileños para la atención integral y humanizada a las personas que viven con HIV/Sida. La metodología escogida para la formación de los equipos de facilitadores ha sido la Educación Permanente en Salud por medio de cursos semi-presenciales enfocados en la problematización de las realidades locales y profesionales. Se buscó así construir un proceso de educación visando modificar y re-orientar la práctica odontológica hegemónica, fortaleciendo los procesos de atención y de gestión y las asociaciones, garantizando el sustentamiento de las acciones en los estados y municipios.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)UNESP2017-12-07T04:50:13Z2017-12-07T04:50:13Z2008-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfNUNES, Maria de Fátima et al. A proposta da educação permanente em saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/Aids. Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Botucatu), Botucatu, v. 12, n. 25, p. 413-420, abr./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000200015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ NUNES, Maria de Fátima et al.The proposal of permanent education in the formation of dentists in STD/HIV/Aids. Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Botucatu), Botucatu, v. 12, n. 25, p. 413-420, abr./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000200015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27338https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000200015Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Botucatu) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200015&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Maria de FátimaPereira, Márcio FlorentinoAlves, Renata TolêdoLeles, Cláudio Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-14T13:35:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/27338Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-14T13:35:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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