Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alan de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16851
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
id UNB_430c9e157607f70a761daf5bc163dff9
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/16851
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lopes, Alan de OliveiraArruda, Fabiana Serra de2014-11-12T13:34:21Z2014-11-12T13:34:21Z2014-11-122014-08-12LOPES, Alan de Oliveira. Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário: um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia. 2014. xvii, 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16851Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.O objetivo da pesquisa foi a identificação de fatores que podem influenciar na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário em estudo de caso da rota entre as cidades de Brasília e Goiânia. O contexto da pesquisa está na comparação de aspectos dos modelos monopolista e competitivo de concessão de obras rodoviárias (existência de rota alternativa gratuita). A amostra de dados foi construída com a realização de pesquisa de preferência declarada, com base na teoria da utilidade, com uso de questionário eletrônico, elaborado com a ferramenta Google Drive, disponibilizado na Internet. Desta forma, foram identificados 13 (treze) fatores, além da economia de combustível (dado de entrada) capazes de influenciar na aceitação das tarifas de pedágio no estudo de caso, são eles os fatores relacionados à infraestrutura (economia de tempo de deslocamento, taxa de acidentes relativamente reduzida, existência de trecho duplicado e qualidade de rolamento do pavimento), aos aspectos pessoais (idade, local de residência, sexo, renda per capita) e aos aspectos comportamentais (experiência em viagem de carro, experiência em viagem de carro no trecho específico, viagem à turismo, propensão à lealdade à marcas na compra de produtos e serviços e ideologia favorável ou não ao financiamento de rodovias por meio da cobrança de tarifas de pedágio). A identificação dos fatores se deu por meio da aplicação de comparações estatísticas das amostras obtidas com o uso de teste não paramétricos e das médias amostrais obtidas. De forma complementar, foi elaborado modelo matemático econométrico preditivo, por meio de inferência estatística, do valor da tarifa (variável dependente) em função dos fatores identificados (variáveis independentes), o qual se mostrou válido apenas a título de estudo exploratório, pois apesar do coeficiente Alpha-Cronbach ter alcançado valores aceitáveis, em torno de 0,7; o coeficiente de determinação (R2) não alcançou valores considerados aceitáveis, em torno de 0,3. Com isso foram elaboradas sugestões para aperfeiçoamentos de futuras pesquisas que tenham objetivos semelhantes. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this research was to identify factors that may influence the acceptance of toll road fees in a case study of the route between the cities of Brasilia and Goiania. The context of the research is to compare aspects of competitive (paid versus a free alternative) and monopolistic concession models of road works. The data sample was built up upon carrying out a stated preference survey, based on the utility theory, using an electronic questionnaire, developed with the Google Drive tool, available on the Internet. Thus, thirteen (13) factors were identified; besides fuel economy (the input) that can influence acceptance of toll road fee in this case study, there are the factors related to infrastructure (saving travel time, relatively small rate of accidents, existence of duplicate lines and quality of rolling pavement), personal aspects (age, place of residence, gender, income per capita) and behavioral aspects (experience in driving, driving experience in a particular route, tourism travel, proneness to brand loyalty when purchasing products and services, ideology favorable or not to finance highways through the collection of tolls). Identification of factors was achieved through the application of statistical comparisons of the samples obtained with the use of nonparametric test and sample averages. Complementarily, an econometric predictive mathematical model through statistical inference was prepared, to estimate the amount of the fee (dependent variable) as a function of the identified factors (independent variables), which proved to be valid only as an exploratory study, because although the Alpha-Cronbach coefficient has reached acceptable values, around 0.7, the coefficient of determination (R2) did not reach acceptable values, around 0.3. Therefore, suggestions for improvement of future research that has similar objectives have been presented.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessIdentificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e GoiâniaIdentification of influence factors in the acceptance of toll road fees : a case of study between the cities of Brasília and Goiâniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeoria da utilidadePedágios e tarifasOferta e procuraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_AlandeOliveiraLopes.pdf2014_AlandeOliveiraLopes.pdfapplication/pdf4404858http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16851/1/2014_AlandeOliveiraLopes.pdfaacbb8b3ca54666377c3088df75fa40dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain774http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16851/2/license.txta14981bcd6f83013dd90e112358ddc9bMD52open access10482/168512023-10-04 14:24:57.542open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T17:24:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Identification of influence factors in the acceptance of toll road fees : a case of study between the cities of Brasília and Goiânia
title Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
spellingShingle Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
Lopes, Alan de Oliveira
Teoria da utilidade
Pedágios e tarifas
Oferta e procura
title_short Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
title_full Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
title_fullStr Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
title_full_unstemmed Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
title_sort Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário : um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia
author Lopes, Alan de Oliveira
author_facet Lopes, Alan de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Alan de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arruda, Fabiana Serra de
contributor_str_mv Arruda, Fabiana Serra de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teoria da utilidade
Pedágios e tarifas
Oferta e procura
topic Teoria da utilidade
Pedágios e tarifas
Oferta e procura
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-12T13:34:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-12T13:34:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Alan de Oliveira. Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário: um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia. 2014. xvii, 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/16851
identifier_str_mv LOPES, Alan de Oliveira. Identificação de fatores de influência na aceitação de tarifas de pedágio rodoviário: um estudo de caso entre as cidades de Brasília e Goiânia. 2014. xvii, 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16851/1/2014_AlandeOliveiraLopes.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16851/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aacbb8b3ca54666377c3088df75fa40d
a14981bcd6f83013dd90e112358ddc9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573577563242496