A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knop, Márcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Collares, Ana Cristina Murta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001
http://orcid.org/0000-0001-9581-1073
http://orcid.org/0000-0002-7326-4491
Resumo: O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.
id UNB_3d4e8ec83d89b6ed6b10ba05c380eb77
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36343
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superiorThe influence of social origin on the probability of obtaining a college degreeEnsino superiorOrigem socialEstratificação horizontalClasses sociaisO artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.The article analyzes the impact of parental schooling and family income on students’ chances of obtaining a college degree, considering variation in the economic return of undergraduate degrees. We rely on data from National Student Performance Exam (Enade) to estimate logistic regression models. The results show that, in general, students with more educated parents have a greater likelihood of obtaining a degree. However, in public institutions, parental schooling has no effect on the odds of finishing tertiary education. Furthermore, parents’ schooling exerts greater influence on the odds of conclusion of those degrees providing greater economic rewards in the job market. Family income increases students’ chances of obtaining a degree in both private and public institutions. Also, we find that the effect of family income is the same, regardless of the economic returns of students’ degree.Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília2020-01-24T10:30:23Z2020-01-24T10:30:23Z2019-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001http://orcid.org/0000-0001-9581-1073http://orcid.org/0000-0002-7326-4491(CC BY-NC)info:eu-repo/semantics/openAccessKnop, MárciaCollares, Ana Cristina Murtaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/36343Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
The influence of social origin on the probability of obtaining a college degree
title A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
spellingShingle A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
Knop, Márcia
Ensino superior
Origem social
Estratificação horizontal
Classes sociais
title_short A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
title_full A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
title_fullStr A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
title_full_unstemmed A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
title_sort A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
author Knop, Márcia
author_facet Knop, Márcia
Collares, Ana Cristina Murta
author_role author
author2 Collares, Ana Cristina Murta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knop, Márcia
Collares, Ana Cristina Murta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Origem social
Estratificação horizontal
Classes sociais
topic Ensino superior
Origem social
Estratificação horizontal
Classes sociais
description O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08
2020-01-24T10:30:23Z
2020-01-24T10:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001
http://orcid.org/0000-0001-9581-1073
http://orcid.org/0000-0002-7326-4491
identifier_str_mv KNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001
http://orcid.org/0000-0001-9581-1073
http://orcid.org/0000-0002-7326-4491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY-NC)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY-NC)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508255759564800