Da autonomia à acessibilidade : repensando o ensino de pós-graduação lato sensu online na realidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcia Silva de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5228
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 2008.
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spelling Da autonomia à acessibilidade : repensando o ensino de pós-graduação lato sensu online na realidade brasileiraTecnologia da informaçãoEnsino e aprendizagemEnsino a distânciaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 2008.Estudos sobre as concepções sobre a reforma do sistema educacional atribuem, à incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), um efeito determinante na melhora da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Vale ressaltar nesses processos a importância da redefinição do papel do professor, face às atuais alternativas de educação a distância (EaD) relacionada com as novas TICs. O relacionamento educadoreducando nessa perspectiva se estabelece na horizontalidade onde juntos se posicionam como sujeitos do ato do conhecimento. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno; buscar a formação de homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia. Estudou-se o discurso dos docentes e discentes do III curso de pós-graduação lato sensu online em Educação e Promoção da Saúde, ofertado pelo Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, no período equivalente ao segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008, cuja interação didático-pedagógica teve por finalidade atender a missão do módulo e promover o crescimento profissional dos participantes. Utilizamos o processo metodológico qualitativo de abordagem etnográfica. Por ele, fixamos residência no ambiente virtual e observamos o transcorrer do processo de ensino e aprendizagem sem interferirmos nas interações. Em nossos resultados a análise dos materiais coletados permitiu consideramos as percepções dos docentes e dos tutores, especialmente no que tange às metodologias adotadas. Mais do que na educação presencial, a interação entre professores e alunos na EaD online é relevante para a manutenção do interesse dos alunos. Essa interação só pode ser efetivada a partir da intencionalidade dos atores associada a um objetivo maior que é o alcance do conhecimento. É claro que a EaD exige dos atores uma postura diferente da que historicamente se tem assumido, principalmente no Brasil, no processo de ensino-aprendizagem presencial. Nesse sentido, a ampliação da consciência humana, na conquista do espaço cultural globalizado, depende da capacidade das instituições de ensino em trabalhar pedagogicamente essa dimensão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTStudies on the ideas on reforming the education system attribute, the incorporation of new information and communication technologies (ICTs) have a determining effect on improving the quality of teaching and learning processes. Of note in those cases the importance of redefining the role of the professor, given the current alternative of distance education (DE) related to ICTs. The relationship educator-learner in this context is established in horizontality where together are positioned as subject to the act of knowledge. The work must didactic therefore encourage the construction of knowledge by the student; seek the formation of men creative, inventive and discoverers, and criticism of people active and in constant search of the building of autonomy. It was studied the speech of teachers and students of the Third course of post-graduate broadly online at the Health Promotion and Education, offered by the Center for Research on Education and Health Promotion of multidisciplinary Center for Advanced Studies at the University of Brasilia, in equivalent period the second half of 2007 and first half of 2008, whose interaction teaching-learning purpose was to fulfill the mission of the module and promote the professional growth of participants. We used the methodology of qualitative ethnographic approach. For him, set residence in the virtual environment and found the transcorrer of the process of teaching and learning without interferirmos in interactions. In our results the analysis of materials collected has consider the perceptions of teachers and tutors, especially with regard to the methodology adopted. More than presence in education, the interaction between teachers and students in DE online is important for maintaining the interest of students. This interaction can only take effect from the intent of the actors associated with a higher purpose that is the scope of knowledge. Clearly, the demands of the actors DE a posture different from that historically has been made, particularly in Brazil, in the teaching-learning presence. In that sense, the expansion of human consciousness, winning the global cultural space, depends on the ability of educational institutions to work pedagogically this dimension.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeAlves, Elioenai DornellesOliveira, Marcia Silva de2010-07-13T17:21:32Z2010-07-13T17:21:32Z2010-07-132008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Marcia Silva de. Da autonomia à acessibilidade: repensando o ensino de pós-graduação lato sensu online na realidade brasileira. 2008. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5228info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T20:38:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/5228Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T20:38:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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