Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690 |
Resumo: | Partindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade. _________________________________________________________________________________________ RESUMEN |
id |
UNB_45038f0e501774db08a0755e7ce891da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9690 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedárioDeleuze, Gilles, 1925-1995EducaçãoRelação professor - alunoEducaciónPartindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade. _________________________________________________________________________________________ RESUMENTomando como partida un descontentamento con el pensamiento hegemónico en la educación, buscamos Deleuze para soplar nuevos aires. Él, en el Abecedario, presenta algunos comentarios acerca de su experiencia docente y dicente. A partir de estos aspectos subrayados por él, sobretodo en relación con su experiencia docente, podemos repensar algunos lugares comunes en la mayoría de los discursos pedagógicos. Su pensamiento nos permite pensar novas categorías para tratar de la educación y permite pensar una docencia nómada2011-12-08T11:56:38Z2011-12-08T11:56:38Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Pedro Egnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário. Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, p. 101-111, maio/2006 – abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5189/4363>. Acesso em: 07 dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/search/authors/view?firstName=Pedro&middleName=Ergnaldo&lastName=Gontijo&affiliation=Universidade%20de%20Bras%C3%ADlia%20-%20UnB&country=BR. Acesso em: 08 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Pedro Egnaldoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/9690Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
title |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
spellingShingle |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário Gontijo, Pedro Egnaldo Deleuze, Gilles, 1925-1995 Educação Relação professor - aluno Educación |
title_short |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
title_full |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
title_fullStr |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
title_full_unstemmed |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
title_sort |
Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário |
author |
Gontijo, Pedro Egnaldo |
author_facet |
Gontijo, Pedro Egnaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Pedro Egnaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deleuze, Gilles, 1925-1995 Educação Relação professor - aluno Educación |
topic |
Deleuze, Gilles, 1925-1995 Educação Relação professor - aluno Educación |
description |
Partindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade. _________________________________________________________________________________________ RESUMEN |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05 2011-12-08T11:56:38Z 2011-12-08T11:56:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Pedro Egnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário. Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, p. 101-111, maio/2006 – abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5189/4363>. Acesso em: 07 dez. 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Pedro Egnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário. Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, p. 101-111, maio/2006 – abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5189/4363>. Acesso em: 07 dez. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508258535145472 |