Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Nara Saddi de Paiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.
id UNB_3d2b4a710299b8f11ecb2cb56bdad621
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33099
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalhoEstratégias de aprendizagemAprendizagem informalDesenvolvimento profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.Ambientes de trabalho complexos, como os da contemporaneidade, exigem contínua capacitação das pessoas, que pode ser promovida por elas mesmas, se aqueles ambientes são favoráveis. As relações entre desenho do trabalho e desenvolvimento profissional, mediadas por estratégias de aprendizagem informal utilizadas por indivíduos, são o foco principal desse trabalho. A coleta de dados ocorreu em três momentos, no decorrer de seis meses, e envolveu 91 participantes em três empresas da iniciativa privada: um hospital, uma empresa de tecnologia e uma concessionária de veículos. Primeiro foi medida a percepção atual de desenvolvimento profissional. No segundo momento foram avaliadas as dimensões de desenho do trabalho: características da tarefa, do conhecimento e sociais. No terceiro momento, foram mensuradas as estratégias de aprendizagem no trabalho, a percepção evolutiva de desenvolvimento e, outra vez, a percepção atual de desenvolvimento. Os dados coletados foram submetidos a análises de estatística descritiva e correlações de Pearson. Os resultados sugerem que desenhos do trabalho que promovem a autonomia nos métodos utilizados e oferecem feedback relacionam-se positivamente com as estratégias de reflexão ativa e aplicação prática. Além disso, o uso dessas estratégias apresentou correlação negativa com a percepção evolutiva de desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Desenho do trabalho, estratégias de aprendizagem, aprendizagem informal, percepção de desenvolvimento profissional.Complex work environments, such as those of contemporaneity, require continuous empowerment of people, which can be promoted by themselves, if those environments are favorable. The relationships between work design and professional development, mediated by informal learning strategies used by individuals, are the main focus of this work. Data collection took place in three moments over the course of six months and involved 91 participants in three privately owned companies: a hospital, a technology company and a vehicle dealership. The current perception of professional development was first measured. In the second moment the dimensions of work design were evaluated: task, knowledge and social characteristics. In the third moment, the learning strategies at work, the evolutionary perception of development and, again, the current perception of development were measured. The collected data were analyzed by descriptive statistics and Pearson correlations. The results suggest that work design that promote autonomy in the methods used and offer feedback are positively related to the strategies of active reflection and practical application. In addition, the use of these strategies had a negative correlation with the evolutionary perception of professional development.Borges-Andrade, Jairo EduardoSampaio, Nara Saddi de Paiva2018-11-27T17:58:15Z2018-11-27T17:58:15Z2018-11-272018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho. 2018. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/33099Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
spellingShingle Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
Sampaio, Nara Saddi de Paiva
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem informal
Desenvolvimento profissional
title_short Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_full Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_fullStr Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_sort Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
author Sampaio, Nara Saddi de Paiva
author_facet Sampaio, Nara Saddi de Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Nara Saddi de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem informal
Desenvolvimento profissional
topic Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem informal
Desenvolvimento profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T17:58:15Z
2018-11-27T17:58:15Z
2018-11-27
2018-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho. 2018. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099
identifier_str_mv SAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho. 2018. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580911349039104