Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mônica Padilha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14201
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_41ee5bb203d82410aa8bdb92910da2d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14201
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docenteEvasão docenteEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Universidade de BrasíliaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.Este estudo tem o objetivo de compreender os motivos que levaram Pedagogos formados na Universidade de Brasília (UnB) a desistirem da carreira de professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Para isso, foi preciso estudar e entender o ambiente de formação dos participantes da pesquisa e da instituição de atuação profissional que os levou ao abandono. Os dois primeiros capítulos do trabalho apresentam a história de criação da UnB e da Escola Pública do DF. Para investigar o problema: Por que professores desistem da docência na Secretaria de Educação do DF? foi realizada uma pesquisa de campo com sete pedagogos que evadiram da SEDF após experiência em sala de aula. A entrevista realizada trazia os seguintes assuntos: formação, recepção na SEDF, salário, condições físicas da escola, condições emocionais, trabalho em equipe, relação com os estudantes, organização da turma, estrutura e organização escolar e carga de trabalho. A partir da análise dos dados, identificou-se que a desistência está relacionada, principalmente, às condições de trabalho e às condições emocionais, indicando problemas estruturais no funcionamento e organização da escola. Outro resultado foi observar que mesmo o Distrito Federal atingindo parâmetros aceitáveis de infraestrutura, salário e tempo para coordenar, há ainda uma grande insatisfação dos professores com a escola. Isso leva a acreditar que, mesmo com um alto investimento na infraestrutura e nos salários, faz-se necessário um repensar metodológico e conceitual da escola. As principais contribuições do trabalho foram: compreender a necessidade de uma formação que aproxime a Faculdade de Educação da UnB com a SEDF; evidenciar a desistência de professores relacionada à estrutura escolar atual; abrir o debate para novos enfoques que motivam à desistência dos professores, enfatizando a relevância das condições de trabalho e condições pessoais em detrimento do salário e condições físicas da escola. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe goal of this study is to understand what drove pedagogues, graduated from the Universidade de Brasília (UnB) School of Education, to give up their careers as public teachers, who served with the SEDF (The State Department of Education of Distrito Federal). In order to investigate the causes for this tendency, it was necessary to research and understand the participants' teacher education environment as well as the institution in which they acted as professional educators, and which led them to abandon their careers. The first two chapters present the founding history of both UnB and the Distrito Federal public schools. To investigate the question: Why do teachers give up teaching in the SEDF? fieldwork consisted on interviewing seven pedagogues who have resigned from their teaching positions after experiencing the classroom. Interviews included the following subjects: teacher education, their reception at the SEDF, salaries, school's physical structure, emotional conditions, teamwork, relationships with students, class organization, school's structure, organization and work load. Data analysis has indicated that attrition is related mainly to labor and emotional conditions, indicating structural problems in the school's organization. Another important observation was finding that even with Distrito Federal achieving acceptable parameters in infrastructure, salaries and work load, there is still great dissatisfaction from teachers with the school. It leads to believe that even with high investments in school's physical structure and teacher compensation, it is necessary to rethink educational methods and concepts. The main contributions of this study were understanding the need for a teacher education that brings the School of Education at UnB closer to the SEDF; evidencing teacher turnover due to current school structure; opening the debate to new reasons for teacher turnover, focusing on labor and personal conditions rather than on compensation and physical infrastructure.Tunes, ElizabethFonseca, Mônica Padilha2013-09-26T11:56:56Z2013-09-26T11:56:56Z2013-09-262013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Mônica Padilha. Porque desisti de ser professora: um estudo sobre a evasão docente. 2013. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14201Este trabalho está licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/bync/3.0/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA. Fonte: Informação constante no próprio trabalho.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/14201Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
title Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
spellingShingle Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
Fonseca, Mônica Padilha
Evasão docente
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Universidade de Brasília
title_short Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
title_full Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
title_fullStr Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
title_full_unstemmed Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
title_sort Porque desisti de ser professora : um estudo sobre a evasão docente
author Fonseca, Mônica Padilha
author_facet Fonseca, Mônica Padilha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tunes, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Mônica Padilha
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão docente
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Universidade de Brasília
topic Evasão docente
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Universidade de Brasília
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26T11:56:56Z
2013-09-26T11:56:56Z
2013-09-26
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Mônica Padilha. Porque desisti de ser professora: um estudo sobre a evasão docente. 2013. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14201
identifier_str_mv FONSECA, Mônica Padilha. Porque desisti de ser professora: um estudo sobre a evasão docente. 2013. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508333524058112