Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Clarissa Leite
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32219
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
id UNB_4446be6b1af57b50a918c222a9917d9f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32219
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalhoAprendizagem informalSuporte à aprendizagemDesempenho no trabalhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.Tendo em vista o cenário de mudanças políticas, econômicas e tecnológicas, as organizações são impelidas a elevar sua capacidade de adaptação e a incorporar melhorias nos processos organizacionais. Tais ações são direcionadas para o aprimoramento dos resultados, colocando em evidência a atuação e performance dos empregados. A literatura aponta que o capital humano, tido como recurso, está significativamente relacionado ao desempenho e ao resultado na organização, entretanto, para que os indivíduos se aperfeiçoem é imprescindível a presença de ambientes propícios a esse desenvolvimento. Ademais, uma das formas dos indivíduos adquirirem novos conhecimentos e atuações no ambiente de trabalho é por meio da aprendizagem informal, que pode ser expressa por meio do desempenho individual. Diante disto, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar, empiricamente, se as variáveis pessoais (idade, gênero e escolaridade) e profissionais (cargo e tempo de serviço), de suporte à aprendizagem e de percepção de efetividade das práticas de aprendizagem informal são preditoras do desempenho humano no trabalho. A amostra final foi composta por 181 participantes de uma Empresa Pública de grande porte. Para a elaboração do questionário adotado foram utilizados três instrumentos: Escala de Desempenho Humano no Trabalho (EDHT), Escala de Suporte à Aprendizagem (ESA) e Escala de Percepção de Efetividade das Práticas de Aprendizagem Informal (PEPAI). A escala PEPAI foi construída e validada para o presente estudo. Os resultados encontrados no modelo de regressão demonstraram que as variáveis “escolaridade”, “percepção de efetividade das práticas de AI” e “suporte à aprendizagem” possuem influência significativa e positiva sobre a variável critério, desempenho humano no trabalho. Após as discussões desenvolvidas, depreende-se que as duas principais contribuições desse trabalho foram: 1) encontrar o efeito preditivo das três variáveis na relação com desempenho, e; 2) propor uma nova escala para mensurar a percepção de efetividade das práticas de aprendizagem informal.In view of the political, economic and technological changes, organizations are required to elevate its capacity of adaptation and to incorporate improvements in the organizational process. Such actions are intended to improve the results, and it puts light in the work and performance of the employees. Literature points out that the human capital, as a resource, is related to the performance and to the result of the organization. However, in order for the people to develop, it is essential to have environments that encourages development. Moreover, people can acquire knowledge and to develop in the work environment through informal learning, which can result in higher individual performance. With this being said, the priamry goal of this research is to analyze, empirically, if the personal and professional variables of support to learning and perception of the effectivity of the informal learning practices are able to predict human performance in the workplace. The final sample included 181 participants from a big public company. For the development of the questionnaire, three instruments were used:Human Performance in the Workplace Scale, Support to Learning Scale, and Perception of Effectivity of Informal Leraning Practices. The last scale cited above was built and validated for this study. The results found in the regression model showed that the variables “School Level” “Effectivity of the Informal Learning Practices” and “Support to Learning” have a positive and significant impact over the variable criteria: human performance in the workplace. After all the discussion, the two main contributions of this study were: 1) To find the predicitive effect of the three variables in related to the performance; 2) To propose a new scale to measure the perception of the effectivity of the informal learning practices.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoCoelho Junior, Francisco AntonioFlores, Clarissa Leite2018-07-14T17:06:06Z2018-07-14T17:06:06Z2018-07-102018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFLORES, Clarissa Leite. Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho. 2018. xiii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32219A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-06T19:24:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/32219Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-06T19:24:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
title Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
spellingShingle Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
Flores, Clarissa Leite
Aprendizagem informal
Suporte à aprendizagem
Desempenho no trabalho
title_short Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
title_full Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
title_fullStr Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
title_full_unstemmed Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
title_sort Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
author Flores, Clarissa Leite
author_facet Flores, Clarissa Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho Junior, Francisco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Clarissa Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem informal
Suporte à aprendizagem
Desempenho no trabalho
topic Aprendizagem informal
Suporte à aprendizagem
Desempenho no trabalho
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-14T17:06:06Z
2018-07-14T17:06:06Z
2018-07-10
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORES, Clarissa Leite. Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho. 2018. xiii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32219
identifier_str_mv FLORES, Clarissa Leite. Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho. 2018. xiii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580913848844288