Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8651
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamente de História, 2010.
id UNB_40504a3c26eb5cd913295b20bd8fae8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8651
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)Sexo - diferençasEducação - Goiás (Estado)Educação - históriaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamente de História, 2010.Na presente tese, nosso objetivo é o de historicizar a experiência de escolarização de meninas e meninos na Província de Goiás no século XIX (1827-1889). Nosso argumento é o de que a escola funcionou como complexa tecnologia social de gênero, produtora/reprodutora dos efeitos de masculino/feminino em corpos, em comportamentos e em relações sociais. Nesse sentido, investigamos as estratégias e as técnicas discursivas mobilizadas no cotidiano escolar, de modo a domesticar, a modelar, a produzir corpos úteis, isto é, educados e civilizados segundo a lógica da partilha desigual de gênero: meninos pra cá, meninas pra lá! Na investigação feita, priorizamos um corpo documental formado por um conjunto de leis, de relatórios, de mensagens presidenciais relativos à instrução pública, de jornais, de literatura memorialística e de viagem, de mapas de frequência de alunos/as, de planos de aula, de fragmentos de livros didáticos e de termos de exames. Na análise realizada, utilizamos conceitos e perspectivas do pensamento da diferença, particularmente de Michel Foucault, bem como da teoria das representações sociais e da epistemologia feminista. Trata-se de abordagem interdisciplinar, ancorada no solo disciplinar da história, no esforço de mostrar como se deu a experiência diferenciada e desigual de escolarização das meninas, em relação à dos meninos, nas escolas de instrução pública primária da Província de Goiás. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this thesis, our objective is to historicize the schooling experience of boys and girls in the Province of Goiás which occurred during in the 19th century (1827-1889). Our argument is that the school has worked as a complex social technology of gender, producing/replicating effects of male/female in bodies, in behaviors and social relations. In this sense, we investigated strategies and discursive techniques mobilized in daily school life, to domesticate, to model, to produce useful bodies, in other words, to educated and civilize individuals, according to the logic of unequal separation of genders: boys over here, girls over there! In research conducted, we selected a set of documents, including a set of laws, narratives reports, presidential messages concerning to public education, newspapers, memoirs and travel literatures, schools attendance records, lesson plans, fragments of textbooks and terms of exam. In the analysis carried, we used concepts and perspective of the theory of difference, particularly Michel Foucault, as well as the social representations theory and feminist epistemology. This is an interdisciplinary study, anchored in the discipline of history, in an effort to show how the differentiated and unequal experience of schooling between girls and boys happened in the primary school education of the public schools in the Province of Goias.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaMuniz, Diva do Couto GontijoSilva, Thiago Fernando Sant'Anna e2011-06-27T14:15:51Z2011-06-27T14:15:51Z2011-06-272010-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Thiago Fernando Sant'Anna e. Gênero, história e educação: a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889). 2010. 240 f. Tese (Doutorado em História)-Universide de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8651info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T16:50:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/8651Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T16:50:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
title Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
spellingShingle Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
Sexo - diferenças
Educação - Goiás (Estado)
Educação - história
title_short Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
title_full Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
title_fullStr Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
title_full_unstemmed Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
title_sort Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
author Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
author_facet Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Diva do Couto Gontijo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
dc.subject.por.fl_str_mv Sexo - diferenças
Educação - Goiás (Estado)
Educação - história
topic Sexo - diferenças
Educação - Goiás (Estado)
Educação - história
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamente de História, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-29
2011-06-27T14:15:51Z
2011-06-27T14:15:51Z
2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thiago Fernando Sant'Anna e. Gênero, história e educação: a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889). 2010. 240 f. Tese (Doutorado em História)-Universide de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8651
identifier_str_mv SILVA, Thiago Fernando Sant'Anna e. Gênero, história e educação: a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889). 2010. 240 f. Tese (Doutorado em História)-Universide de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580781684228096