Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Faria, Dóris Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11851
Resumo: A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_36e03dc1cc9f8093e74019ea91664cc6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11851
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamentalEducação ambientalCiência - estudo e ensinoEnsino fundamentalA inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais2013-01-03T19:19:00Z2013-01-03T19:19:00Z2001-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; FARIA, Dóris S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, jan./dez. 2001. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/414. Acesso em: 3 jan. 2013http://repositorio.unb.br/handle/10482/11851Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 03 jan. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessBizerril, Marcelo Ximenes AguiarFaria, Dóris Santos deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/11851Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
spellingShingle Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Educação ambiental
Ciência - estudo e ensino
Ensino fundamental
title_short Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_full Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_fullStr Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_full_unstemmed Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_sort Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
author Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
author_facet Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Faria, Dóris Santos de
author_role author
author2 Faria, Dóris Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Faria, Dóris Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ciência - estudo e ensino
Ensino fundamental
topic Educação ambiental
Ciência - estudo e ensino
Ensino fundamental
description A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01
2013-01-03T19:19:00Z
2013-01-03T19:19:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; FARIA, Dóris S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, jan./dez. 2001. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/414. Acesso em: 3 jan. 2013
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11851
identifier_str_mv BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; FARIA, Dóris S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, jan./dez. 2001. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/414. Acesso em: 3 jan. 2013
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508341816197120