Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Ivete, Fleith, Denise de Souza, Alencar, Eunice M. L. Soriano de, Almeida, Leandro Silva, Araújo, Alexandra M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30713
http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707
Resumo: Criatividade é atualmente tomada como aspecto essencial na Educação Superior. Há, contudo, discrepância entre a necessidade de criatividade e o que a universidade proporciona. Este estudo avaliou percepções de 1599 alunos universitários de dois países (1059 brasileiros e 540 portugueses), de duas áreas curriculares (Ciências e Tecnologias - Sc&T; Ciências Sociais, Artes e Humanidades - SscA&H) sobre a presença de criatividade nas práticas docentes, instrucionais e avaliativas, de que são alvo. Os resultados mostraram efeitos interativos significativos entre as variáveis país e área curricular para a maioria dos fatores avaliados: encorajamento de novas ideias, clima para expressão de ideias e interesse pela aprendizagem dos alunos. Os estudantes brasileiros de Sc&T mostraram percepções mais negativas da sala de aula, comparados com os de SScA&H; os alunos portugueses obtiveram padrões opostos nos resultados. Algumas hipóteses explicativas são discutidas e são apresentadas orientações para pesquisa futura.
id UNB_3fb946c0548771258a6d4c2f7fe615be
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30713
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and BrazilPráticas docentes para criatividade na universidade : estudo em Portugal e no BrasilPrácticas docentes para creatividad en la universidad : estudio en Portugal y BrasilEnsino superiorCriatividadeTrabalho docenteEstudantesCulturaCriatividade é atualmente tomada como aspecto essencial na Educação Superior. Há, contudo, discrepância entre a necessidade de criatividade e o que a universidade proporciona. Este estudo avaliou percepções de 1599 alunos universitários de dois países (1059 brasileiros e 540 portugueses), de duas áreas curriculares (Ciências e Tecnologias - Sc&T; Ciências Sociais, Artes e Humanidades - SscA&H) sobre a presença de criatividade nas práticas docentes, instrucionais e avaliativas, de que são alvo. Os resultados mostraram efeitos interativos significativos entre as variáveis país e área curricular para a maioria dos fatores avaliados: encorajamento de novas ideias, clima para expressão de ideias e interesse pela aprendizagem dos alunos. Os estudantes brasileiros de Sc&T mostraram percepções mais negativas da sala de aula, comparados com os de SScA&H; os alunos portugueses obtiveram padrões opostos nos resultados. Algumas hipóteses explicativas são discutidas e são apresentadas orientações para pesquisa futura.Creativity is nowadays seen as an essential feature in higher education. Nevertheless, there is a discrepancy between the need for creativity and what higher education classrooms provide. This study assessed the perceptions of 1599 higher education students from two countries (1059 Brazilian and 540 Portuguese students), from two academic domains (Sciences and Technologies - Sc&T; Social Sciences, Arts, and Humanities - SScA&H), about the presence of creativity in their teachers’ instruction and evaluation practices. The study’s findings evidence interactive effects between the variables country and academic domain for most of the assessed factors: encouragement of new ideas, climate for the expression of ideas, and interest in students’ learning. Brazilian Sc&T students presented more negative perceptions of their classroom environments when compared to SScA&H students; Portuguese students showed opposite patterns of results. Some hypothetical explanations are discussed and future directions for research are presented.La creatividad está actualmente considerada como aspecto esencial en la Educación Superior. Sin embargo, existe discrepancia entre la necesidad de creatividad y lo que la universidad ofrece. Este estudio evaluó percepciones de 1.599 estudiantes universitarios (1.059 de Brasil y 540 de Portugal) de dos áreas curriculares (Ciencia y Tecnología - Sc&T; Ciencias Sociales, Artes y Humanidades - SscA&T) acerca de la presencia de creatividad en las prácticas docentes, instructivas y evaluativas dirigidas a ellos. Los resultados mostraron efectos de interacción significativos entre las variables país y área curricular para la mayoría de los factores evaluados: fomento de nuevas ideas, entorno para la expresión de ideas e interés en el aprendizaje del estudiante. Los estudiantes brasileños de Sc&T mostraron percepciones más negativas de la clase en comparación con los de SSCA&H; los estudiantes portugueses obtuvieron patrones opuestos en los resultados. Algunas hipótesis explicativas se discuten y se presentan directrices para investigación futura.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-01-04T19:14:46Z2018-01-04T19:14:46Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAIS, Maria de Fátima et al. Teaching practices for creativity at university: a study in Portugal and Brazil. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 27, n. 67, p. 56-64, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200056&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30713http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707Paidéia (Ribeirão Preto) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200056&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Maria de FátimaAzevedo, IveteFleith, Denise de SouzaAlencar, Eunice M. L. Soriano deAlmeida, Leandro SilvaAraújo, Alexandra M.engreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/30713Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
Práticas docentes para criatividade na universidade : estudo em Portugal e no Brasil
Prácticas docentes para creatividad en la universidad : estudio en Portugal y Brasil
title Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
spellingShingle Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
Morais, Maria de Fátima
Ensino superior
Criatividade
Trabalho docente
Estudantes
Cultura
title_short Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
title_full Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
title_fullStr Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
title_full_unstemmed Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
title_sort Teaching practices for creativity at university : a study in Portugal and Brazil
author Morais, Maria de Fátima
author_facet Morais, Maria de Fátima
Azevedo, Ivete
Fleith, Denise de Souza
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Almeida, Leandro Silva
Araújo, Alexandra M.
author_role author
author2 Azevedo, Ivete
Fleith, Denise de Souza
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Almeida, Leandro Silva
Araújo, Alexandra M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
Azevedo, Ivete
Fleith, Denise de Souza
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Almeida, Leandro Silva
Araújo, Alexandra M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Criatividade
Trabalho docente
Estudantes
Cultura
topic Ensino superior
Criatividade
Trabalho docente
Estudantes
Cultura
description Criatividade é atualmente tomada como aspecto essencial na Educação Superior. Há, contudo, discrepância entre a necessidade de criatividade e o que a universidade proporciona. Este estudo avaliou percepções de 1599 alunos universitários de dois países (1059 brasileiros e 540 portugueses), de duas áreas curriculares (Ciências e Tecnologias - Sc&T; Ciências Sociais, Artes e Humanidades - SscA&H) sobre a presença de criatividade nas práticas docentes, instrucionais e avaliativas, de que são alvo. Os resultados mostraram efeitos interativos significativos entre as variáveis país e área curricular para a maioria dos fatores avaliados: encorajamento de novas ideias, clima para expressão de ideias e interesse pela aprendizagem dos alunos. Os estudantes brasileiros de Sc&T mostraram percepções mais negativas da sala de aula, comparados com os de SScA&H; os alunos portugueses obtiveram padrões opostos nos resultados. Algumas hipóteses explicativas são discutidas e são apresentadas orientações para pesquisa futura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08
2018-01-04T19:14:46Z
2018-01-04T19:14:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Maria de Fátima et al. Teaching practices for creativity at university: a study in Portugal and Brazil. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 27, n. 67, p. 56-64, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200056&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30713
http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707
identifier_str_mv MORAIS, Maria de Fátima et al. Teaching practices for creativity at university: a study in Portugal and Brazil. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 27, n. 67, p. 56-64, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200056&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30713
http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272767201707
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580802340126720