A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Batista Neto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008
Resumo: Discutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real.
id UNB_34659725ae5ca98a4181548446af2ad7
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28499
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cruz, Shirleide Pereira da SilvaBatista Neto, José2017-12-07T05:00:09Z2017-12-07T05:00:09Z2012-08CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008Discutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real.We discuss polyvalence as the organization of teachers' schoolwork, characterizing it as a constituent element of the polyvalent professionality of those who work in the early years of schooling. Based on two research experiments - a Brazilian and a French one - and on the legal aspects of the Portuguese experience, we discuss conceptions and practices that are being built in the experience of polyvalence. We identify elements of the polyvalent professionality: i) in a teacher-student relationship supported by a global pedagogy which fulfills students' needs and interests and encourages teachers' to see knowledge as a whole; ii) in the tension between the search for specialization and the defense of the training and performance of a single teacher in the different areas of knowledge; iii) in the association of polyvalence with the interdisciplinarity principle and; iv) in the ambivalence between official polyvalence and real polyvalence.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoRevista Brasileira de Educação - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessA polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisasPolyvalence in the context of teaching in the early years of elementary school : reflecting on research experimentsLa polivalencia en el contexto de la docencia en los años iniciales de la escolarización básica : reflexionando sobre experiencias de investigacionesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePolivalênciaProfissionalidadeEnsino fundamentalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PolivalenciaContextoDocencia.pdfARTIGO_PolivalenciaContextoDocencia.pdfapplication/pdf197137http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28499/1/ARTIGO_PolivalenciaContextoDocencia.pdfd56dcb2d165422193633874654732ffeMD51open access10482/284992023-08-01 00:30:35.354open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28499Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:30:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Polyvalence in the context of teaching in the early years of elementary school : reflecting on research experiments
La polivalencia en el contexto de la docencia en los años iniciales de la escolarización básica : reflexionando sobre experiencias de investigaciones
title A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
spellingShingle A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Polivalência
Profissionalidade
Ensino fundamental
title_short A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
title_full A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
title_fullStr A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
title_full_unstemmed A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
title_sort A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
author Cruz, Shirleide Pereira da Silva
author_facet Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Batista Neto, José
author_role author
author2 Batista Neto, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Batista Neto, José
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Polivalência
Profissionalidade
Ensino fundamental
topic Polivalência
Profissionalidade
Ensino fundamental
description Discutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008
identifier_str_mv CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28499/1/ARTIGO_PolivalenciaContextoDocencia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d56dcb2d165422193633874654732ffe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863974868746240