Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7334
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
id UNB_399834f36026ef08c898126e17f7a19d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7334
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem, competência e desempenho no trabalhoPsicologia industrialTrabalho - aspectos psicológicosTrabalho - treinamentoAprendizagem organizacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.O advento das tecnologias e as correntes mudanças no mundo do trabalho têm levado os trabalhadores a uma contínua busca pelo desenvolvimento profissional. Os modelos econômicos estão mais voltados à incorporação do conhecimento, que se configura como essencial ao processo de produção e geração de riqueza. A aquisição desse conhecimento e as estratégias de aprendizagem no trabalho tornam-se de suma importância para que as organizações se mantenham competitivas e os trabalhadores garantam sua empregabilidade. Com o foco em manterem-se competitivas, as organizações buscam meios de apoiar a aprendizagem de seus empregados, supondo que isto melhorará o seu desempenho. Entre o apoio e o desempenho há processos psicossociais que precisam ser investigados e que são objeto desta pesquisa. Este estudo teve como objetivo principal testar empiricamente a existência de relações entre as variáveis aprendizagem, competência e desempenho. O desempenho no trabalho de 225 empregados de uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária foi a variável critério. Foram testadas as evidências empíricas de três escalas: suporte à aprendizagem ao trabalho, estratégias de aprendizagem e competências no trabalho e testadas as relações entre as variáveis do estudo, usando os escores de desempenho individual providos pela empresa estudada, os dados provenientes da aplicação das escalas, além de dados demográficos e profissionais dos participantes. Os resultados revelaram haver relações preditivas entre variáveis individuais e profissionais e a percepção de suporte, o uso de estratégias, a expressão de competências e o desempenho individual. Além disso, foram encontradas relações preditivas das variáveis suporte à aprendizagem e estratégias de aprendizagem sobre o desempenho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe emerging technology and the current changes in the workplace have leaded workers to continuously seek professional development. The economic models are connected to the embodiment of knowledge, which is essential to the production process and to wealthiness generation. Knowledge embodiment and learning strategies in workplace are vital to maintain the organizations competitive and to maintain workers on job market. In order to keep competitiveness, organizations seek means to support their employees, presuming that it will enhance their performance. Between support and performance there are psychosocial processes that need to be investigated, processes that are the aim of this research. This research aimed to empirically test the existence of relationship between variables such as organizational learning, competence and performance. Performance was the standard variable in the work of 225 employees from a Brazilian agricultural public organization. Empirical evidences were tested in three scales: support to learning in the workplace, learning strategies and job competence, and the relationship between the research variables using individual performance scores provided by the organization studied, the data from the application of the scales, and demographic and professional data of the participants. The results indicate that there is relationship between individual and professional variables and the perception about support, the use of strategies, competence expression, and individual performance. Moreover, there is also relationship between learning support and learning strategies on performance.Borges-Andrade, Jairo EduardoCoelho Júnior, Francisco AntônioOliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de2011-04-07T13:33:33Z2011-04-07T13:33:33Z2011-04-072010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Hervecia Fernanda Fidelis de. Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7334info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/7334Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
title Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
spellingShingle Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de
Psicologia industrial
Trabalho - aspectos psicológicos
Trabalho - treinamento
Aprendizagem organizacional
title_short Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
title_full Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
title_fullStr Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
title_full_unstemmed Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
title_sort Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho
author Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de
author_facet Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Coelho Júnior, Francisco Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia industrial
Trabalho - aspectos psicológicos
Trabalho - treinamento
Aprendizagem organizacional
topic Psicologia industrial
Trabalho - aspectos psicológicos
Trabalho - treinamento
Aprendizagem organizacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2011-04-07T13:33:33Z
2011-04-07T13:33:33Z
2011-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Hervecia Fernanda Fidelis de. Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7334
identifier_str_mv OLIVEIRA, Hervecia Fernanda Fidelis de. Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508213378220032