Validação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44604 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822 https://orcid.org/0000-0002-7941-0816 https://orcid.org/0000-0002-9113-0729 https://orcid.org/0000-0002-2675-8085 https://orcid.org/0000-0002-4984-4541 https://orcid.org/0000-0002-8784-9589 |
Resumo: | Objetivo: validar o constructo e a confiabilidade do instrumento Ludic-Quest para avaliação da ludicidade de jogos, por meio de fatores latentes à jogabilidade, percepção da aprendizagem e às emoções na partida. Métodos: estudo transversal de validação das propriedades psicométricas do instrumento. 247 pessoas responderam ao questionário após uma partida do jogo Violetas. Análise Fatorial Exploratória, com uso do KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax e carga fatorial (>0,6). Confiabilidade pelo Alfa de Cronbach (>0,6). Resultados: na jogabilidade/aprendizagem, KMO=0,859, Bertlett significativo. O autovalor indicou quatro fatores (reflexões; imersão; desafios; estética) e 10 variáveis retidas. Na análise fatorial das emoções: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extração de quatro fatores (prazer; ostranênie; tensão; diversão) e 10 variáveis retidas. As 20 variáveis validadas contêm confiabilidade (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusões: os oito fatores validados centralizam o lúdico na produção de jogos na saúde, compondo um instrumento de avaliação da ludicidade confiável à utilização em pesquisas. |
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Validação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campoValidation of Ludic-Quest to the playfulness of health games : gameplay and emotions on the fieldValidación de Ludic-Quest a la ludicidad de los juegos de salud : jugabilidad y emociones en el campoEstudos de validaçãoAnálise fatorialJogosAprendizagemEmoçõesObjetivo: validar o constructo e a confiabilidade do instrumento Ludic-Quest para avaliação da ludicidade de jogos, por meio de fatores latentes à jogabilidade, percepção da aprendizagem e às emoções na partida. Métodos: estudo transversal de validação das propriedades psicométricas do instrumento. 247 pessoas responderam ao questionário após uma partida do jogo Violetas. Análise Fatorial Exploratória, com uso do KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax e carga fatorial (>0,6). Confiabilidade pelo Alfa de Cronbach (>0,6). Resultados: na jogabilidade/aprendizagem, KMO=0,859, Bertlett significativo. O autovalor indicou quatro fatores (reflexões; imersão; desafios; estética) e 10 variáveis retidas. Na análise fatorial das emoções: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extração de quatro fatores (prazer; ostranênie; tensão; diversão) e 10 variáveis retidas. As 20 variáveis validadas contêm confiabilidade (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusões: os oito fatores validados centralizam o lúdico na produção de jogos na saúde, compondo um instrumento de avaliação da ludicidade confiável à utilização em pesquisas.Objective: to validate Ludic-quest construct and reliability to assess game playfulness, through latent factors in gameplay, perception of learning and emotions in the game. Methods: a cross-sectional study to validate the instrument’s psychometric properties. 247 people responded to the questionnaire after a match in the game Violetas. Exploratory Factor Analysis, using KMO (>0.7), Bertlett (p=0.005), Varimax and factor loading (>0.6). Reliability by Cronbach’s alpha (>0.6). Results: in gameplay/learning, KMO=0.859, Bertlett significant. The eigenvalue indicated four factors (reflections; immersion; challenges; aesthetics), 10 retained variables. In the factor analysis of emotions: KMO=0.817; Bartlett p=0.000. Extraction of four factors (pleasure; ostraenie; tension; fun), 10 retained variables. The 20 validated variables contain reliability (Cronbach’s alpha=0.716). Conclusions: the eight validated factors centralize playfulness in health game production, composing a reliable playfulness assessment instrument for use in research.Objetivo: validar el constructo y la confiabilidad del instrumento Ludic-Quest para evaluar la lúdica de los juegos, a través de factores latentes en la jugabilidad, percepción del aprendizaje y emociones en el juego. Métodos: estudio transversal para validar las propiedades psicométricas del instrumento. 247 personas contestaron el cuestionario después de un partido de Violetas. Análisis Factorial Exploratorio, utilizando KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax y carga factorial (>0,6). Confiabilidad por Alfa de Cronbach (>0.6). Resultados: en jugabilidad/aprendizaje, KMO=0,859, Bertlett significativo. El valor propio indicó cuatro factores (reflexiones; inmersión; desafíos; estética) y 10 variables retenidas. En el análisis factorial de las emociones: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extracción de cuatro factores (placer; ostraenie; tensión; diversión) y 10 variables retenidas. Las 20 variables validadas contienen confiabilidad (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusiones: los ocho factores validados centralizan la ludicidad en la producción de juegos de salud, componiendo un instrumento de evaluación de la ludicidad confiable para uso en investigación.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Associação Brasileira de Enfermagem2022-08-22T14:01:35Z2022-08-22T14:01:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Validação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campo. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.], v. 75, n.4, e20210822, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MTbZQd7S7LmX8n43NrHZRBB/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2022. ____________________________________________________________________________________________________________PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Validation of Ludic-Quest to the playfulness of health games: gameplay and emotions on the field. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.] v. 75, n.4, e20210822, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MTbZQd7S7LmX8n43NrHZRBB/?lang=en. Acesso em: 22 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44604https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822https://orcid.org/0000-0002-7941-0816https://orcid.org/0000-0002-9113-0729https://orcid.org/0000-0002-2675-8085https://orcid.org/0000-0002-4984-4541https://orcid.org/0000-0002-8784-9589(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Maria Raquel Gomes MaiaAlmeida, Alexandre Nascimento deGottems, Leila Bernarda DonatoMundim, Gabriela Duarte AlmeidaOliveira, Rebeca Nunes Guedes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-16T11:14:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/44604Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-16T11:14:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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