“No que você está pensando?” : representações sociais de corpo de professores de Educação Física usuários do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Robson de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18998
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18998
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2015.
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spelling “No que você está pensando?” : representações sociais de corpo de professores de Educação Física usuários do FacebookRedes sociais - análiseFacebookProfessores de educação físicaRepresentações sociaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2015.Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer com Tema em: Mídias, Educação e Educação Física do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação Física da Universidade de Brasília. A problemática emergida a partir de nossa prática pedagógica e leituras sobre Mídia e Corpo investigou a seguinte questão: qual a influência das redes sociais online, especificamente o Facebook, nas representações sociais de corpo na perspectiva de professores graduados em Educação Física? Tivemos como objetivos: a) Analisar representações sociais de corpo de professores graduados em Educação Física usuários da rede social online Facebook; b) Identificar aspectos das redes sociais online enquanto elementos da mídia que influenciam nas representações sociais sobre o corpo de professores de Educação Física; c) Verificar quais são as informações sobre o corpo veiculadas nas redes sociais online dos professores. A partir dos avanços tecnológicos e das interações humanas ocorridas através do uso dessas tecnologias podemos “observar” representações sociais conforme aponta Moscovici (2003). Levantamos como hipótese nesta pesquisa a possibilidade das representações sociais de corpo dos professores de Educação Física usuários de redes sociais online, especificamente o Facebook, sofrerem influências da mídia enquanto meio social ao qual estão inseridos. Este estudo parte de uma pesquisa qualitativa e descritiva onde os instrumentos para coleta de dados foram uma tarefa de evocação de palavras para identificarmos as representações sociais de corpo dos professores e também utilizamos um questionário online elaborado na plataforma da SURVEY MONKEY composto por questões semiestruturadas baseadas em um roteiro mínimo onde o entrevistado teve a possibilidade de discorrer de forma livre espontânea sobre o tema em questão sem se prender à indagação formulada que de acordo com Rangel (2004) é a condição favorável ao estudo das representações sociais. Na análise dos dados o pressuposto metodológico que norteou a pesquisa foi o processo indutivo-interpretativo que, de acordo com Kipnis (2004) contribui para descrever simultaneamente vários fatores que compõem nossa realidade, buscando uma contextualização, compreensão e interpretação do fenômeno estudado, onde o pesquisador parte de observações mais livres, deixando que dimensões e categorias de interesse emerjam progressivamente durante o processo de coleta, análise e discussão dos dados. Para a análise dos dados foram estabelecidas e aplicadas categorias para classificar a variedade de representações apontadas pelos professores utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2011) enquanto um conjunto de técnicas de análise das comunicações que visa obter por meio de instrumentos sistemáticos o conteúdo das mensagens e os indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e recepção das mensagens. Os resultados indicaram que o Facebook enquanto rede social e elemento da mídia através de imagens de corpos malhados, “curtidos”, “comentados” e “compartilhados” é capaz de influenciar nas representações de corpo de determinados indivíduos e que as representações sociais desses professores estão intimamente relacionadas ao elemento “saúde”, que por sua vez corresponde ao seu núcleo central e de modo secundário como núcleo periférico encontram-se as palavras “movimento, beleza, estética e vida” que também evidenciam relação com o núcleo central.This work is linked to the line of research: Social Studies and Pedagogical Physical Education, Sport and Recreation with Theme in: Media, Education and Physical Education of the Masters / PhD in Physical Education from the University of Brasilia. The issue emerged from our pedagogical practice and readings on Media and Body investigated the question: what is the influence of online social networks, specifically Facebook, the body of social representations from the perspective of graduate teachers in physical education? We had the following objectives: a) analyze social representations of the body of graduate teachers in Physical Education users online social network Facebook; b) identify aspects of online social networks as media elements that influence the social representations of the body of physical education teachers; c) Check what information on the body conveyed in online social networks of teachers. From the technological advances and human interactions that occur through the use of these technologies can "observe" social representations as shown by Moscovici (2003). We raised the hypothesis in this study the possibility of social representations of the body of PE teachers online social network users, specifically Facebook, suffer media influences while social environment to which they are inserted. This study is a qualitative and descriptive research where the instruments for data collection were a word recall task to identify the body of social representations of teachers and also used an online questionnaire prepared in the SURVEY MONKEY platform composed of semi-structured questions based on a minimum script where the respondent was able to work out of spontaneous freely on the subject in question without being attached to the formulated question that according to Rangel (2004) is the favorable condition to the study of social representations. In analyzing the data the methodological assumption that guided the research was the inductive-interpretive process that, according to Kipnis (2004) contributes to describe simultaneously several factors that make up our reality, seeking a context, understanding and interpretation of the phenomenon studied, where the researcher part of freer observations, letting dimensions and categories of interest progressively emerge during the process of collection, analysis and discussion of the data. For the analysis of the data were established and applied categories to classify the variety of representations pointed out by teachers using the Bardin content analysis (2011) as a set of analysis techniques of communication that seeks through systematic instruments the content of messages and the indicators that allow the inference of knowledge related to the conditions of production and reception of messages. The results indicated that Facebook as a social network and media element through bodies spotted images, "tanned", "Reviewed" and "shared" can influence the body representations of certain individuals and that social representations of these teachers are closely related to the "health" element, which in turn corresponds to its central and secondarily core and peripheral core are the words "movement, beauty, aesthetics and life" that also show relationship to the core.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaFeres Neto, AlfredoLobato, Robson de Souza2015-12-20T16:27:47Z2015-12-20T16:27:47Z2015-12-202015-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOBATO, Robson de Souza. “No que você está pensando?”: representações sociais de corpo de professores de Educação Física usuários do Facebook. 2015. xii, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18998http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18998A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/18998Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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