Formação e atuação do nutricionista em educação alimentar e nutricional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45631 |
Resumo: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana, 2019. |
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Formação e atuação do nutricionista em educação alimentar e nutricionalEducação alimentar e nutricionalFormação profissionalAtenção básicaEducação e nutricionistaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana, 2019.A Educação Alimentar e Nutricional (EAN)é reconhecida como um campo de conhecimento e ação estratégica para o alcance da Segurança Alimentar e Nutricional e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil. Na formação em Nutrição, a EAN é conteúdo obrigatório, e visa sobretudo desenvolver o papel de educador em saúde que o nutricionista deve desempenhar. Nas universidades brasileiras o ensino de EAN ocorre geralmente no formato de disciplina específica, onde observam-se lacunas desde a necessidade de fundamentação teórica e metodológica, dificuldades de articulação com outros campos do conhecimento bem como um desequilíbrio entre teoria e prática. Este estudo teve como objetivo investigar a formação e atuação do nutricionista no campo da EAN no Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativa, fundamentado pela Teoria da Representação Social. Os participantes do estudo foram os docentes da disciplina de EAN de Instituições de Ensino Superior (IES)do Brasil e os nutricionistas da Atenção Primária de Saúde (APS) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE)do Distrito Federal (DF). A pesquisa foi realizada em duas etapas.A1ªetapaobjetivou caracterizar a disciplina de EAN por meio de um questionário online, onde foram recolhidas informações sobre os aspectos formais da disciplina e seus objetivos, perfil do docente, conteúdo programático, metodologias de ensino, habilidades e competências almejadas, transversalidade do tema no currículo, desafios e potencialidades da EAN na formação. A 2ª etapa foi realizada por meio de entrevistas presenciais com docentes de EAN do DF e por meio de grupos focais com os nutricionistas que atuam na saúde e na educação do DF. Essa etapa teve o intuito de analisar em profundidade como a disciplina de EAN tem sido conduzida na graduação e como a formação em EAN subsidiou a atuação dos profissionais. Os dados quantitativos foram analisados no software Data Analysis and Statistical Software (Stata)SE®. As informações qualitativas foram analisadas por meio de duas abordagens advindas da teoria da Representação Social: Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e Teoria do Núcleo Central. Participaram do estudo 123 profissionais, sendo 104 docentes (um representante por instituição de ensino), 10 nutricionistas da APS e 9 nutricionistas da SEE do DF. Os dados foram coletados no período de março de 2017 a abril de 2018.As IES participantes equivalem a 27% das instituições brasileiras e são oriundas das seguintes regiões: 43,3% do Sudeste, 26,9% Nordeste, 16,4% Sul, 8,6% Norte e 4,8% do Centro Oeste. Mais da metade dos docentes (57,7%) se formaram em instituição pública e 65,4% atuam em IES privadas. Quanto a carga horária de trabalho, 57,6% dos docentes trabalham de 20 a 40 horas semanais e 37,5% ministram a disciplina de EAN de 5 a 10 anos. Em 51,0% dos cursos a carga horária total da disciplina de EAN é de 40 a80 horas. Quanto à distribuição, 62,5% dos cursos destinam de 60 a 100% da carga horária total para a abordagem teórica. Os objetivos da disciplina de EAN na graduação visam preparar o aluno para atuar nos diferentes campos de prática, reconhecendo que a alimentação e nutrição não se reduzem a uma combinação de nutrientes. Além disso, na disciplina de EAN almeja-se ensinar desde o planejamento até a avaliação das estratégias. A maioria dos docentes mencionaram a necessidade do ensino transversal em EAN e também a presença de uma disciplina específica, o que permitiria entre outros aspectos, aprofundar conceitos e práticas, e assegurar que a EAN seja abordada adequadamente na formação. O conteúdo programático mais citado no ensino foi planejamento e desenvolvimento de ações educativas. Já as estratégias de ensino aprendizagem envolvem desde a elaboração de materiais e aula expositiva dialogada, até estudo de texto, seminários e outros métodos. As habilidades e competências identificadas como necessárias, perpassam pela criticidade, autonomia, comunicação, humanização e entre outras. Observou-se estreita relação entres os objetivos da disciplina de EAN e as competências desejadas. Foram realizadas duas sessões de grupo focal, uma com cada grupo (saúde e educação), onde as nutricionistas expressaram que a formação em EAN foi pontual e que disciplina não as capacitou suficientemente. As nutricionistas da Educação mencionaram que a formação em EAN deveria ter dado mais subsídios no campo pedagógico, enquanto que as nutricionistas que atuam na saúde assinalaram que uma das fragilidades da formação foi a questão política e social, que contextualizam a alimentação enquanto um fenômeno social e político. Como potencialidades a formação em EAN desperta o senso crítico, sendo as atividades práticas o diferencial na aprendizagem. Como retorno aos participantes do estudo, foi realizado no formato de oficinas, um curso de extensão em EAN para os profissionais do DF.Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).The Food and Nutrition Education (FNE) is recognized as a field of knowledge and strategic action for the achievement of Food and Nutrition Security and the guarantee of the Human Right to Adequate Food in Brazil. FNE is a mandatory content in Nutrition graduation and aims above all to develop the role of health educator that the nutritionist should play. In Brazilian universities, the teaching of FNE is usually takes place in the format of an specific subject, in which there are gaps from the need for theoretical and methodological foundation, difficulties in articulating with other fields of knowledge as well as an imbalance between theory and practice. This study aimed to investigate the formation and performance of the nutritionist in the field of FNE in Brazil. This is an exploratory study with a qualitative and quantitative approach, based on the Theory of Social Representation. The study participants were the teachers of the FNE discipline of Higher Education Institutions (HEI) in Brazil and the nutritionists of Primary Health Care (PHC) and the State Department of Education (SDE) of the Federal District (DF). The research was developed in two stages. The first stage aimed to characterize the discipline of FNE through an online questionnaire, which collected information on the formal aspects of the subject and its objectives, teacher profile, themes, teaching methodologies, desired skills and competences, transversality of the subject in the curriculum, challenges and potentialities in graduation. The second stage was conducted through face-to-face interviews with FNE teachers from the DF and through focus groups with nutritionists working in health and education in DF. This stage aimed to analyze in depth how the discipline of FNE has been conducted in undergraduate degree and how the training in FNE subsidized the action of professionals. Quantitative data were analyzed using the Data Analysis and Statistical Software (Stata) SE® software. Qualitative information was analyzed through two approaches from the theory of Social Representation: Collective Subject Discourse (CSD) and Central Nucleus Theory. The study included 123 professionals, 104 teachers (one representative per educational institution), 10 nutritionists from PHC, and 9 nutritionists from SEE from DF. Data were collected from March 2017 to April 2018. The participating HEIs are equivalent to 27% of the Brazilian institutions and come from the following regions: 43.3% from the Southeast, 26.9% from the Northeast, 16.4% from the South, 8.6% from the North, and 4.8% from the Midwest. More than half of the teachers (57.7%) graduated from public institutions and 65.4% work in private HEIs. Regarding the workload, 57.6% of teachers work from 20 to 40 hours per week and 37.5% teach the discipline of EAN from 5 to 10 years. In 51.0% of the courses the total workload of the FNE course is 40 to 80 hours. Among the courses, 62.5% allocate 60 to 100% of the total workload for the theoretical approach. The objectives of the undergraduate FNE course aim to prepare the students to work in different fields of practice, recognizing that food and nutrition cannot be reduced to a combination of nutrients. In addition, the FNE course aims to teach from planning to strategy evaluation. Most of the teachers mentioned the need for cross-sectional education in FNE as well as the presence of a specific subject, which would allow, among other aspects, to deepen concepts and practices, and to ensure that the FNE is adequately addressed in training. The most cited content in teaching was planning and development of educational actions. The teaching-learning strategies involve from the elaboration of materials and dialogued lecture, to text study, seminars and other methods. The skills and competences identified as necessary go through criticality, autonomy, communication, humanization and others. A close relationship was observed between the objectives of the FNE discipline and the desired competencies. Two focus group sessions were held, one with each group (health and education), where nutritionists expressed that the training in FNE was punctual and that discipline did not sufficiently train them. Education nutritionists mentioned that FNE training should have given more subsidies in the pedagogical field, while health nutritionists pointed out that one of the weaknesses of education was the political and social issue, which contextualizes food as a social and social phenomenon political. As potentialities, training in FNE arouses critical sense, and practical activities are the differential in learning. In return, to the study participants, an extension course in FNE was held in the format of workshops for the professionals of the DF.Recine, Elisabettagessicamercia@gmail.comAlmeida, Géssica Mércia de2023-01-23T17:33:42Z2023-01-23T17:33:42Z2023-01-232019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Géssica Mércia de. Formação e atuação do nutricionista em educação alimentar e nutricional. 2019. 206 f., il. Tese (Doutorado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45631A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-07T20:20:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/45631Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-07T20:20:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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