A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41613
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021.
id UNB_38a2823bf415c23258fc5b2ef09d00d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41613
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino FundamentalTeatro de bonecosNarrativasRodinha de conversaEscuta sensívelLudicidadeJogos teatraisJogos cooperativosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021.A presente pesquisa pretende refletir sobre o processo da construção de narrativas, a partir da manipulação de bonecos, rodinha de conversa, histórias de objetos e observações cotidianas, em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental. Busca compreender como as narrativas dessas crianças são transformadas em cenas teatrais e quais as implicações desse processo narrativo. O foco de interesse consiste em oportunizar situações práticas e significativas, contextualizadas aos saberes e fazeres teatrais, vivenciados de forma lúdica. Essa experiência da prática teatral aponta para o favorecimento da fala e escuta sensíveis, possibilitando oportunidades para vivenciar e ressignificar suas próprias narrativas. A construção teórico metodológica da pesquisa traz como referência o processo metodológico da pesquisa-ação de René Barbier, o teatro de bonecos de Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira e Sarah Caldas. A abordagem realizada sobre narrativas e rodas de conversa baseou-se em Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello e Luciana Ostetto. O alicerce teórico referente à Ludicidade foi ancorado em Tizuko Kishimoto, a Jogos Teatrais em Viola Spolin, e a Jogos Cooperativos em Fábio Brotto e Marcos Correia. As teorias de Vygotsky, sobre o desenvolvimento infantil, Jonh Dewey, com a experiência educativa, e Paulo Freire, acerca da simbologia cultural e social, contribuíram significativamente para o percurso da pesquisa.The present research intends to reflect on the process of construction of narratives, from the manipulation of puppets, conversation circles, stories of objects and daily observations, in a class of the 2nd year of Elementary School. It seeks to understand how the narratives of these children are transformed into theatrical scenes and what the implications of this narrative process are. The focus of interest consists in providing practical and meaningful situations, contextualized to theatrical knowledge and practices, experienced in a playful way. This experience of theater practice points to the favoring of sensitive speech and listening, providing opportunities to experience and reframe their own narratives. The theoretical and methodological construction of the research brings as a reference the methodological process of action research by René Barbier, and the puppet theater by Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira and Sarah Caldas. The approach taken on narratives and conversation circles was based on Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello and Luciana Ostetto. The theoretical foundation for Ludicity was anchored in Tizuko Kishimoto, for the Theatrical Games in Viola Spolin, and for the Cooperative Games in Fábio Brotto and Marcos Correia. Vygotsky's theories on child development, John Dewey, with educational experience, and Paulo Freire, on cultural and social symbology, contributed significantly to the research path as well.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalRibeiro, José Mauro Barbosaedgleumat@gmail.comBarbosa, Edgleuma Pereira Tavares2021-08-10T17:06:47Z2021-08-10T17:06:47Z2021-08-102021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Edgleuma Pereira Tavares. A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41613info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-22T18:18:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/41613Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-22T18:18:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares
Teatro de bonecos
Narrativas
Rodinha de conversa
Escuta sensível
Ludicidade
Jogos teatrais
Jogos cooperativos
title_short A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares
author_facet Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, José Mauro Barbosa
edgleumat@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de bonecos
Narrativas
Rodinha de conversa
Escuta sensível
Ludicidade
Jogos teatrais
Jogos cooperativos
topic Teatro de bonecos
Narrativas
Rodinha de conversa
Escuta sensível
Ludicidade
Jogos teatrais
Jogos cooperativos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10T17:06:47Z
2021-08-10T17:06:47Z
2021-08-10
2021-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Edgleuma Pereira Tavares. A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41613
identifier_str_mv BARBOSA, Edgleuma Pereira Tavares. A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508272925802496