Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Maria Almeida
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Branco, Angela Uchoa, Pedrosa, Maria Isabel, Gil, Maria Stella C. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25931
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000200011
Resumo: O presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.
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