O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júnio César Batista de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13130
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
id UNB_39febf4eec5dbd5996d4e1aed88397aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13130
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LELíngua inglesa - estudo e ensinoTeatro (Literatura)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.Este trabalho é resultado de um estudo no qual o texto dramático foi utilizado como ferramenta para desenvolver a apropriação de LE – Inglês. Apresenta as experiências de uma classe de estudantes de língua inglesa de nível intermediário adulto, em um curso temático intitulado ―Teatro e Inglês Língua Estrangeira‖ realizado no primeiro semestre de 2012 na Universidade de Brasília. Fundamentado nas teorias de Bakhtin (2003), Mastrella-de-Andrade (2011), Massaro (2008), PCN (2002), Prabhu (2003), Rajagopalan (2009) e Reis (2008), esta pesquisa investigou como o texto teatral na sua aplicabilidade permite e promove uma melhora na produção oral do aluno no processo de apropriação do Inglês Língua Estrangeira ao mesmo tempo em que, por conseguinte, novos processos de reconstrução de identidades são inicializados. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, segundo Barbier (2007) e Andaloussi (2004), que por sua vez propiciou adequações metodológicas durante todo o processo bem como a constante reavaliação do desenvolvimento do curso e dos participantes nele inseridos. Os resultados mostraram que as técnicas dramáticas fornecem elementos que potencializam o aprendizado de LE, tais como: segurança, motivação e iniciativa. Ademais, dentre as várias dimensões pressupostas em relação às expectativas do aprendizado dos participantes, observou-se que a mais relevante delas foi a capacidade de se expressarem em outra língua em contextos diversos de utilização linguística. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work is the result of a study in which the dramatic text was used as a tool to develop ownership of LE - English. Presents the experiences of a class of English-speaking students of intermediate level adult in a thematic course titled "Theatre and English as a Foreign Language" performed in the first semester of 2012 at the University of Brasilia. Based on the theories of Bakhtin (2003), Mastrella-de-Andrade (2011), Massaro (2008), PCNs (2002), Prabhu (2003), Rajagopalan (2009) and Reis (2008), this study investigated how the theatrical text in its applicability allows and promotes an improvement in the student's oral production in the process of appropriation of English as a Foreign Language at the same time, therefore new methods of reconstruction of identities are initialized. The methodology used was the Action Research, according to Barbier (2007) and Andaloussi (2004), which in turn led to methodological adjustments during the entire process well as the constant reassessment of the development of the course and participants inserted it. The results showed that the techniques provide dramatic elements that enhance learning LE, such as: security, motivation and initiative. Moreover, among the several dimensions assumed in relation to the expectations of the participants' learning, it was observed that the most important of them was the ability to express themselves in another language in different contexts of language use.Reis, Maria da Glória Magalhães dosSouza, Júnio César Batista de2013-05-17T12:00:23Z2013-05-17T12:00:23Z2013-05-172013-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Júnio César Batista de. O texto dramático: uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE. 2013. xi, 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13130A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/13130Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
title O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
spellingShingle O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
Souza, Júnio César Batista de
Língua inglesa - estudo e ensino
Teatro (Literatura)
title_short O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
title_full O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
title_fullStr O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
title_full_unstemmed O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
title_sort O texto dramático : uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE
author Souza, Júnio César Batista de
author_facet Souza, Júnio César Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Maria da Glória Magalhães dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Júnio César Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Teatro (Literatura)
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Teatro (Literatura)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-17T12:00:23Z
2013-05-17T12:00:23Z
2013-05-17
2013-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Júnio César Batista de. O texto dramático: uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE. 2013. xi, 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13130
identifier_str_mv SOUZA, Júnio César Batista de. O texto dramático: uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE. 2013. xi, 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508388060495872