Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes, Filipe Tiago Dias
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3272
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2006.
id UNB_377e1eab64aee59bfcdee65031c8ef79
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3272
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy caféCafé - comércioAgroindústria - café - BrasilCafé - indústriaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2006.O Brasil é o maior produtor e exportador de café mundial e hoje posiciona-se como um tomador de preço no mercado . Nos últimos anos, as empresas vem adequado a sua produção aos tipos de cafés especiais em busca de uma remuneração mais significativa nos nichos do mercado para vencer a imposição do mercado de commodity do café. Assim o café especial incorpora no produto seus atributos como forma de diferenciação, segundo a exigência do seu cliente como: Café Cerrado, Daterra e Illycafé . A empresa Illy que é uma empresa compradora que diferencia o seu produto bem como estabelece os requisitos da qualidade.Os produtores para atingir a qualidade estabelecida pela Illy necessitam de um custo adicional e, por conseqüência, obtêm prêmios e um preço acima do mercado. Esta pesquisa tem por objetivo geral descrever a coordenação da cadeia de fornecimento agroindustrial comandada pela empresa Illy e seus fornecedores/produtores que garante a qualidade do café especial . Tem como objetivo específico descrever quais são os atributos que determinam à qualidade de café especial e como elas são incorporadas ao café commodity e identificar os fatores que incentivam o produtor e os que desmotivam a produzir café de qualidade e se tornar fornecedor do Illy café. Consta-se que a Illy diferencia o seu produto por meio da coordenação de qualidade com seus fornecedores através dos preços, prêmio e mais outros benefícios para estimular os produtores e, ao mesmo tempo, foco ao consumidor criando a paixão pela qualidade, inovação, espírito de equipe. Conectada com o mundo via a sua identidade, ela guia os seus valores, pela ética, a paixão pela excelência, pelo amor à beleza e à bondade. Na percepção dos produtores os maiores fatores que afetam positivamente são o preço e custo, entretanto os intermediários e créditos financeiros inversamente afetam negativos na adoção do sistema da produção de café qualidade. Além disso , existem diferenças na suas percepções no sistema da produção comparando com o café comum, pelo qual os principais fatores que influenciam positivamente como percepção de informações, uso de insumos e acesso ou disponibilidade de insumos. Por outro lado os principais fatores que influenciam negativamente são créditos financeiros, assistência técnica e capacitação ou treinamento. Para os fornecedores da Illy, os fatores que os motivam são: o alto preço a venda direta e o prêmio. Já para produtores de café comum, os fatores que os desmotivam ou que os influenciam a não conseguir ser fornecedor a Illy são: o alto custo na produção, a falta de recurso financeiro e a falta de incentivos. Entretanto os especialistas apontam que praticas culturais, colheita, processamento e armazenamento são os fatores que contribuem para qualidade de café. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTBrazil is the biggest producer and exporter of world coffee and today it positions as an price taker in the market. The last year’s companies came to adequate its production to the kinds of special coffees in search of a more significant remuneration in the market niches to win commodity market imposition of the coffee. Thus the special coffee incorporates attributes in their product as a form differentiation according to the customer exigency as, Caccer coffee, daterra and illy.café . Illy is a buyer company which differentiates their product. Its establishes the quality requisites. The producers to reach the quality requisites established by the company needs an additional cost and for consequence obtains prizes and a price above of marketing This research has the focus to describing the coordination of the agroindustrial supply chains commanded by the Illy company and their suppliers/producers to guarantees the quality of the special coffee . Has as specific goal to describe what’s attributes that’s determine the quality of special coffee and how they are incorporated to the coffee commodity ,and identify the factors that’s encourage the producer and the that’s desmotivated to produce quality coffee and become to Illy's Vendor coffee. It consists that Illy differentiates to his product through the coordination of quality with his vendors via prize and price and more other benefits to stimulate the producers and at the same time focus to the consumer creating the passion for quality, innovation, , spirit Team, Connected with the world saw its identity , guides her values, by ethics , the passion for excellence, love to the beauty and to the kindness. In the producers' perception the biggest factors that affect positively are the price and cost, however the middlemen and financial credits inversely given negative affect in the adoption of coffee quality system production. Moreover , there are differences in their perceptions in the comparing with the common coffee system production; the main factors that influence positively as information perception, material/ input use and access or availability to theses materials/inputs. On the other hand the main factors that influence negatively are financial credits, technical assistance and training/capacity building. For Illy's Vendors the factors that motivated to be suppliers are, the high price , direct sale and prize .The other side for producers of common coffee the factors that desmotivated they or factors that influences to do not manage to be Illy suppliers are the high cost in the production, the lack of financial resource and lack incentive .For the Specialist the factor which contributed to coffee quality are; culture practices, harvest, processing and storage.Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)Programa de Pós-Graduação em AgronegóciosBotelho Filho, Flávio BorgesXimenes, Filipe Tiago Dias2010-01-15T23:17:30Z2010-01-15T23:17:30Z2006-12-152006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXIMENES, Filipe Tiago Dias. Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade: o caso Illy café. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3272info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-01T15:21:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/3272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-01T15:21:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
title Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
spellingShingle Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
Ximenes, Filipe Tiago Dias
Café - comércio
Agroindústria - café - Brasil
Café - indústria
title_short Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
title_full Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
title_fullStr Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
title_full_unstemmed Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
title_sort Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade : o caso Illy café
author Ximenes, Filipe Tiago Dias
author_facet Ximenes, Filipe Tiago Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botelho Filho, Flávio Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Ximenes, Filipe Tiago Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Café - comércio
Agroindústria - café - Brasil
Café - indústria
topic Café - comércio
Agroindústria - café - Brasil
Café - indústria
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-15
2006-12-15
2010-01-15T23:17:30Z
2010-01-15T23:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XIMENES, Filipe Tiago Dias. Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade: o caso Illy café. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3272
identifier_str_mv XIMENES, Filipe Tiago Dias. Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade: o caso Illy café. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580824769167360