Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Henry Maia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peixoto, Mariana Maia, Alves, Elioenai Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28463
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas.
id UNB_3ce40bbeca5615df43f05db69dd51758
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28463
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of healthEstratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúdeEstrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la saludEnsino a distânciaEnsino superiorAprendizagemEnsino a distância - ensino superiorEste estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas.This study aimed to investigate the learning habits and strategies of undergraduate and post-graduate students matriculated in hybrid courses in the area of healthcare at a Brazilian university. 220 graduate students were invited to participate in the research, of whom 67.27% accepted. An exploratory methodology was utilized, which analyzed quantitative data collected by a structured instrument. A similarity may be observed between undergraduate and postgraduate students concerning the majority of education habits and learning strategies, such as the large proportion of those who read more than half of the course content and of those who preferred to study alone, as well as in the high use of the majority of strategies evaluated. It is concluded that both the groups present appropriate study habits and satisfactorily used the learning strategies investigated.Este estudio tuvo como objetivo investigar los hábitos y las estrategias de aprendizaje de los estudiantes universitarios y de posgrado en una universidad brasileña, matriculados en las asignaturas semi-presenciales del área de la salud. Fueron invitados a todos los 220 estudiantes graduados, de los cuales 67,27% aceptaron participar de la investigación. Se utilizó una metodología exploratoria, que analizó los datos cuantitativos recogidos por un instrumento estructurado. Se pudo observar una similitud entre los estudiantes universitarios y de posgrado acerca de los de la mayoría de los hábitos de enseñanza y estrategias de aprendizaje, así como una mayor proporción de los que leyeron más de la mitad del contenido, de los que prefieren estudiar solos, además de la elevada utilización por la mayoría, de las estrategias evaluadas. Llegamos a la conclusión de que ambos los grupos presentaron hábitos adecuados de estudio y se utilizaron de manera satisfactoria de las estrategias de aprendizaje investigadas.Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo2017-12-07T04:59:41Z2017-12-07T04:59:41Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfPEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28463https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017engporspaRevista Latino-Americana de Enfermagem - (CC BY-NC) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Henry MaiaPeixoto, Mariana MaiaAlves, Elioenai Dornellesreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/28463Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde
Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud
title Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
spellingShingle Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
Peixoto, Henry Maia
Ensino a distância
Ensino superior
Aprendizagem
Ensino a distância - ensino superior
title_short Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
title_full Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
title_fullStr Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
title_full_unstemmed Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
title_sort Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
author Peixoto, Henry Maia
author_facet Peixoto, Henry Maia
Peixoto, Mariana Maia
Alves, Elioenai Dornelles
author_role author
author2 Peixoto, Mariana Maia
Alves, Elioenai Dornelles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Henry Maia
Peixoto, Mariana Maia
Alves, Elioenai Dornelles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino superior
Aprendizagem
Ensino a distância - ensino superior
topic Ensino a distância
Ensino superior
Aprendizagem
Ensino a distância - ensino superior
description Este estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2017-12-07T04:59:41Z
2017-12-07T04:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28463
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017
identifier_str_mv PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28463
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580790665281536