Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Allisson Lopes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19746
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19746
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
id UNB_3fb59c63e1e54d0ba2d7e657328d9039
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19746
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informáticaHybrid model of learning : using the Arduino platformAprendizagem híbridaPlataforma ArduinoEnsino técnicoInformática - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.Esta dissertação descreve um modelo Híbrido de Aprendizagem utilizando a Plataforma Arduino para o “Curso Técnico em Informática”, do IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Arinos. Esta metodologia foi aplicada na disciplina de programação WEB, no 2º e 3º trimestre de 2014. O modelo de ensino proposto associa aulas teóricas, práticas e projetos. Tendo como ideia central a avaliação qualitativa a partir do desempenho da experiência, a dissertação é iniciada por uma radiografia sobre o ensino tecnológico no Brasil. Em seguida são retratadas as metodologias de aprendizagem, educação tradicional, aprendizagem colaborativa e aprendizagem híbrida. No decorrer da dissertação são apresentadas as formas de desenvolvimento das atividades, o planejamento e a implementação da Plataforma Arduino. A Plataforma Arduino se enquadra nos objetivos traçados, no caso o ensino tecnológico em instituições públicas de ensino, em função de ser uma moderna plataforma de programação, de baixo custo e de fácil programação. Por meio dos resultados obtidos a partir das avaliações de aprendizagem realizadas durante a disciplina, foi possível avaliar o desenvolvimento de competências transversais, o grau de envolvimento e percepção dos alunos, o conhecimento técnico e a familiaridade no uso da plataforma Arduino.This paper describes a hybrid learning model using the Arduino platform for the "Technical Course in Information Technology", the IFNMG - North Instituto Federal de Minas Gerais - Arinos Campus. This methodology was applied to the WEB programming discipline in the 2nd and 3rd quarter of 2014. The teaching model combines lectures, practices and projects. With the central idea qualitative evaluation from the performance experience, the work is initiated by an X-ray on technological education in Brazil. Then they are portrayed the learning methodologies, traditional education, collaborative learning and hybrid learning. During the dissertation presents the forms of development activities, planning and implementation of the Arduino platform. The Arduino platform fits the objectives outlined in case the technological education in public education, in terms of being a modern programming platform, cost effective and easy to program. Through the results obtained from the learning assessments undertaken during the course, it was possible to evaluate the development of soft skills, the level of involvement and perception of students, technical knowledge and familiarity in using the Arduino platform.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)Programa de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaAbdalla Júnior, HumbertoOliveira, Allisson Lopes de2016-03-23T12:32:27Z2016-03-23T12:32:27Z2016-03-232015-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Allisson Lopes de. Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática. 2015. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19746http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19746A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:06:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/19746Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:06:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
Hybrid model of learning : using the Arduino platform
title Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
spellingShingle Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
Oliveira, Allisson Lopes de
Aprendizagem híbrida
Plataforma Arduino
Ensino técnico
Informática - estudo e ensino
title_short Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
title_full Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
title_fullStr Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
title_full_unstemmed Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
title_sort Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática
author Oliveira, Allisson Lopes de
author_facet Oliveira, Allisson Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdalla Júnior, Humberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Allisson Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem híbrida
Plataforma Arduino
Ensino técnico
Informática - estudo e ensino
topic Aprendizagem híbrida
Plataforma Arduino
Ensino técnico
Informática - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23
2016-03-23T12:32:27Z
2016-03-23T12:32:27Z
2016-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Allisson Lopes de. Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática. 2015. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19746
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19746
identifier_str_mv OLIVEIRA, Allisson Lopes de. Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino no ensino tecnológico de informática. 2015. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19746
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580803717955584