Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia-Pinto, Renata Rodrigues
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26279
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o rendimento acadêmico e a criatividade de alunos de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos, investigar a percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades e estratégias educacionais implementadas no programa, bem como examinar a extensão em que tais atividades e práticas educacionais se diferenciam das utilizadas em sala de aula regular. Participaram do estudo 77 alunos, do ensino fundamental e médio, que freqüentavam o programa, 11 professores que atuavam no programa, 6 professores de sala de aula regular e 6 mães de alunos do programa. Os resultados indicaram que alunos com habilidade em áreas acadêmicas apresentaram rendimento acadêmico superior aos da área artística que, por sua vez, obtiveram escores superiores no teste de criatividade. A percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades empregadas no programa era positiva. As práticas educacionais utilizadas no programa se diferenciavam moderadamente das implementadas na sala de aula regular.
id UNB_38a9213e54805586b91ee837b906160c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26279
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentososEvaluation of educational practices a gifted and talented programSuperdotadosAvaliação educacionalEste estudo teve como objetivo avaliar o rendimento acadêmico e a criatividade de alunos de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos, investigar a percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades e estratégias educacionais implementadas no programa, bem como examinar a extensão em que tais atividades e práticas educacionais se diferenciam das utilizadas em sala de aula regular. Participaram do estudo 77 alunos, do ensino fundamental e médio, que freqüentavam o programa, 11 professores que atuavam no programa, 6 professores de sala de aula regular e 6 mães de alunos do programa. Os resultados indicaram que alunos com habilidade em áreas acadêmicas apresentaram rendimento acadêmico superior aos da área artística que, por sua vez, obtiveram escores superiores no teste de criatividade. A percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades empregadas no programa era positiva. As práticas educacionais utilizadas no programa se diferenciavam moderadamente das implementadas na sala de aula regular.This study evaluated the impact of a program designed to meet the needs of gifted and talented students on the academic performance and creativity of its participants, to investigate teachers , students and parents perception of activities and strategies implemented in the program, as well as to examine the extent to which activities and educational strategies adopted in the program differ from the ones used in the regular classes. Seventy-seven students who attended the program, 11 teachers who worked in the program, 6 teachers from regular clasrooms and 6 parents of students from the program participated in this study. The results indicated that academically gifted students had a better academic performance than talented students, who obtained a higher score in the creativity test. The perception of teachers, students and parents about activities developed in the program was positive. Educational practices implemented in the program were moderately different from that adopted in regular classrooms.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:40:41Z2017-12-07T04:40:41Z2004-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 1, p. 55-66, jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26279http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMaia-Pinto, Renata RodriguesFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/26279Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
Evaluation of educational practices a gifted and talented program
title Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
spellingShingle Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
Maia-Pinto, Renata Rodrigues
Superdotados
Avaliação educacional
title_short Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
title_full Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
title_fullStr Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
title_full_unstemmed Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
title_sort Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos
author Maia-Pinto, Renata Rodrigues
author_facet Maia-Pinto, Renata Rodrigues
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia-Pinto, Renata Rodrigues
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Superdotados
Avaliação educacional
topic Superdotados
Avaliação educacional
description Este estudo teve como objetivo avaliar o rendimento acadêmico e a criatividade de alunos de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos, investigar a percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades e estratégias educacionais implementadas no programa, bem como examinar a extensão em que tais atividades e práticas educacionais se diferenciam das utilizadas em sala de aula regular. Participaram do estudo 77 alunos, do ensino fundamental e médio, que freqüentavam o programa, 11 professores que atuavam no programa, 6 professores de sala de aula regular e 6 mães de alunos do programa. Os resultados indicaram que alunos com habilidade em áreas acadêmicas apresentaram rendimento acadêmico superior aos da área artística que, por sua vez, obtiveram escores superiores no teste de criatividade. A percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades empregadas no programa era positiva. As práticas educacionais utilizadas no programa se diferenciavam moderadamente das implementadas na sala de aula regular.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06
2017-12-07T04:40:41Z
2017-12-07T04:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 1, p. 55-66, jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26279
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007
identifier_str_mv MAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 1, p. 55-66, jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26279
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580905888055296