Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga Junior, Jailton Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49475
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
id UNB_3b4478b58f33b50660bda18b03368765
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49475
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino MédioExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretaçãoSociologia da educaçãoCiências da naturezaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.Since the mid-twentieth century, school systems around the world have detected that the academic performance of their students is lower among socially vulnerable and less educated families. This fact has informed several critical reflections on the contributions of schools to the reproduction of social inequalities. In this dissertation, we investigate the predictive power of socioeconomic status (SES) on the performance of Brazilian students in the National High School Exam (ENEM) with special attention to the area of Natural Sciences. The main objective of this investigation is not to corroborate the already well-known result (that there is an association between school performance and social origin), but to identify the schools and Federation Units that make a difference in the performance of their students. In other words, we are looking for concrete cases in which the school's contribution to student performance exceeds what we could reasonably expect from their socioeconomic status. Drawing on Pierre Bourdieu's Sociology of Education and studies on school effectiveness, we take a critical look at school rankings and their role in the struggle that educational institutions wage for recognition. In fact, these rankings are led by the schools and states where the wealthiest and most educated families are located. However, by controlling for the effects of social origin on school rankings, we show that new ways of ranking schools are possible. Taking the 2015-2019 editions of ENEM as a starting point, an Adjusted Multiple Correspondence Analysis of participants’ socioeconomic information was performed. This analysis allowed to precisely determine the SES of all participants of the exam. Then, the SES and administrative dependence were inserted as explanatory variables in a Multilevel Linear Regression model. The score in the Natural Sciences test was explained by 89% of the variables in the model. Only 5% of the students’ performance in Natural Sciences test can be attributed to the schools. In the case of ENEM as a whole, these values are 88% and 8%, respectively. Therefore, schools that make a difference are a rare phenomenon in the Brazilian education system, but they do exist and can be identified. Controlling for the effect of social origin on school performance, we observed that some schools performed well above what was expected in the Natural Sciences test and in ENEM as a whole. Regarding the regions of the country, the Northeast region presented some states that stood out when the effect of SES on student performance was controlled. We hope, with this research, to show that the current way of ranking schools tends to privilege and celebrate institutions and regions where the dominant class is located.Desde meados do século XX, sistemas escolares de todo o mundo têm detectado que o desempenho escolar de seus estudantes é menor entre famílias socialmente vulneráveis e menos escolarizadas. Esse fato tem fundamentado diversas reflexões críticas sobre as contribuições da escola para a reprodução das desigualdades sociais. Nesta dissertação, investigamos o poder preditivo do nível socioeconômico (NSE) no desempenho de estudantes Brasileiros no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com especial atenção à área de Ciências da Natureza. O principal objetivo dessa investigação não é corroborar o resultado já bastante conhecido (de que há uma associação entre desempenho escolar e origem social), mas identificar as escolas e Unidades da Federação que mais fazem a diferença no desempenho dos seus estudantes. Em outras palavras, procuramos pelos casos concretos nos quais a contribuição da escola ao desempenho dos estudantes supera o que poderíamos razoavelmente esperar a partir de seu nível socioeconômico. Baseados na Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e em estudos sobre eficácia escolar, lançamos um olhar crítico sobre os rankings escolares e seu papel na luta que as instituições de ensino travam por reconhecimento. De fato, lideram esses rankings justamente as escolas e Unidades da Federação que atendem às famílias mais ricas e escolarizadas. No entanto, ao controlar os efeitos da origem social sobre os rankings escolares, mostramos que novas formas de classificar as escolas são possíveis. Tomando como ponto de partida as edições de 2015 a 2019 do ENEM, foi realizada uma Análise de Correspondência Múltipla Ajustada das informações socioeconômicas dos participantes. Essa análise permitiu determinar precisamente o NSE de todos os participantes do exame. Em seguida, o NSE e a dependência administrativa foram inseridos como variáveis explicativas em um modelo de Regressão Linear Multinível. A nota na prova de Ciências da Natureza foi explicada em 89% pelas variáveis do modelo. Apenas 5% do desempenho dos estudantes nessa área de conhecimento pode ser atribuída às escolas. No caso do ENEM como um todo, esses valores são de 88% e 8%, respectivamente. Portanto, escolas que fazem a diferença são um fenômeno raro no sistema educacional brasileiro, mas elas existem e podem ser identificadas. Controlando o efeito da origem social sobre o desempenho escolar, observamos que algumas escolas obtiveram desempenho muito acima do que era esperado nas provas de Ciências da Natureza e no ENEM como um todo. Com relação às regiões do país, a região Nordeste apresentou alguns estados que despontaram quando o efeito do NSE sobre o desempenho dos estudantes foi controlado. Esperamos, com essa pesquisa, mostrar que a maneira vigente de ranquear as escolas tende a privilegiar e celebrar instituições e regiões onde está localizada a classe dominante.Faculdade de Educação (FE)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Instituto de Física (IF)Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasLima Junior, PauloFraga Junior, Jailton Correia2024-08-02T19:17:54Z2024-08-02T19:17:54Z2024-08-022023-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRAGA JUNIOR, Jailton Correia. Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-02T19:26:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/49475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-02T19:26:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
title Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
spellingShingle Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
Fraga Junior, Jailton Correia
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Sociologia da educação
Ciências da natureza
title_short Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
title_full Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
title_fullStr Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
title_full_unstemmed Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
title_sort Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio
author Fraga Junior, Jailton Correia
author_facet Fraga Junior, Jailton Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Junior, Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga Junior, Jailton Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Sociologia da educação
Ciências da natureza
topic Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Sociologia da educação
Ciências da natureza
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22
2024-08-02T19:17:54Z
2024-08-02T19:17:54Z
2024-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRAGA JUNIOR, Jailton Correia. Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49475
identifier_str_mv FRAGA JUNIOR, Jailton Correia. Excelência e desigualdade social no Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508261158682624