De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ywri Crystiano da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19475
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19475
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2015.
id UNB_45349a32e3c5bcd8b6456d7889309886
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19475
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MARecepção midiáticaFutebolCopa do mundo (Futebol) - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2015.Este trabalho teve como objetivo analisar a recepção midiática dos discursos televisivos em torno do futebol por meio dos procedimentos discursivos e interdiscursivos. Tomando as mídias como tema de reflexão e análise é possível observar que além de estarem presentes em nosso dia a dia, elas se constituem em um assunto de interesse geral, e lógico, a Educação Física não poderia ficar alheia a essas discussões. Dessa maneira, a indústria do entretenimento utiliza a televisão para incentivar o consumo de bens e serviços, nessa lógica surgem os elementos da cultura corporal como objetos a serem também comercializados na forma de esporte, ou seja, as manifestações da cultura corporal e o objetivo da Educação Física de tratar pedagogicamente dessas manifestações, estão cada vez mais, sendo subsumidas pela hegemonia do esporte. E o futebol é o maior representante dessa hegemonia, uma vez que é amplamente praticado no contexto escolar, mas os sentidos atribuídos a sua prática estão restritos à racionalidade instrumental, limitando significativamente o seu valor pedagógico e, portanto, às possibilidades de contribuir com a formação dos sujeitos. Para que os sujeitos não assumam, de maneira inconsciente, os valores, sentidos e significados veiculados por meio dessa influência televisiva, é necessário o recurso das mediações que oportunizem uma leitura mais crítica desses discursos e que promovam, nos sujeitos, autonomia para a realização de suas escolhas. Nesse sentido, em nosso estudo utilizamos um quadro teórico composto pelos conceitos da Teoria da Análise do Discurso articulados aos estudos de Recepção e da Teoria das Múltiplas Mediações, sob o viés dos Estudos Latino-Americanos. O trabalho de campo foi realizado na Escola Cintra em São Luís – MA, numa turma de 1º ano do ensino médio. Para conhecermos suas principais mediações e o tratamento dados as mensagens que consomem por meio do discurso televisivo acerca do futebol na Copa do Mundo de 2014 foram mobilizados como procedimentos, instrumentos e técnicas de pesquisa: questionário, grupos focais e observação participante. Concluímos que a Educação Física deve buscar novas metodologias de ensino para que os alunos possam compreender a temática estudada na sua totalidade e também inserir nos seus estudos temas relacionados ao cotidiano como os eventos esportivos e suas relações com a mídia para entendermos os seus impactos na sociedade.This study aimed to analyze the media reception of television speeches around football through the discursive and interdiscursive procedures. Taking the media as the subject of reflection and analysis you can see that in addition to being present in our daily lives, they constitute a subject of general interest, and logical, physical education could not remain aloof to these discussions. In this way, the entertainment industry uses television to encourage the consumption of goods and services, this logic come the elements of body culture as objects to be also marketed in the form of sport, ie the manifestations of physical culture and the goal of Physical Education to treat pedagogically these manifestations, are increasingly being subsumed by the hegemony of the sport. And football is the most representative of this hegemony, as it is widely practiced in the school context, but the meanings attributed to their practice are restricted to the instrumental rationality, significantly limiting their educational value and therefore the possibilities of contributing to the training of subjects. So that the subjects did not take, unconsciously, values, senses and meanings conveyed by this television influence, it is necessary the use of mediations that oportunizem a more critical reading of these speeches and to promote, in subjects autonomy to carry out your choices. Accordingly, in our study we used a theoretical framework composed of the concepts of the theory of discourse analysis articulated the Reception studies and the Theory of Multiple Mediations under the bias of Latin American Studies. Fieldwork was conducted at the School Cintra in Sao Luis - MA, a 1st year high school class. To know their main mediations and treatment data messages that consume through televised speech about the football World Cup in 2014 were mobilized as procedures, instruments and research techniques: survey, focus groups and participant observation. We conclude that physical education must seek new teaching methods for students to understand the subject studied in its entirety and also enter in their studies issues related to daily life such as sports events and their relations with the media to understand their impacts on society .Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaFeres Neto, AlfredoMagalhães, Ywri Crystiano da Silva2016-02-11T20:59:22Z2016-02-11T20:59:22Z2016-02-112015-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Ywri Crystiano da Silva. De antena ligada na “Atenas Brasileira”: um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19475http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19475A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/19475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
title De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
spellingShingle De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
Magalhães, Ywri Crystiano da Silva
Recepção midiática
Futebol
Copa do mundo (Futebol) - Brasil
title_short De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
title_full De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
title_fullStr De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
title_full_unstemmed De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
title_sort De antena ligada na “Atenas Brasileira” : um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA
author Magalhães, Ywri Crystiano da Silva
author_facet Magalhães, Ywri Crystiano da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feres Neto, Alfredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ywri Crystiano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Recepção midiática
Futebol
Copa do mundo (Futebol) - Brasil
topic Recepção midiática
Futebol
Copa do mundo (Futebol) - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
2016-02-11T20:59:22Z
2016-02-11T20:59:22Z
2016-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Ywri Crystiano da Silva. De antena ligada na “Atenas Brasileira”: um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19475
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19475
identifier_str_mv MAGALHÃES, Ywri Crystiano da Silva. De antena ligada na “Atenas Brasileira”: um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19475
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508312665784320