O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Henrique Soares de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17767
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17767
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
id UNB_3e7af737d475c72590dfb7217cda43eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17767
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescobertaIdentidade brasileiraImprensa estrangeiraRepresentações sociaisCopa do mundo (Futebol) - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.O estudo consiste em uma análise sobre as representações da identidade brasileira na imprensa on-line estrangeira. O objetivo foi estudar o conceito de identidade nacional na comunicação contemporânea e descobrir a visão que os jornais estrangeiros têm do Brasil em tempos de globalização e mundialização da cultura. A pesquisa usa como referencial teórico a análise crítica da narrativa, conforme proposta por Motta (2013), considerando o texto jornalístico como um gênero narrativo que constrói significados sobre a realidade do Brasil atual, examinando sua etapa de crescimento econômico e seus referenciais culturais a partir do olhar do outro, o estrangeiro. Como objeto de estudo, foram analisadas reportagens publicadas nos sites El País e The Guardian, entre junho de 2013 a julho de 2014, período em que aconteceu no Brasil a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, além de inúmeras manifestações contra esses grandes eventos. O resultado encontrado foi que a Copa do Mundo serviu para resgatar o povo brasileiro como representação da identidade do Brasil.The study consists of an analysis of representations of Brazilian identity in the foreign press online. The objective is to study the concept of national identity in contemporary communication and discover the view that foreign newspapers have of Brazil in times of globalization of the culture. The study uses a theoretical reference of critical analysis of narrative, as proposed by Motta (2013), considering the journalistic text as a narrative genre that constructs meanings about the reality of Brazil nowadays, examining its stage of economic growth and its cultural references from the look of the other, the stranger. As an object of study, the reports were published in the sites of El País and The Guardian from June 2013 to July 2014, when happened in Brazil the Confederations Cup, the World Cup, as well as numerous demonstrations against these big events.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoMota, Célia Maria dos Santos LadeiraAlmeida, Paulo Henrique Soares de2015-03-05T18:09:25Z2015-03-05T18:09:25Z2015-03-052014-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. O Brasil na copa do mundo: uma identidade redescoberta. 2014. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17767http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17767A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:25:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/17767Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:25:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
title O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
spellingShingle O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
Almeida, Paulo Henrique Soares de
Identidade brasileira
Imprensa estrangeira
Representações sociais
Copa do mundo (Futebol) - Brasil
title_short O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
title_full O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
title_fullStr O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
title_full_unstemmed O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
title_sort O Brasil na copa do mundo : uma identidade redescoberta
author Almeida, Paulo Henrique Soares de
author_facet Almeida, Paulo Henrique Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Célia Maria dos Santos Ladeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paulo Henrique Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade brasileira
Imprensa estrangeira
Representações sociais
Copa do mundo (Futebol) - Brasil
topic Identidade brasileira
Imprensa estrangeira
Representações sociais
Copa do mundo (Futebol) - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-11
2015-03-05T18:09:25Z
2015-03-05T18:09:25Z
2015-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. O Brasil na copa do mundo: uma identidade redescoberta. 2014. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17767
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17767
identifier_str_mv ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. O Brasil na copa do mundo: uma identidade redescoberta. 2014. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17767
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508312679415808