Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Pedro Egnaldo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690
Resumo: Partindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade. _________________________________________________________________________________________ RESUMEN
id UNB_45038f0e501774db08a0755e7ce891da
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9690
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedárioDeleuze, Gilles, 1925-1995EducaçãoRelação professor - alunoEducaciónPartindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade. _________________________________________________________________________________________ RESUMENTomando como partida un descontentamento con el pensamiento hegemónico en la educación, buscamos Deleuze para soplar nuevos aires. Él, en el Abecedario, presenta algunos comentarios acerca de su experiencia docente y dicente. A partir de estos aspectos subrayados por él, sobretodo en relación con su experiencia docente, podemos repensar algunos lugares comunes en la mayoría de los discursos pedagógicos. Su pensamiento nos permite pensar novas categorías para tratar de la educación y permite pensar una docencia nómada2011-12-08T11:56:38Z2011-12-08T11:56:38Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Pedro Egnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário. Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, p. 101-111, maio/2006 – abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5189/4363>. Acesso em: 07 dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/search/authors/view?firstName=Pedro&middleName=Ergnaldo&lastName=Gontijo&affiliation=Universidade%20de%20Bras%C3%ADlia%20-%20UnB&country=BR. Acesso em: 08 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Pedro Egnaldoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/9690Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
title Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
spellingShingle Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
Gontijo, Pedro Egnaldo
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Educação
Relação professor - aluno
Educación
title_short Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
title_full Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
title_fullStr Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
title_full_unstemmed Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
title_sort Pensando uma docência nômade : apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário
author Gontijo, Pedro Egnaldo
author_facet Gontijo, Pedro Egnaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Pedro Egnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Deleuze, Gilles, 1925-1995
Educação
Relação professor - aluno
Educación
topic Deleuze, Gilles, 1925-1995
Educação
Relação professor - aluno
Educación
description Partindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade. _________________________________________________________________________________________ RESUMEN
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05
2011-12-08T11:56:38Z
2011-12-08T11:56:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Pedro Egnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário. Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, p. 101-111, maio/2006 – abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5189/4363>. Acesso em: 07 dez. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690
identifier_str_mv GONTIJO, Pedro Egnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do abecedário. Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, p. 101-111, maio/2006 – abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5189/4363>. Acesso em: 07 dez. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508258535145472