Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sônia Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37534
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
id UNB_3a5f96e0580282a477d95b6db15446a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37534
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino MédioMecânica quânticaFísica - estudo e ensino - ensino médioProcesso de ensino - aprendizagemAprendizagem significativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um produto educacional intitulado “Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio”, o qual procura tornar palpável o processo ensino-aprendizagem de conteúdos de mecânica quântica ao público do ensino médio. O material didático foi desenvolvido no decorrer do mestrado e sua aplicação foi amparada na teoria de aprendizagem significativa, proposta do Ausubel. As aulas foram realizadas num colégio público de ensino médio localizado na cidade de Cristalina, interior de Goiás. A apresentação aos estudantes foi realizada mediante um minicurso com duração de dois meses. Os conteúdos abordados no produto foram os seguintes: dualidade onda-partícula; princípio da superposição; barreira de potencial; potencial degrau. Os resultados oriundos da aplicação do produto educacional foram obtidos mediante questionários e mapas mentais. No geral, os estudantes demonstraram bastante interesse e satisfação ao estudarem os elementos de mecânica quântica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This work presents the results of the application of an educational product entitled “Introduction of Quantum Mechanics Topics in High School”, which seeks to make the teaching-learning process of quantum mechanics contents palpable to the high school audience. The didactic material was developed during the master's degree and its application was supported by the meaningful learning theory proposed by Ausubel. The classes were held at a public high school located in the city of Cristalina, in the interior of Goiás. The students were presented with a two-month short course. The contents covered in the product were as follows: wave-particle duality; principle of overlapping; potential barrier; potential step. The results from the application of the educational product were obtained through questionnaires and mental maps. Overall, students showed a great deal of interest and satisfaction in studying the elements of quantum mechanics.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deMartins, Sônia Rodrigues2020-04-17T00:36:35Z2020-04-17T00:36:35Z2020-04-162019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARTINS, Sônia Rodrigues. Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37534A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/37534Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
title Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
spellingShingle Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
Martins, Sônia Rodrigues
Mecânica quântica
Física - estudo e ensino - ensino médio
Processo de ensino - aprendizagem
Aprendizagem significativa
title_short Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
title_full Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
title_fullStr Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
title_full_unstemmed Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
title_sort Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
author Martins, Sônia Rodrigues
author_facet Martins, Sônia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sônia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Mecânica quântica
Física - estudo e ensino - ensino médio
Processo de ensino - aprendizagem
Aprendizagem significativa
topic Mecânica quântica
Física - estudo e ensino - ensino médio
Processo de ensino - aprendizagem
Aprendizagem significativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
2020-04-17T00:36:35Z
2020-04-17T00:36:35Z
2020-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Sônia Rodrigues. Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37534
identifier_str_mv MARTINS, Sônia Rodrigues. Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508220296724480