Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Mônica Castagna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30628
http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017181170
Resumo: Este artigo integrou pesquisas vinculadas ao Observatório da Educação, que tem entre seus objetivos analisar concepções e práticas formativas desenvolvidas nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Com fundamentação nas categorias do materialismo histórico dialético, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, pretendeu-se neste trabalho estudar as potenciais contribuições para as políticas de formação de educadores vindas desses cursos, a partir de seu projeto político pedagógico original. A elaboração dos cursos contou com a presença dos movimentos camponeses, com ênfase na concepção da Organização Escolar e no Trabalho Pedagógico propostos para viabilizar a materialização das Escolas do Campo.
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spelling Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadoresContributions of rural education degree courses to educators’ training policiesContributions des cours de diplôme en éducation rurale aux politiques de formation des éducateursEducação do campoPolítica públicaProfessores - formaçãoEste artigo integrou pesquisas vinculadas ao Observatório da Educação, que tem entre seus objetivos analisar concepções e práticas formativas desenvolvidas nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Com fundamentação nas categorias do materialismo histórico dialético, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, pretendeu-se neste trabalho estudar as potenciais contribuições para as políticas de formação de educadores vindas desses cursos, a partir de seu projeto político pedagógico original. A elaboração dos cursos contou com a presença dos movimentos camponeses, com ênfase na concepção da Organização Escolar e no Trabalho Pedagógico propostos para viabilizar a materialização das Escolas do Campo.This article integrated research linked to the Observatory of Education, whose objectives involve analyzing conceptions and training practices developed in training courses for rural education. Based on the categories of Dialectical and Historical Materialism, through bibliographical, documents, and field research, this work intended to analyze the potential contributions to policies of training aimed at educators who attended such courses, according to their original political and pedagogical project. The preparation of courses counted on peasant movements, with emphasis to the conception of School Organization and Pedagogical Work proposed to make the materialization of schools in rural areas more feasible.Cet article intègre des recherches liées à l’Observatoire de l’Éducation, qui a pour objectif d’analyser les concepts et les pratiques de formation adoptés par les cours de diplôme en éducation dans les régions rurales. Sur la base des catégories du matérialisme historique dialectique, par le biais de recherches bibliographiques, documentales et de terrain, le travail vise à comprendre les contributions potentielles aux politiques de formation des éducateurs issus de ces cours, sur la base de leur projet pédagogique politique original. Le déroulement des cours comptait sur les mouvements paysans, en mettant l’accent sur la conception de l’organisation scolaire et du travail pédagogique proposé pour réaliser la matérialisation des écoles dans les zones rurales.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-01-04T19:13:24Z2018-01-04T19:13:24Z2017-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLINA, Mônica Castagna. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 587-609, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300587&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017181170.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30628http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017181170Educação & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300587&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Mônica Castagnaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:17:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/30628Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:17:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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