A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Iracema
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3443
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.
id UNB_3fcb03eb0226b625dd46f4ffbfe422cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3443
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo LattesCiência da informaçãoComunicação científicaProfessores universitários - produtividadeUniversidades e faculdades - pós-graduaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.Esta dissertação apresenta uma possibilidade de abordagem quantitativa de produtividade em quesitos afetos à comunicação científica dos docentes dos programas de pós-graduação no âmbito da Ciência da Informação. Foram utilizados como referência os parâmetros de mensuração da produtividade dos programas quanto à comunicação científica, atribuídos pelo Comitê de Ciências Sociais Aplicadas I, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A ausência de mensuração de produtos oriundos de congressos científicos nos critérios do comitê foi a razão deste estudo feito através de dados extraídos da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para estabelecer quadros comparativos de produtividade contemplando resumos e artigos completos publicados em anais de congressos. Dois grandes quadros de variáveis foram analisados referentes ao período 2000-2006: um que ponderou as pontuações estabelecidas pelo comitê de área da Capes e outro que acrescentou à tal pontuação dados oriundos dos resumos e publicações de artigos completos em anais de congressos. De tais quadros foram consolidados três rankings comparativos: para os programas, para as linhas e para os docentes. Constatamos que a inserção das variáveis ligadas aos congressos provocou significativas modificações em todos os rankings. Foi defendida, então, como forma de incrementar os canais de comunicação científica, a necessidade de uma reflexão sobre a inclusão — e correspondente pontuação — dos resumos e artigos completos em anais de congressos na mensuração da produtividade dos programas de pós-graduação afetos à Ciência da Informação, pela Capes. O “fazer científico” dos pesquisadores das comunidades no âmbito da Ciência da Informação poderia ter maior reconhecimento para converter esse campo emergente em uma área do conhecimento institucionalmente mais autônoma. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTA possibility of quantitative approach for productivity regarding scientific communication of professors from post-graduation programs in Information Science is discussed in this dissertation. Parameters of program productivity assessment were taken as reference, such as the ones assigned by the Comitê de Ciências Sociais Aplicadas I (Applied Sciences Committee) of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Coordination for Improvement of Higher Education Staff). The lack of measurement mechanisms for outputs of scientific meetings in compliance with the Committee’s criteria was the reason for this study to be carried out using data obtained from the Lattes platform of the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (National Scientifical and Technological Development Board), for creating comparative productivity pictures that should comprise abstracts and full articles in congress proceedings. Two big sets of variables were analysed from the period 2000- 2006: one that weighted the scores defined by the CAPES area committee and the other one that added to such scores the data contained in abstracts and full articles published in congress proceedings. From those sets, three comparative rankings were consolidated: for programs, research areas and professors. We noticed that the inclusion of congress-related variables have caused remarkable changes in all the rankings. Than, as mechanism for improving scientific communication channels it was recognized the need of CAPES considering the inclusion – and corresponding ranking – of abstracts and full texts of articles in congress proceedings for measuring the productivity of Information Science post-graduation programs. The “scientific work” of researchers within Information Science communities could be better acknowledged, so as to move this emerging area into a more autonomous knowledge field.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAncona Lopez, André PortoMarinho, Iracema2010-01-26T22:00:12Z2010-01-26T22:00:12Z2010-01-262007-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Iracema. A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional: análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3443info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T16:17:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/3443Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T16:17:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
title A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
spellingShingle A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
Marinho, Iracema
Ciência da informação
Comunicação científica
Professores universitários - produtividade
Universidades e faculdades - pós-graduação
title_short A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
title_full A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
title_fullStr A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
title_full_unstemmed A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
title_sort A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional : análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes
author Marinho, Iracema
author_facet Marinho, Iracema
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ancona Lopez, André Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Iracema
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Comunicação científica
Professores universitários - produtividade
Universidades e faculdades - pós-graduação
topic Ciência da informação
Comunicação científica
Professores universitários - produtividade
Universidades e faculdades - pós-graduação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-05
2010-01-26T22:00:12Z
2010-01-26T22:00:12Z
2010-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Iracema. A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional: análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3443
identifier_str_mv MARINHO, Iracema. A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional: análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do Currículo Lattes. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580677030051840