As fraturas no projeto de uma literatura nacional : representação na narrativa brasileira contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8262 |
Resumo: | Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010. |
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As fraturas no projeto de uma literatura nacional : representação na narrativa brasileira contemporâneaRepresentação literáriaLiteratura brasileira contemporâneaRomance brasileiro contemporâneoTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.A representação literária, dentro de sua complexidade, tem sido abordada na tradição da crítica literária brasileira como o processo em que as dinâmicas sociais são plasmadas na forma literária. Além disso, algumas categorias como formação e sistema, que têm resistido como balizas dessa crítica, são associadas a um projeto nacional. A narrativa brasileira contemporânea mostra-se resistente a essas categorias, articulando uma perspectiva calcada em noções de multiculturalidade e policentrismo, que fratura esse projeto nacional. Nesse sentido, a fim de pensar como opera a representação nos romances brasileiros publicados por grandes editoras a partir de 1990, esta tese busca compreender esse processo, mediado pelo campo literário, por meio da discussão das categorias sistema, formação, cânone, literatura nacional e língua nacional, em Cidade de Deus, de Paulo Lins, Teatro, de Bernardo Carvalho, Dois irmãos, de Milton Hatoum, Coisas que os homens não entendem, de Elvira Vigna, e Joana a contragosto, de Marcelo Mirisola. No capítulo I “Representação: conceito e problemas” discute-se o conceito de representação por meio da reconsideração das posições de sujeito e objeto nessa relação, visando a uma representação que considere o aspecto responsivo desse objeto, numa leitura que aborda a ética do problema. Já o capítulo II “Nação e sistema literário nacional” revisa principalmente os conceitos de formação e sistema de Antonio Candido, propondo os limites de sua obra capital Formação da literatura brasileira, e assim, também, problematizando seus continuadores e questionando o lugar de sua metodologia na crítica sobre a literatura brasileira contemporânea. A justificativa das escolhas metodológicas e dos textos literários que são discutidos nesta tese concentra-se no capítulo III “A literatura como conhecimento do mundo: metodologia e corpus”. O debate sobre questões sobre a nação a partir dos romances contemporâneos é feito no capítulo IV “Representação na narrativa brasileira contemporânea”. O capítulo V “Parâmetros críticos para a literatura brasileira contemporânea” é propõe alguns pressupostos para a leitura de romances brasileiros contemporâneos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTLiterary representation, within its complexity, have been seen by the Brazilian literary critics as the process in which social dynamics is transformed into literature. Besides, some categories used by that traditional critics, such as, formation and system, are related to a national project.Brazilian contemporary narrative has been an obstacle to such categories, building a perspective based in terms of multiculturality and polycentrism. In an ethical community, the narratives with a transnational approach, with a mumbling speech and conscious of the coloniality of the power react to that critics tradition. Thus, in order to think of the representation in Brazilian novels published by the greatest editorial corporations since 1990, this thesis seeks to understand such process, mediated by the concept of literary field, in Cidade de Deus, by Paulo Lins, Teatro, by Bernardo Carvalho, Dois irmãos, by Milton Hatoum, Coisas que os homens não entendem, by Elvira Vigna, e Joana a contragosto, by Marcelo Mirisola. On chapter I: “Representation: concept and problems”, we discuss the concept of representation reconsidering the positions of a subject and an object, aiming to reach the responsive aspect of such object, in an ethical approach to the problem. Chapter II “Nation and national literary system” reviews the concepts of formation and system, as they have been stated by Antonio Candido. We set the limits of his capital work Formação da literatura brasileira questioning him as well his followers the place of his critical methods in face of Brazilian contemporary literature. We justify the methodological choices as well as the novels which are discussed in this thesis on chapter III “Literature as knowledge about the world: methodology and corpus”. The debate on nation issues with the contemporary novels takes place on chapter IV “Representations in Brazilian contemporary narrative”. Chapter V “Critics parameters for Brazilian contemporary literature” postulates some premises to discuss Brazilian contemporary literature.Dalcastagnè, ReginaMata, Anderson Luís Nunes da2011-06-06T19:24:35Z2011-06-06T19:24:35Z2011-06-062010-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMATA, Anderson Luís Nunes da. As fraturas no projeto de uma literatura nacional : representação na narrativa brasileira contemporânea. 2010. 180 f. 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