Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angélica Aparecida Ferreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16644
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_3a76c8f8edd78107112c587b0e0f462f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16644
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)CrechesTesesAnálise de conteúdoTrabalhos científicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.A Constituição Federal brasileira prevê, em seu artigo 208, inciso IV, que o atendimento às crianças de 0 a 3 anos em creche é dever do Estado. Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), a creche foi incluída na Educação Infantil, como parte da primeira etapa da Educação Básica. O presente trabalho realiza um mapeamento sobre a trajetória recente das produções acadêmicas, em nível de doutorado, na área de Educação, que tenham como objeto de estudo a creche, instituição educativa destinada às crianças de 0 a 3 anos. O recorte temporal estabelecido é de 2007 a 2011, e, neste contexto temporal, visa apontar onde e quais os debates que o tema creche tem promovido transcorridos 10 anos de sua inserção no Sistema Nacional de Educação. Trata-se de um estudo bibliográfico que adota a triangulação (FLICK, 2009; CRESWELL, 2010) entre a abordagem quantitativa e qualitativa para apresentar um panorama ampliado sobre a creche e, para tanto, emprega o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) com o uso da técnica categorial. Para a coleta dos dados, utilizouse o banco de dados da CAPES como fonte de pesquisa e a palavra-chave “creche” como descritor para selecionar as teses. Foram selecionadas 19 teses que compõem o corpus da pesquisa. A análise quantitativa demonstrou que o interesse por pesquisar a temática está concentrado no estado de São Paulo e que as pesquisas são realizadas por mulheres. Outro dado importante é que a maioria das pesquisas é caracterizada como qualitativa e optou-se por delineamentos que satisfizessem as prerrogativas desse tipo de investigação. A análise qualitativa das teses tornou evidentes três categorias temáticas: Formação Profissional; Relações entre Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas e Interação. Os posicionamentos das categorias temáticas se inserem na defesa explícita da compreensão de indissociabilidade entre ações de educar e cuidar nas creches. Entendem que essas ações são complementares entre si e não podem ser concebidas ou realizadas de maneira separada, sob pena de a creche não atingir o seu objetivo principal, ou seja, o de oferecer atenção integral à criança pequena. A creche é compreendida como um espaço significativo e com potencial para favorecer às crianças a vivência de experiências importantes para o seu crescimento físico, emocional, cognitivo e social. No entanto, apontam que muitas medidas precisam ser tomadas para que esta instituição, no Brasil, possa atender ao que orienta os Dispositivos Legais sobre a infância e o que concebem as pesquisas sobre Educação Infantil. Tornam evidente a compreensão de que o debate sobre a creche precisa ser ampliado e promovido em todo o território nacional de modo a contribuir para a consolidação da creche como uma instituição educativa que possibilita o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTArticle 208 - IV of the Brazilian Federal Constitution lays down that daycare service to children aged 0-3 is the onus of the State. Upon publication of the Bill of Guidelines and Bases of National Education (Law 9.394/96), daycare was incorporated into Childhood Education as part of the first stage of Elementary Education. The task at hand undertakes mapping of the recent trajectory of academic productions at doctorate level in the area of Education where the study objective is daycare - educational institutions intended for children aged 0 to 3. The temporal cut off established is from 2007 to 2011 and in this temporal context - 10 years on from adhesion to the National System of Education - it is sought to highlight where the daycare theme provoked debates and what they were. It is a bibliographical study which adopts triangulation (FLICK, 2009; CRESWELL, 2010) from among the quantitative and qualitative approaches to present a wider panorama on daycare and thus employs the Content Analysis method (BARDIN, 2011) with the use of the category technique. The CAPES database was used as a research source for data collection and the descriptor "daycare" was used to select 19 theories to comprise the research corpus. The quantitative analysis demonstrated that the interest for researching the theme is concentrated in São Paulo state and is carried out by women. Another important fact is that the majority of research is characterized as qualitative, and guidelines were chosen to satisfy the prerogatives of this investigation type. The qualitative analysis of the theories revealed three thematic categories: Professional Qualification, the Relationship between Public Policies and Pedagogic Practices, and Interaction. The positions of thematic categories corroborate the explicit defense of understanding the inseparability of educating and caring in daycare. They understand that these actions complement each other and cannot be conceived or carried out separately lest the day care center not reach its main objective of offering undivided attention to small children. Daycare is understood as a significant space with potential to indulge the child with important experiences for physical, emotional, cognitive and social development. However, they also show that many measures need to be taken so that this institution in Brazil can comply with what Legal Guidelines say about childhood and what research on Childhood Education conceives. Furthermore, they proffer the understanding that the debate on daycare needs to be expanded and promoted nationwide in order to contribute to its consolidation as an educational institution making the fundamental development of children aged 0-3 possible.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMüller, FernandaSilva, Angélica Aparecida Ferreira da2014-10-29T12:29:13Z2014-10-29T12:29:13Z2014-10-292014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Angélica Aparecida Ferreira da. Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011). 2014. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16644A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:37:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/16644Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:37:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
title Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
spellingShingle Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
Silva, Angélica Aparecida Ferreira da
Creches
Teses
Análise de conteúdo
Trabalhos científicos
title_short Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
title_full Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
title_fullStr Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
title_full_unstemmed Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
title_sort Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011)
author Silva, Angélica Aparecida Ferreira da
author_facet Silva, Angélica Aparecida Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Müller, Fernanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angélica Aparecida Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Teses
Análise de conteúdo
Trabalhos científicos
topic Creches
Teses
Análise de conteúdo
Trabalhos científicos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29T12:29:13Z
2014-10-29T12:29:13Z
2014-10-29
2014-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Angélica Aparecida Ferreira da. Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011). 2014. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16644
identifier_str_mv SILVA, Angélica Aparecida Ferreira da. Panorama quantitativo e qualitativo das teses sobre creche na área de educação (2007 a 2011). 2014. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580781678985216