Atividades físicas e universitários : o caso da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49823 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. |
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Atividades físicas e universitários : o caso da Universidade de BrasíliaExercícios físicosSedentarismoPrevenção de doençasAptidão físicaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023.Nos últimos anos, houve um aumento significativo na conscientização sobre a falta de atividade física e os efeitos negativos do estilo de vida sedentário. Isso reflete uma compreensão mais ampla dos impactos negativos do comportamento sedentário e busca incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis, especialmente entre os jovens. No Brasil, uma porcentagem substancial da população é classificada como sedentária, contribuindo para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis. A promoção da atividade física de lazer é crucial para combater esse cenário. Por isso, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a prática de atividades físicas de lazer (AFL) dos universitários da Universidade de Brasília e as propostas existentes para sua promoção. E como objetivos específicos: mensurar o nível de Atividade Física entre os universitários dos quatro câmpus da UnB e compreender suas características; identificar os setores institucionais, departamentos ou pessoas responsáveis na UnB por ações de promoção de AFL; identificar as propostas, ações ou atividades que promovem a prática de AFL nos câmpus da UnB; investigar as variáveis relacionadas aos universitários, como câmpus de origem, área, turno do curso, idade e gênero que se relacionam com a atividade física de lazer. Estudo de levantamento descritivo correlacional com a utilização da abordagem quanti qualitativa. A abordagem quantitativa foi empregada para coletar e analisar dados numéricos por meio de questionários e escalas de avaliação, visando medir relações e identificar padrões. Por outro lado, a abordagem qualitativa permitiu explorar aspectos subjetivos, opiniões e experiências dos participantes por meio de entrevistas e análise de conteúdo. A integração dessas abordagens possibilitou uma compreensão mais abrangente do fenômeno estudado, aumentando a validade e confiabilidade dos resultados. A amostra incluiu universitários de diversos cursos de graduação provenientes dos câmpus: Darcy Ribeiro (71,7%), Ceilândia (13,7%), Gama (9,5%) e Planaltina (5,1%). Apenas (3%) dos universitários foram classificados como sedentários, enquanto (13,7%) foram considerados irregularmente ativos, e (45,7%) e 37,6% foram classificados como ativos e muito ativos, respectivamente. Na área da Saúde, (41%) são ativos ou muito ativo (47%), na área de Humanas (47%) e (35%), dados próximos ao de Exatas, respectivamente. (38,8%) dos universitários trabalham enquanto frequentam a universidade, e a presença de uma ocupação trabalhista não afetou significativamente os níveis de atividade física, (16,2%) dos universitários recebem assistência social, e apresentaram níveis mais elevados de atividade física. As modalidades esportivas mais praticadas pelos universitários nos câmpus incluíram voleibol (17%); futsal (13%); futebol (11%); e tênis de mesa (11%). A promoção da atividade física foi atribuída principalmente às atléticas (31%), a própria UnB (27%), o professor externo (20%), os clubes (8%), prática desportiva (4%), projeto de extensão (4%), CAPSI (2%), projeto recreando (2%) e PET (2%). Esses resultados destacam a importância de incentivar a prática de atividade física entre os universitários, visando melhorias em sua saúde e bem estar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)In recent years, there has been a significant increase in awareness of the lack of physical activity and the negative effects of a sedentary lifestyle. This reflects a broader understanding of the negative impacts of sedentary behavior and seeks to encourage the adoption of healthier habits, especially among young people. In Brazil, a substantial percentage of the population is classified as sedentary, contributing to the increase in non transmissible chronic diseases. The promotion of leisure-time physical activity is crucial to combat this scenario. Therefore, this study has as a general objective: to analyze the practice of leisure-time physical activity (LTPA) of university students at the University of Brasilia and the existing proposals for its promotion. And as specific objectives: measure the level of physical activity among students from four câmpuses of the UnB and understand its characteristics; identify the institutional sectors, departments or persons responsible at the UnB for actions to promote LTPA; identify the proposals, actions or activities that promote the practice of LTPA on the câmpuses of the UnB; investigate the variables related to the students, such as câmpus of origin, area, shift of the course, age and gender that relate to leisure-time physical activity. This was a descriptive correlational survey study using a quanti-qualitative approach. The quantitative approach was employed to collect and analyze numerical data by means of questionnaires and rating scales, aiming to measure relationships and identify patterns. On the other hand, the qualitative approach allowed to explore subjective aspects, opinions, and experiences of the participants through interviews and content analysis. The integration of these approaches allowed a more comprehensive understanding of the studied phenomenon, increasing the validity and reliability of the results. The sample included college students from several undergraduate courses from the following câmpuses: Darcy Ribeiro (71.7%), Ceilândia (13.7%), Gama (9.5%), and Planaltina (5.1%). Only (3%) of the undergraduate students were classified as sedentary, while (13.7%) were considered irregularly active, and (45.7%) and 37.6% were classified as active and very active, respectively. In the area of Health, (41%) are active or very active (47%), in the area of Humanities (47%) and (35%), data close to that of Exact Sciences, respectively. (38.8%) of the university students work while attending university, and the presence of a working occupation did not significantly affect levels of physical activity, (16.2%) of the university students receive social assistance, and presented higher levels of physical activity. The sports most commonly practiced by college students on the câmpuses included volleyball (17%); futsal (13%); soccer (11%); and table tennis (11%). The promotion of physical activity was attributed mainly to athletics (31%), the UnB itself (27%), the external teacher (20%), clubs (8%), sports practice (4%), extension project (4%), CAPSI (2%), recreation project (2%) and PET (2%). These results highlight the importance of encouraging the practice of physical activity among college students, aiming to improve their health and well-being.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaMontagner, Miguel ÂngeloClemente, Eduardo Fernando Hortêncio2024-08-13T20:48:15Z2024-08-13T20:48:15Z2024-08-132023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCLEMENTE, Eduardo Fernando Hortêncio. Atividades físicas e universitários: o caso da Universidade de Brasília. 2023.. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-13T20:48:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/49823Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-13T20:48:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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