Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jordanah Schroder Fortes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32931
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
id UNB_45e18e2ed78d7ae960470ca2813fa667
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32931
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua práticaLíngua estrangeira - estudo e ensinoLíngua inglesa - ensino - escolas públicasAprendizagem - avaliaçãoEnsino fundamentalLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativista, realizada na forma de uma pesquisa-ação (EL ANDALOUSSI, 2004), em um curso de Línguas Estrangeiras para Crianças (LEC) (inglês) no 5º ano do Ensino Fundamental 1 (EF1) em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo geral da presente investigação foi discutir práticas de avaliação em um curso de LEC no EF1, procurando responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais princípios e objetivos fundamentam a avaliação em um curso de LEC-inglês no EF1 no contexto investigado de uma escola pública, mais especificamente em relação a: por que, o que e como avaliar LEC, e para quem servem os resultados dessa avaliação. O aporte teórico dessa pesquisa foi baseado em estudos de LEC (SHIN; CRANDALL, 2014; ROCHA, 2012; VYGOTSKY, 2009; MCKAY, 2006; CAMERON, 2001) e de avaliação da aprendizagem (BROWN, 2004, 1996; LUCKESI, 2005; SCARAMUCCI, 2000; SHAABAN, 2005; TARAS, 2005) entre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram análise documental, questionários, entrevista, notas de campo, logs e diários reflexivos. Os dados foram coletados e analisados entre julho de 2016 e dezembro de 2017. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se considerar a avaliação como elemento motivador do interesse dos alunos e fortalecedor da sua autoestima. Também foi identificada uma grande importância dada aos pontos positivos oriundos de tarefas avaliativas pelos alunos. No entanto, apesar da importância aferida à prova escrita formal pela escola, seus resultados são pouco utilizados pela instituição investigada. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para as pesquisas em Linguística Aplicada, sobretudo em contextos de LEC no Ensino Fundamental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)This study is a qualitative interpretative research developed through the action-research method (EL ANDALOUSSI, 2004), carried out in an English as Foreign Language course for children at the 5th grade in a public school in the Brazilian Federal District. Its objective was to discuss practices of assessment in that context, answering the research question: What are the principles and the objectives that underpin the assessment of young language learners in elementary school, in terms of why, what and how to assess, and who makes use of the results. The theoretical framework of the study was based on research of young language learners (MCKAY, 2006; CAMERON, 2001; VYGOTSKY, 2009; ROCHA, 2012; SHIN E CRANDALL, 2014), and classroom assessment (BROWN, 1996 E 2004; LUCKESI, 2005; SCARAMUCCI, 2000; SHAABAN, 2005; TARAS, 2005), amongst others. The data collection instruments included documental analyses, questionnaires, interviews, logs, diaries and field notes. The data were collected from July 2016 to December 2017. The results of the study indicate that assessment is a motivating factor, boosting their interest and self-esteem. Positive points were identified as elements to which a great importance is given. None the less, even though the school administration emphasizes formal and written tests, their results are not used by them. It is expected that this study adds to research in Applied Linguistics, especially in the context of young language learners in elementary school.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaAlmeida, Vanessa Borges deOliveira, Jordanah Schroder Fortes de2018-10-29T17:57:31Z2018-10-29T17:57:31Z2018-10-292018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jordanah Schroder Fortes de. Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1: uma professora em busca de subsídios para sua prática. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32931A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T21:09:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/32931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T21:09:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
title Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
spellingShingle Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
Oliveira, Jordanah Schroder Fortes de
Língua estrangeira - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino - escolas públicas
Aprendizagem - avaliação
Ensino fundamental
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
title_full Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
title_fullStr Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
title_full_unstemmed Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
title_sort Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua prática
author Oliveira, Jordanah Schroder Fortes de
author_facet Oliveira, Jordanah Schroder Fortes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Vanessa Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jordanah Schroder Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino - escolas públicas
Aprendizagem - avaliação
Ensino fundamental
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Língua estrangeira - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino - escolas públicas
Aprendizagem - avaliação
Ensino fundamental
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29T17:57:31Z
2018-10-29T17:57:31Z
2018-10-29
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Jordanah Schroder Fortes de. Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1: uma professora em busca de subsídios para sua prática. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32931
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jordanah Schroder Fortes de. Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1: uma professora em busca de subsídios para sua prática. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508212188086272