Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Pedrina Viana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Shirleide Pereira Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46382
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176
https://orcid.org/0000-0001-8391-6492
https://orcid.org/0000-0002-4639-8400
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente, tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência.
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