A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343 https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001 http://orcid.org/0000-0001-9581-1073 http://orcid.org/0000-0002-7326-4491 |
Resumo: | O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos. |
id |
UNB_3d4e8ec83d89b6ed6b10ba05c380eb77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36343 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superiorThe influence of social origin on the probability of obtaining a college degreeEnsino superiorOrigem socialEstratificação horizontalClasses sociaisO artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.The article analyzes the impact of parental schooling and family income on students’ chances of obtaining a college degree, considering variation in the economic return of undergraduate degrees. We rely on data from National Student Performance Exam (Enade) to estimate logistic regression models. The results show that, in general, students with more educated parents have a greater likelihood of obtaining a degree. However, in public institutions, parental schooling has no effect on the odds of finishing tertiary education. Furthermore, parents’ schooling exerts greater influence on the odds of conclusion of those degrees providing greater economic rewards in the job market. Family income increases students’ chances of obtaining a degree in both private and public institutions. Also, we find that the effect of family income is the same, regardless of the economic returns of students’ degree.Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília2020-01-24T10:30:23Z2020-01-24T10:30:23Z2019-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001http://orcid.org/0000-0001-9581-1073http://orcid.org/0000-0002-7326-4491(CC BY-NC)info:eu-repo/semantics/openAccessKnop, MárciaCollares, Ana Cristina Murtaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/36343Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior The influence of social origin on the probability of obtaining a college degree |
title |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior |
spellingShingle |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior Knop, Márcia Ensino superior Origem social Estratificação horizontal Classes sociais |
title_short |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior |
title_full |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior |
title_fullStr |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior |
title_full_unstemmed |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior |
title_sort |
A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior |
author |
Knop, Márcia |
author_facet |
Knop, Márcia Collares, Ana Cristina Murta |
author_role |
author |
author2 |
Collares, Ana Cristina Murta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knop, Márcia Collares, Ana Cristina Murta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Origem social Estratificação horizontal Classes sociais |
topic |
Ensino superior Origem social Estratificação horizontal Classes sociais |
description |
O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08 2020-01-24T10:30:23Z 2020-01-24T10:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343 https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001 http://orcid.org/0000-0001-9581-1073 http://orcid.org/0000-0002-7326-4491 |
identifier_str_mv |
KNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343 https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001 http://orcid.org/0000-0001-9581-1073 http://orcid.org/0000-0002-7326-4491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY-NC) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY-NC) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508255759564800 |