Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eduardo Mundim da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37162
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
id UNB_3a0b5a8c5f59d649cc7f6cbdb7732879
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/37162
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Costa, Eduardo Mundim daDiniz Rojas, Nilda Maria2020-03-25T21:30:46Z2020-03-25T21:30:46Z2020-03-252019-07-26COSTA. Eduardo Mundim da. Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37162Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.A Biologia Evolutiva é um tema central no ensino de Biologia, sendo considerada disciplina unificadora de conteúdos. Existe deficiência de entendimento das principais teorias de evolução biológica no ensino médio, isso pode ser devido ao pouco tempo dedicado ao tema, principalmente em escolas públicas, aliado a um calendário que resulta muitas vezes na supressão desse tema. Existem evidências de que a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta de apoio, ao processo de ensino aprendizagem, é eficiente no ambiente escolar, pois os jovens alunos veem a utilização dos recursos audiovisuais como algo interessante, diferente do que normalmente presenciam no cotidiano escolar. Desta forma, propusemos a elaboração e produção de vídeos em stop motion, sobre as principais teorias clássicas de Biologia Evolutiva, e a avaliação do impacto desses vídeos em aula. Foram produzidos três vídeos sobre as seguintes teorias: lamarckista, darwinista e síntese moderna de evolução biológica e realizada atividade didática com alunos de ensino médio participantes de pesquisa. A avaliação do impacto desses vídeos sobre a percepção dos alunos foi feita a partir de análise de dados e informações, obtidos em questionários e em entrevistas, que permitiram afirmar que a utilização dos vídeos foi evidentemente bem aceita nas aulas sobre as teorias de Evolução Biológica. A técnica stop motion de produção tornou os vídeos eficientes em atrair a atenção dos alunos, despertando a curiosidade e o interesse, o que levou a uma otimização do tempo das explicações sobre as teorias, podendo contribuir positivamente com o processo de ensino e aprendizagem, de modo a ser complemento eficaz de transmissão de informações sobre as teorias de evolução biológica das espéciesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The biological evolution is a central theme in the teaching of biology, being considered a unifying discipline. There is a lack of understanding of the main theories of biological evolution in high school, may be due to the little time devoted to the subject, especially in public schools, coupled with a calendar that often results in the suppression of this theme. There is evidence that the use of visual audio resources as a tool to support the teaching-learning process is efficient in the school environment, since young students see the use of audiovisual resources as something interesting, different from what they normally see in everyday school life. Thus, we proposed the elaboration and production of Stop Motion videos, about the main classic theories of Biological Evolution, and the evaluation of the impact of these videos in class. Three videos were produced on the following theories: lamarckism, darwinism and modern synthesis of biological evolution and didactic activity with high school students participating in research. The evaluation of the impact of these videos on the students' perception was made through data and information analysis, obtained from questionnaires and interviews, which allowed us to affirm that the use of the videos was evidently well accepted in the classes on Biological Evolution theories. The stop motion production technique made videos efficient in attracting students' attention, arousing curiosity and interest, which led to an optimization of the time of explanations about theories, and could contribute positively to the process of teaching and learning, effective complement to the transmission of information on the theories of biological evolution of speciesInstituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalVídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEvolução (Biologia)Biologia - estudo e ensinoRecursos audiovisuaisVídeos em stop motioninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_EduardoMundimdaCosta.pdf2019_EduardoMundimdaCosta.pdfDissertaçãoapplication/pdf1661621http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37162/1/2019_EduardoMundimdaCosta.pdf648c299317fe52e1b2e104d3df1eb3fcMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37162/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/371622024-03-01 13:16:59.506open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/37162U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:16:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
title Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
spellingShingle Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
Costa, Eduardo Mundim da
Evolução (Biologia)
Biologia - estudo e ensino
Recursos audiovisuais
Vídeos em stop motion
title_short Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
title_full Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
title_fullStr Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
title_full_unstemmed Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
title_sort Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica
author Costa, Eduardo Mundim da
author_facet Costa, Eduardo Mundim da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eduardo Mundim da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz Rojas, Nilda Maria
contributor_str_mv Diniz Rojas, Nilda Maria
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Evolução (Biologia)
Biologia - estudo e ensino
Recursos audiovisuais
Vídeos em stop motion
topic Evolução (Biologia)
Biologia - estudo e ensino
Recursos audiovisuais
Vídeos em stop motion
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T21:30:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T21:30:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA. Eduardo Mundim da. Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/37162
identifier_str_mv COSTA. Eduardo Mundim da. Vídeos em stop motion no ensino de teorias de evolução biológica. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37162/1/2019_EduardoMundimdaCosta.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37162/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 648c299317fe52e1b2e104d3df1eb3fc
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864224987676672