Cursos de especialização em saúde da família : o que muda no trabalho com a formação?
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30327 http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0020 |
Resumo: | A persistência de práticas orientadas pelo modelo biomédico e a desconexão entre trabalho e formação são apontadas como desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil, que vêm sendo enfrentados com cursos de especialização. A partir da percepção de egressos, este artigo analisa as mudanças ocorridas no trabalho, decorrentes da formação em saúde da família e comunidade. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no Distrito Federal com médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, por meio de: questionário eletrônico, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Da análise temática de conteúdo, surgiram duas categorias: “abriu-se um universo de conhecimentos” e “um novo modo de fazer em um contexto adverso”. O contexto é limitador, mas a formação teve potência para mobilizar um conjunto de ingredientes necessários para gerar a competência profissional. |
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Cursos de especialização em saúde da família : o que muda no trabalho com a formação?Specialization training courses on family health : what can training change in the work?Cursos de especialización en salud de la familia : qué cambia en el trabajo con la formación?Trabalho em saúdeAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaFormação profissionalEtnologiaA persistência de práticas orientadas pelo modelo biomédico e a desconexão entre trabalho e formação são apontadas como desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil, que vêm sendo enfrentados com cursos de especialização. A partir da percepção de egressos, este artigo analisa as mudanças ocorridas no trabalho, decorrentes da formação em saúde da família e comunidade. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no Distrito Federal com médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, por meio de: questionário eletrônico, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Da análise temática de conteúdo, surgiram duas categorias: “abriu-se um universo de conhecimentos” e “um novo modo de fazer em um contexto adverso”. O contexto é limitador, mas a formação teve potência para mobilizar um conjunto de ingredientes necessários para gerar a competência profissional.The persistence of bio-medically oriented practices and the mismatch between training and work are identified as the challenges for the rolling out of Primary Health Care (PHC) in Brazil. This paper analyzes work changes in PHC after following specialization level training courses on community and family health, from the point of view of the trained professionals. It is a qualitative study carried on from 2011 to 2013 in the Federal District (DF) involving doctors, nurses and dentists. Data was collected with the use of digital questionnaires, semistructured interviews and focal groups. From the thematic content analysis, two categories emerged: “a universe of knowledge has opened up” and a “new way of doing things in an adverse working environment”. The context of the PHC in DF is a constraint but the training had the potential to generate professional competences.La persistencia de prácticas orientadas por el modelo biomédico y la falta de articulación entre trabajo y formación son apuntadas como importantes desafios para la Atención Primaria de la Salud en Brasil, cosa que está siendo actualmente enfrendada con la organización de cursos de especialización en salud familiar y comunitaria. Desde la percepción de alumnos graduados, este artículo analiza los cambios en el propio trabajo después de haber finalizado el curso. Éste es un estudio cualitativo realizado en el Distrito Federal con médicos, enfermeras y odontólogos. Del análisis temático del contenido emergieron dos categorías: “se nos ha abierto un universo de conocimiento” y “ésta es una nueva forma de hacer en un entorno difícil“. El contexto es un fator limitante, pero la formación pose la potencia para poder movilizar un conjunto de ingredientes necesarios para generar la competencia profesional.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)UNESP2017-12-07T05:18:41Z2017-12-07T05:18:41Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfSCHERER, Magda Duarte dos Anjos et al. Cursos de especialização em Saúde da Família: o que muda no trabalho com a formação? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 58, p. 691-702, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300691&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0020. ______________________________________________________________________________________________________________________________SCHERER, Magda Duarte dos Anjos et al. Specialization training courses on Family Health: what can training change in the work? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 58, p. 691-702, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300691&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. Epub 01-Abr-2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30327http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0020porengInterface - Comunicação, Saúde, Educação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300691&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Magda Duarte dos AnjosOliveira, Camila Izabela deCarvalho, Wania Maria do Espírito SantoCosta, Marisa Pacinireponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-07T01:00:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/30327Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-07T01:00:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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