Letramento em química, educação planetária e inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12109 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034 |
Resumo: | Das diferentes concepções sobre ciência e letramento tecnológico (STL) e reflexões sobre a globalização e a inclusão social, este trabalho ressalta a responsabilidade da químicos em ações sociais por suas associações para apoiar ações políticas para a melhoria da qualidade de vida e a proteção ambiental pelo desenvolvimento sustentável para mudar a sociedade moderna. Apoiar idéias de equidade dentro da sociedade entre as Nações e dando exemplos de se aproximar das questões sociocientificas no livro "Química e sociedade", ele demonstrou o papel dos professores e os profissionais de química para realizar o STL do povo na perspectiva planetária. |
id |
UNB_3f99b075ea10140b5f55f2588e0c24c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12109 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento em química, educação planetária e inclusão socialChemistry literacy, planetary education and social inclusionCidadaniaEducação ambientalLetramento científicoDas diferentes concepções sobre ciência e letramento tecnológico (STL) e reflexões sobre a globalização e a inclusão social, este trabalho ressalta a responsabilidade da químicos em ações sociais por suas associações para apoiar ações políticas para a melhoria da qualidade de vida e a proteção ambiental pelo desenvolvimento sustentável para mudar a sociedade moderna. Apoiar idéias de equidade dentro da sociedade entre as Nações e dando exemplos de se aproximar das questões sociocientificas no livro "Química e sociedade", ele demonstrou o papel dos professores e os profissionais de química para realizar o STL do povo na perspectiva planetária.From the different conceptions on scientific and technology literacy (STL), and reflections on globalization and social inclusion, this paper points out the responsibility of the chemists in social actions by their associations for supporting political actions to improving the quality of life, and to protecting the environment by sustainable development for changing the modern society. Supporting ideas for equity within the society between the nations, and giving examples from approaching of socioscientific issues of the textbook “Chemistry and Society”, it demonstrated the role of the teachers and the chemistry professionals to realize the STL of the people in the planetary perspective.Instituto de Química (IQ)Sociedade Brasileira de Química2013-02-18T21:12:36Z2013-02-18T21:12:36Z2006-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 3, junho 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422006000300034&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12109http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034Química Nova - Todos os conteúdos deste periódico, exceto onde indicado o contrário, está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição (Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-4042&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wildson Luiz Pereira dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T11:43:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/12109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T11:43:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social Chemistry literacy, planetary education and social inclusion |
title |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social |
spellingShingle |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social Santos, Wildson Luiz Pereira dos Cidadania Educação ambiental Letramento científico |
title_short |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social |
title_full |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social |
title_fullStr |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social |
title_full_unstemmed |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social |
title_sort |
Letramento em química, educação planetária e inclusão social |
author |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_facet |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Educação ambiental Letramento científico |
topic |
Cidadania Educação ambiental Letramento científico |
description |
Das diferentes concepções sobre ciência e letramento tecnológico (STL) e reflexões sobre a globalização e a inclusão social, este trabalho ressalta a responsabilidade da químicos em ações sociais por suas associações para apoiar ações políticas para a melhoria da qualidade de vida e a proteção ambiental pelo desenvolvimento sustentável para mudar a sociedade moderna. Apoiar idéias de equidade dentro da sociedade entre as Nações e dando exemplos de se aproximar das questões sociocientificas no livro "Química e sociedade", ele demonstrou o papel dos professores e os profissionais de química para realizar o STL do povo na perspectiva planetária. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06 2013-02-18T21:12:36Z 2013-02-18T21:12:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 3, junho 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422006000300034&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12109 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 3, junho 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422006000300034&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12109 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580839298236416 |