As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16665
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, 2014.
id UNB_3a3b75eb64e9057f5997514de5d26adb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16665
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriadoHospital Regional de Ceilândia (HRC)Mediação pedagógicaEducação - assistência hospitalarTecnologia em educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, 2014.Este trabalho apresenta resultado de pesquisa de mestrado intitulado “As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado”. O fio condutor das discussões está permeado por referenciais teóricos que abordam a educação inclusiva e tecnológica no contexto das transformações epistemológicas da contemporaneidade pautadas principalmente em ideias desenvolvidas por Ceccim e Fonseca (1999); Fonseca (1998, 2003); Matos e Muggiati (2001, 2006); Morin (1999a, 1999b, 2011); Moraes (1997); Souza e Silva (2012); Medrado (2012); Vygotsky (1988, 1991); Wallon (1968); Valente (1999); Masetto (2000); Raiça (2008); Franco (2005); Tripp (2005). O objetivo foi investigar o uso das novas tecnologias no apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), pertencente à rede pública de saúde do Distrito Federal (DF). Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação organizada em quatro etapas: levantamento preliminar, planejamento da ação educativa, implementação do plano de ação e avaliação dos efeitos da ação educativa. Para levantamento das informações foram realizadas observações da ação pedagógica mediada pelas novas tecnologias, entrevistas com estudantes, acompanhantes e com a professora responsável pelo atendimento pedagógico no hospital. De acordo com análise das informações coletadas, o uso das novas tecnologias no apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar pode favorecer a individualização do atendimento educativo em contexto multisseriado, facilitando a adequação curricular. As tecnologias destacaram-se como recursos de acessibilidade, minimizando ou mesmo superando as barreiras provocadas pela mobilidade reduzida ou pelo comprometimento da coordenação motora fina dos estudantes em hospitalização. Proporcionaram ainda uma aprendizagem lúdica, divertida e prazerosa resgatando o universo infanto-juvenil na pediatria, que deixou de ser apenas um lugar de procedimentos clínicos e cirúrgicos para ser também um espaço de inclusão tecnológica e digital, aquisição de conhecimentos, construções afetivas, socialização e da alegria de viver. No HRC evidenciou-se que um novo olhar está sendo construído sobre a noção do sujeito-educando no ambiente hospitalar, e que os profissionais que atendem às crianças enfermas estão condicionando a sua escuta e o seu olhar transdisciplinarmente em múltiplas direções, valorizando o pensamento complexo no atendimento ao homo complexus. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work presents the result of master research entitled " Technologies such as support forpedagogical mediation in the hospital class : challenges and opportunities in teachingmultisseriado ." The thread conductor of discussion is permeated by theoretical frameworksthat address inclusive education and technological in the context of epistemologicaltransformations of postmodernity guided by ideas developed by Ceccim and Fonseca ( 1999),Fonseca (1998 , 2003 ) ; Matos and Muggiati ( 2001, 2006 ), Morin ( 1999a , 1999b , 2011) ;Moraes (1997 ) ; Souza e Silva (2012 ) ; Medrado (2012 ), Vygotsky ( 1988, 1991 ) ; Wallon(1968 ) ; Valente (1999 ) ; Masetto (2000 ) ; Raica (2008 ), Franco ( 2005), Tripp (2005 ) .The objective was to investigate the use of new technologies in support of pedagogicalmediation in the hospital class of the Regional Hospital of Ceilândia ( HRC ) , belonging tothe public health system of the Federal District ( DF ) . Was chosen as a researchmethodology the action-research organized in four stages:preliminary survey , planning ofpedagogical action, implementation of the action plan and evaluation of the effects of theaction. For to gathering information were performed observation of pedagogical actionmediated by new technologies , interviews with students , family and with the teacherresponsible for pedagogic assistance in hospital class. According to analysis of informationcollected , the use of new technologies in support of pedagogical mediation in hospital classcan facilitate individualization educational service in multisseriado context, facilitating thecurriculum adaptation . The technologies stand out as accessibility features, minimizing oreven overcoming the barriers caused by reduced mobility or the impairment of fine motorskills of students in hospitalization . Assures a playful learning, fun and pleasurable learningrescuing the juvenile infant universe in pediatrics, it is no longer a place just for medical andsurgical procedures to be a space also of technological inclusion e digital , knowledgeacquisition, affective constructs , socialization and of joy living. In HRC it became evidentthat a new look is being built on the notion of the subject - student in the hospital , and theprofessionals who serve the sick children are conditioned on your listening and yourtransdisciplinary look in multiple directions , valuing complex thinking in service complexushomo.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Amaralina Miranda deSilva, Maria das Neves2014-10-29T19:35:55Z2014-10-29T19:35:55Z2014-10-292014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria das Neves. As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado. 2014. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16665A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:47:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/16665Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:47:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
title As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
spellingShingle As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
Silva, Maria das Neves
Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Mediação pedagógica
Educação - assistência hospitalar
Tecnologia em educação
title_short As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
title_full As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
title_fullStr As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
title_full_unstemmed As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
title_sort As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar : desafios e possibilidades no ensino multisseriado
author Silva, Maria das Neves
author_facet Silva, Maria das Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Mediação pedagógica
Educação - assistência hospitalar
Tecnologia em educação
topic Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Mediação pedagógica
Educação - assistência hospitalar
Tecnologia em educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29T19:35:55Z
2014-10-29T19:35:55Z
2014-10-29
2014-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria das Neves. As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado. 2014. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16665
identifier_str_mv SILVA, Maria das Neves. As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado. 2014. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580672957382656